O que é a viga baldrame?

Viga baldrame é uma fundação rasa de apoio. Ela é feita de concreto armado e tem formato retangular. A viga baldrame fica localiza abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção.

O que é viga baldrame

Geralmente a viga baldrame conecta sapatas isoladas para melhor distribuição dos pesos da construção. Ela também contribui no travamento das colunas ou pilares. Normalmente a armação de aço mais utilizada tem formato de coluna composta por 4 barras de aço.

Em casas pequenas com solos firmes é possível fazer a fundação somente com a viga baldrame. Nesses casos os arranques são dispostos e travados diretamente na armadura da viga baldrame antes da concretagem. Mas lembre-se, faça sempre o projeto estrutural, não arrisque.

Quer saber mais sobre viga baldrame e ainda ter um check-list com o passo a passo? Baixe agora mesmo o nosso Guia Definitivo sobre Viga Baldrame. É grátis.

eBook Viga Baldrame

Como fazer uma viga baldrame?

Escavação

Como a viga baldrame se localiza abaixo das paredes, a primeira coisa que você deve observar na obra e se as posições onde foram feitas as escavações correspondem a localizações das futuras paredes. Para isso, compare se as posições das escavações estão coerentes com a planta baixa do projeto executivo.

Como fazer a escavação da viga baldrame

Outro ponto importante é verificar se o fundo foi compactado e recebeu uma camada de 5cm de concreto magro. Esta camada ajuda a nivelar e a isolar a estrutura de aço do solo. Se você optou por colocar pedra brita ao invés do concreto magro, certifique-se que ela está compactada e será umedecida antes de colocar o concreto.




Posicionamento das armações de aço

As armações de aço devem ser posicionadas com os ferros e dobras voltados para cima. Elas nunca devem ter contato direto com o solo, por isso recomenda-se a utilização de espaçadores para isolar o aço e evitar que as armações se movam durante a concretagem.

Quando a fundação é composta por sapatas isoladas e viga baldrame, as armações de aço da viga baldrame terão as dobras realizadas nos arranques já fixados na construção das sapatas isoladas.

Como fazer o posicionamento das armações de aço da viga baldrame 1
Como fazer o posicionamento das armações de aço da viga baldrame 2

No caso da fundação ser somente com viga baldrame. Os arranques deverão ser fixados nas armações da viga baldrame nas mesmas posições das colunas no projeto. Certifique-se que as colunas dos arranques estão perpendiculares (aprumadas) e se as barras de aço não estão com contato direto com o solo.




Caixarias

Para dar o formato as vigas baldrame, são utilizadas tábuas de madeiras. Estas tábuas são chamadas de caixarias e devem estar bem firmes, alinhadas e presas com parafusos borboletas ou arames. Após a aplicação do concreto não podem haver vazamentos.

Como fazer a caixaria da viga baldrame

Concretagem

O concreto deve ser colocado somente após posicionar as armações de aço e fixar as caixarias. O concreto pode ser comprado pronto ou pode ser feito na obra, saiba mais aqui.

Durante a aplicação observe se o concreto está pastoso e homogêneo.

Como fazer a concretagem da viga baldrame

Após a secagem, cerca de 5 dias, o concreto deverá ter uma cor homogênea e não possuir furos que permitam ver as estruturas de aço.




Impermeabilização

A impermeabilização deve ser feita logo após a retirada das caixarias. A impermeabilização é responsável por proteger tanto a fundação quanto a alvenaria e seus revestimentos da umidade e infiltrações.

Como fazer a impermeabilização da viga baldrame

Confira se o impermeabilizante foi aplicado na viga baldrame inteira, é muito comum aplicar o produto somente na face superior. Caso sejam aplicadas duas demãos de impermeabilizante, verifique se as demãos foram cruzadas.

Quer saber mais sobre viga baldrame e ainda ter um check-list com o passo a passo? Baixe agora mesmo o nosso Guia Definitivo sobre Viga Baldrame. É grátis.

eBook Viga Baldrame

Como calcular os materiais de construção?

Concreto

É necessário calcular o volume da viga baldrame para saber quanto comprar de cimento, areia e pedra ou concreto usinado (pronto). Para isso basta multiplicar a largura x altura x comprimento da viga baldrame. Lembre de usar todas as medidas em metros.

Se você for comprar o concreto pronto, não precisa fazer mais nenhum cálculo. Já se optou por fazer o concreto na obra, o próximo passo é escolher o traço do concreto para saber o rendimento (quanto de cimento, areia e pedra são necessários para produzir 1 m3 de concreto). Depois é só multiplicar o volume calculado anteriormente por pelo rendimento para ter a quantidade por material.



Aço

Já as armações de aço podem ser compradas por peso (kg) conforme descrito na tabela resumo do aço do projeto estrutural. Nesta situação o cálculo é feito pelo engenheiro responsável pelo projeto. Outra opção é comprar armações de aço prontas. Neste caso as armações de aço do seu projeto estrutural deverão ter as mesmas dimensões disponíveis no mercado.

As colunas de aço também podem ser feitas na obra, neste caso você deverá calcular a metragem linear das barras de aço que irão compor os ferros e estribos em metros e depois dividir por 12 metros (tamanho padrão da barra de aço). Assim você vai saber quantas barras de aço precisará comprar.



