O que são vigas?

As vigas fazem parte da estrutura de concreto armado que dará sustentação para a sua casa. Elas ficam apoiadas nas colunas e acima das paredes.

Cada viga é um bloco retangular de concreto armado dimensionado para suportar e distribuir o peso da laje para as colunas. As vigas são elementos estruturais, por isso devem ser dimensionadas por um engenheiro capacitado e constar no projeto estrutural.

Vigas - O que é? 2

Geralmente as vigas são posicionadas entre duas colunas e acima das paredes. Na maioria das vezes, possuem a mesma largura da parede sem revestimento, por isso ficarão escondidas quando a casa fica pronta. A resistência da viga varia conforme a sua altura, quando mais alta, mais resistente.

Para dar forma ao concreto é necessário a utilização de fôrmas. Normalmente as fôrmas são feitas com tábuas e sarrafos de madeira e amarradas com parafuso borboleta ou arame.

Quer saber mais sobre vigas e ainda ter acesso a um check-list com o passo a passo? Baixe agora mesmo o nosso Guia Definitivo sobre Vigas. É grátis.

eBook Viga

 

Como fazer uma viga?

Posicionamento das armações de aço

O posicionamento e as medidas das vigas é determinado pelo engenheiro responsável pela sua construção. Logo, você deve checar se as medidas estão de acordo com o projeto estrutural.

Um ponto muito importante é que não se deve passar nenhum tipo de duto, principalmente eletrodutos, no meio das vigas. Exceto quanto previsto no projeto estrutural. Caso contrário a resistência é prejudicada e a estrutura pode ser danificada.

Vigas - Como fazer?

As barras de aço das vigas devem ser amarradas ao aço sobressalente das colunas. Confira se estes estão bem presos.

Caixarias

Verifique se as caixarias estão firmes e alinhadas verticalmente e horizontalmente. Após a aplicação do concreto não podem haver vazamentos.

Concretagem

Depois posicionar as colunas de aço e caixarias, é colocado o concreto. Este pode ser comprado usinado ou pode ser feito na obra, saiba mais aqui. Durante a aplicação observe se o concreto está pastoso e homogêneo.

Após a secagem, em cerca de 7 dias, o concreto deverá ter uma cor homogênea e não possuir furos que permitam ver as estruturas de aço. Uma vez feitas as vigas, o próximo passo é construir a laje.

Nós conseguimos te explicar o que são viga? Se você ficou com alguma dúvida compartilhe nos comentários ou nos envie através deste formulário. Nós queremos muito te ajudar.

Ficou com dúvida?

 

Como calcular os materiais de construção?

Concreto

O primeiro passo para saber quanto irá precisar comprar de cimento, areia, pedra ou concreto usinado (pronto) é calcular o volume da viga. Para isso multiplique a largura x altura x metragem linear. Cuidado com a unidade, geralmente a largura e altura são medidas em cm.

Se você vai usar o concreto usinado, não precisa fazer mais nenhum cálculo. Se optou por fazer o concreto na obra, escolha o traço do concreto para depois obter rendimento. O rendimento mostra a quantidade cimento, areia e pedra para produzir 1 m3. Multiplique o volume de concreto pelo rendimento de cada material para saber a quantidade.

Aço

Já as colunas de aço podem ser compradas por peso (kg), para isso informe para a loja os dados da tabela resumo do aço do projeto estrutural. Neste caso o cálculo é feito pelo engenheiro responsável pelo projeto. Outra opção mais econômica é comprar armações prontas. Neste caso o seu projeto deverá ser compatível com as dimensões disponíveis no mercado. Neste caso é só informar o comprimento de cada parte da viga.

As colunas de aço também podem ser feitas na obra. Neste caso você deverá calcular a metragem linear das barras de aço que irão compor os ferros e estribos das colunas em metros. Depois dividir a metragem por 12 metros (tamanho padrão da barra de aço) para saber quantas barras irá comprar.

Achou complicado calcular a quantidade de materiais das vigas? Não perca tempo fazendo contas, use as nossas calculadoras de materiais para fazer a simulação de quanto irá precisar comprar de cada material.

CTA Calculadora

Compartilhar: