19.5 C
São Paulo
quinta-feira, julho 25, 2024

Pedra brita: saiba tudo que precisa aqui!

O que é pedra brita?

A pedra brita é o agregado resultante da fragmentação mecânica de rochas como basalto, granito, gnaisse e calcário.

Segundo a NBR 7211 – Agregado para concreto, a pedra brita se define como um agregado com dimensões entre 4,8 e 152mm.

O que é pedra brita natural?

A pedra natural que dará origem a pedra brita é retirada de jazidas ou minas através da decapagem do terreno e desmonte das rochas.




A decapagem consiste em limpar as bancadas dos terrenos, retirando a camada de solo e argila que estão sobre as pedras.

Já o desmonte é conhecido pelas explosões com dinamites. Os explosivos são colocados em locais estratégicos na rocha para realizar a fratura e desmonte da rocha em pedaços menores.

As pedras “desmontadas” são transportadas para área de britagem através de pá carregadeira ou esteiras. A britagem ocorre em trituradores e em até três etapas para obtenção das granulometrias corretas.

Depois, as pedras já britadas, são peneiradas, lavadas e classificadas conforme a sua granulação para comercialização em:

Pó de brita

Os fragmentos no pó de pedra brita tem dimensões menores que 4,8mm. Ele possui uma textura bastante fina sendo muito fácil de moldar, por isso é muito utilizado para fabricação de peças de concreto pré-moldado, calçadas e contrapisos.

Pedrisco

Já a pedra brita 0, ou pedrisco, possui diâmetros de 4,8 a 9,5mm. Ela é muito utilizada na produção de vigas, colunas e lajes aparentes. A pedra britada número 0 também pode ser utilizada junto com a brita 1 na fabricação de concretos.

Pedra brita 1

Com diâmetros de 9,5 a 19mm, a pedra brita 1 é mais utilizada na construção civil. Ela está presente na produção de concreto para colunas, vigas, lajes e fundações.

Pedra brita 2

Já a pedra brita 2 tem diâmetros de 19 a 25mm. Ela é utilizada na fabricação de concreto de alta resistência para grandes estruturas e pisos de alta espessura.

Pedra brita 3

Com diâmetros de 25 a 50mm, a pedra brita 3 não é utilizada na fabricação do concreto. Ela é destinada a obras de base, como nivelamento de linhas férreas, instalação de drenos e obras de aterramento.

Pedra brita 4 e 5

Já a pedra brita 4 e 5 possuem diâmetros acima de 50mm e são é muito utilizada em obras de fossas sépticas, estações de esgoto e lastros de ferrovias.

Rachão

O rachão é um tipo de brita não classificado pela ABNT por não passar por processos de qualificação industrial, por isso é considerada uma pedra bruta.

Ele é o produto resultante da primeira britagem e pode ser utilizado na produção de calçamentos de ruas e concretos ciclópicos.

Bica corrida

Já bica corrida é uma mistura de pedra sem graduação definida. Ela é composta por: pó de brita, pedra brita 0 e 1. Essa mistura é muito utilizada na fabricação de pavimentos por apresentar alta resistência.

O que é pedra brita reciclada?

Entulhos, materiais de demolição, entre outros resíduos de construção de Classe A, quando devidamente separados e moídos, geram os chamados agregados reciclados. E entre os agregados reciclados temos a pedra brita reciclada.

A pedra brita reciclada possui as mesmas características físicas e granulações da pedra brita natural. Porém, na sua composição pode conter cimento, mas não impurezas como: madeira, aço e plásticos.

A pedra brita reciclada custa menos do que a pedra brita natural e causa menor impacto ambiental, pois evita a extração de novas pedras das jazidas e minas.

A norma NBR 15116 – Agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil, aponta o uso de pedra brita reciclada somente para concretos não estruturais, como a fabricação de blocos de concreto para vedação, pisos, calçadas e contrapisos.

Porém, muitos estudos apontam que nos novos métodos de separação e britagem dos materiais podem gerar agregados reciclados de uso estrutural. Por isso fique atento a possíveis alterações nesta norma no futuro.



Como usa a pedra brita na obra?

A pedra brita é muito utilizada na construção civil. Ela é misturada com o cimento, areia e água na fabricação do concreto utilizado na construção das fundações, estruturas e calçadas.

A utilização da pedra brita, com granulometria correta, garante que o concreto tenha poucos espaços vazios. Esta característica aumenta a resistência do concreto e ainda economiza na quantidade de cimento.

Além de ser fundamental na fabricação do concreto, a pedra brita também é utilizada para nivelar o solo e isolar as armações de aço antes da concretagem de estruturas e fundações.



Como comprar pedra brita?

A pedra brita é vendida em sacos ou à granel. Você encontra pedra ensacada com 20 e 25kg.

Já a pedra à granel é comercializa em m³ e entregue através de caminhões basculantes. Geralmente os caminhões que fazem a entrega tem capacidade entre 5 a 13m³.

Antes de comprar a pedra brita, recomenda-se verificar a origem do produto. Para isso, confira se a empresa que fez a extração tem a autorização do Ministério de Minas e Energia, o alvará municipal, o licenciamento ambiental e a autorização intervenção em áreas de preservação.

Depois de avaliada a documentação, é necessário inspecionar a qualidade da pedra brita antes descarregar na obra. Não aceite pedra brita com óleo, galhos e muita terra. Essas sujeiras podem interferir na qualidade, resistência e durabilidade do concreto.




Como armazenar a pedra brita?

A pedra brita deve ficar em lugar de fácil acesso para o caminhão da entrega e para os trabalhadores da obra.

Recomenda-se fazer baias com blocos ou tijolos para armazenar as pedras e areias separadas por granulometria e tipo de material. Em obras grandes estas baias chegam a ter 1,2m de altura. As baias evitam que pedra brita se misturem com outros materiais.

Se não for possível fazer as baias de blocos ou tijolos, você pode utilizar madeira ou outros materiais que ajudem a comportar a pedra dentro de uma área específica.

Outro ponto de atenção é que as pedras britas não devem ser armazenadas nas calçadas para não atrapalhar a movimentação dos pedestres. Elas devem sempre ser armazenadas dentro dos limites do terreno e do canteiro de obras.




Compartilhar:

Adicionar comentário

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Stay Connected

0FãsCurtir
3,913SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Artigos Mais Recentes