Compartilhar:

47 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    • A largura viga baldrame nunca é menor que o tijolo ou bloco e geralmente segue a mesma largura da coluna/pilar. Não existe uma regra exata, para dimensionar o tamanho da viga é necessário um estudo mais aprofundado. Este estudo é feito por um engenheiro calculista e faz parte do projeto estrutural.

      • Sim, tanto na viga baldrame, quanto da viga normal, a resistência da peça se da pela altura. A seção lateral não altera muito na resistência, por isso é comum as vigas terem a mesma largura dos tijolos ou blocos.

    • Yuri, não existe uma profundidade padrão, cada projeto tem a sua necessidade e deve ser avaliado individualmente. Em alguns casos a viga baldrame chega a ficar suspensa. Obrigado

  • Boa noite, irei construir minha casa, mas tenho uma duvida quanto a distancia da sapata ate a viga baldrame, pois tenho as dimensoes da sapata pre definida, e se na hora da escavar a sapata ficar muito funda, nao poderei liga-la diretamente a viga baldrame. Pode haver essa distancia entre a viga e a sapata? Ou devem ser coladas?

    • Marcio, ótima pergunta. Esta situação é bem comum, a viga baldrame não precisa ficar junto a sapata. Elas podem ser ligadas por uma minicoluna chamada popularmos de pescoço. Obrigado

    • Letícia, não, a viga baldrame tem que ter estrutura de aço. É possível fazer uma viga de ligamento entre as sapatas sem aço, porém esta viga de ligamento não tem função estrutural. Obrigado pela pergunta.

      • O meu pedreiro fez as colunas da viga baldrame tudo estribado porém as estacas ficaram curtas aí ele colocou os arranques em alguns lugares solto isso dá problemas ??? Ansioso pela resposta!

    • Edson, não temos como responder a sua pergunta sem fazer a análise do solo e estrutural. Recomendamos que você contrate um engenheiro civil para fazer o projeto estrutural. Obrigado

    • Rafael, não consigo responder a sua dúvida sem analisar o projeto como um todo, recomendo que você procure um engenheiro civil para te ajudar a fazer os cálculos. Obrigado

  • Na cidade onde moro é muito comum (quase padrão) fazer a Viga Baldrame só com o concreto ou substituir onde deveria ser a viga por pedra rachão e uma camada de concreto com 02 ferros. Isso tem alguma segurança?

  • Qual a profundidade do bloco ideal considerando o nível do solo? Esse bloco pode estar no nível das vigas baldrames? As vigas baldrames podem se conectar a outras vigas baldrames? A baldrame tem de ligar somente no eixo dos pilares?

    • Antonio, a profundidade varia de projeto para projeto. Sim, as vigas baldrames podem se conectar a outras vigas. Não entendemos a terceiro pergunta. Obrigado

    • Priscila, o baldrame não é obrigatório, mas para responder a sua pergunta é necessário analisar o projeto como um todo. Sugerimos sempre contratar um engenheiro para analisar caso a caso e sanar estas dúvidas. Obrigado

  • Eu sou obrigado a fazer , bloco de coroamento em cima das minhas estacas , ou posso simplesmente cruzar minhas vigas baldrames em cima das estacas , e partir com o arranque

  • Vou construir e estou em dúvida sobre qual fundação usar, o solo é de baixa resistência, e o projeto é de 3 níveis (térreo, 1° e 2° andar).

  • OLA BOA TARDE,ESTOU USANDO FERRO 3/8 10MM NOS PILARES E 5/16 8MM NO BALDRAME ( NAS VIGAS VOU USAR FERROS 10MM ) , ALGUM PROBLEMA NISSO? MEU SOLO E MEIO ÚMIDO , FIZ SAPATAS DE 60X60 1METRO E UMA ESTACA DE 0,60CM NO MEIO PARA UMA CASA COM LAJE DE ISOPOR – A CASA DE CIMA NÃO VAI TER LAJE APENAS TELHADO, SUPORTA ??
    MEDIDAS DA CASA 10,70X6,50 , 14 PILARES AO TODO.

    NO AGUARDO DE OPINIÃO

  • Em uma obra de 120mt2 feita com tijolos ecológicos
    O que sai mais barato em relação a material !? Vigas baldrame ou radie !?
    Tendo a casa : 2 quartos,1banheiro , garagem , cozinha , lavanderia , sala !
    Aguardo !

    • Marcelo, em materiais aqui na minha cidade custa o mesmo, porém a mão de obra sai mais caro. Porém os custos variam muito de região para região. Obrigado

  • Tem algum problema em se fazer a concretagem das vigas baldrames diretamente no solo sem caixaria mesmo deixando todas as vigas bem cobertas com concreto??

    • Elder, muitos fazem, mas não é o ideal, sem forma ou lona é muito difícil garantir o traço do concreto não será alterado. Se não tiver jeito, sugiro molhar bem o solo antes da concretragem para evitar a perda de água excessiva. Obrigado

  • Vou construir uma casa terreá, porém 50 cm acima do solo, pra ficar mais alta, nesse caso eu faço um baldrame e depois uma viga a 50 cm acima do solo pra sustentar paredes e lajes? Ou na verdade eu posso fazer essa viga sem ter que fazer o baldrame? Seria tipo um baldrame suspenso.