O que são sapatas isoladas?

A sapata isolada é um dos tipos de fundação mais comum no Brasil. Elas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência.

Cada sapata é um cubo de concreto armado dimensionado para suportar a carga de uma coluna (ou pilar), ou seja, o peso da edificação (telhado, laje, caixa d’água, vigas, etc…) é transmitido para as colunas, que por sua vez, transferem o peso para as sapatas que distribuem para o solo. Geralmente as sapatas isoladas têm a base quadrada ou retangular e o topo pode ser reto ou piramidal.

O que é sapata isolada

Os dois tipos mais comuns de armações de aço para sapatas são o radier e gaiola. O radier ou grade ou sapata aberta é uma armação mais simples e muito utilizada em casas térreas. Já a gaiola é uma estrutura mais reforçada e geralmente utilizada em casas com dois pavimentos (sobrados).

Os arranques são colunas de aço fixadas na armação da sapata antes da concretagem. Quando a sapata estiver pronta, parte destas estruturas de aço ficaram expostas. Essas barras de aço expostas servirão para a fixação das colunas ou pilares.

As sapatas geralmente não ficam isoladas, elas são conectadas pela viga baldrame ou viga de ligação/travamento. As vigas baldrame se posicionam acima das sapatas, possuem armações de aço e auxiliam na distribuição das cargas para o solo.

Já as vigas de ligação ficam no mesmo nível das sapatas, conectando todas elas e auxiliando no travamento. A viga de travamento são feitas somente de concreto, por isso elas não são consideradas uma tipo de fundações. Esta falsa viga não ajuda na distribuição das cargas da construção para o solo, a viga de ligação apenas evita os deslocamentos laterais das sapatas e serve de base para o levantamento das paredes.




Sapata associada

Em situações onde duas colunas são muito próximas e não cabe duas sapatas isoladas, realiza-se a construção de uma sapata associada. Que nada mais é do que uma sapata retangular com comprimento maior e com dois arranques.

O que é sapata associada

A armação de aço é parecida com o radier da sapata isolada, porém são colocadas duas estruturas. Uma estrutura vai na parte de baixo e outra na parte de cima para reforçar, já que esta sapata irá suportar o peso de duas colunas.

Quer saber mais sobre sapatas isoladas e ainda ter um check-list com o passo a passo? Baixe agora mesmo o nosso Guia Definitivo sobre Sapata Isolada. É grátis.

eBook Sapata Isolada

Como fazer uma sapata isolada?

Escavação

Geralmente a sapata isolada é posicionada no centro de onde será a coluna, assim a primeira coisa que você deve observar na sua obra é se as posições onde foram feitas as escavações correspondem ao centro das colunas. Você pode checar também se as medidas estão coerentes com o projeto.

Como fazer a escavação da sapata isolada

Em algumas situações as sapatas ficam na divisa do terreno com o vizinho. Neste caso a posição da coluna não fica no centro da vala. Falaremos mais sobre esta situação um outro post, neste vamos supor que o centro da sapata corresponde ao centro da coluna.

Outro ponto importante é verificar se o fundo foi devidamente compactado e recebeu uma camada de 5cm de concreto magro. Esta camada serve para nivelar o fundo e isolar a estrutura de aço do solo. Se você optar por colocar pedra brita ao invés do concreto magro, certifique-se que ela será compactada e umedecida antes de colocar o concreto. Outra opção é utilizar lonas plasticas para forrar as valas.



Posicionamento das armações de aço

As armações de aço devem ser posicionadas com os ferros e dobras voltados para cima. E mais, elas nunca devem ter contato direto com o solo. Recomenda-se a utilização de espaçadores laterais para isolar o aço do solo e evitar que a armação se mova durante a concretagem.

Como fazer o posicionamento das armações de aço da sapata isolada

Após colocar as armações, são fixadas as colunas de aço do arranque. Certifique-se que as colunas dos arranques estão perpendiculares (aprumadas) e no centro da sapata. Novamente as barras de aço não podem ter contato direto com o solo.

Caixarias

Quando o nível terreno está abaixo do nível da rua é necessário utilizar tábuas de madeiras para dar o formato as sapatas. Estas tábuas são chamadas de caixarias.

Como fazer as caixarias da sapata isolada

As caixarias devem estar bem firmes, alinhadas e presas com parafusos borboletas ou arames. Após a aplicação do concreto não podem haver vazamentos.

Concretagem

Somente após posicionar as armações de aço e caixarias, é colocado o concreto. Este pode ser comprado pronto ou pode ser feito na obra, saiba mais aqui.

Durante a aplicação observe se o concreto está pastoso e homogêneo.

Como fazer a concretagem da sapata isolada

Após a secagem (cura), cerca de 7 dias, o concreto deverá ter uma cor homogênea e não possuir furos que permitam ver as estruturas de aço.

Você ficou com alguma dúvida até aqui? Se sim, compartilhe nos comentários ou nos envie através deste formulário. Nós teremos muito prazer em te ajudar.

Agora se você quer ter um check-list com o passo a passo em PDF para consultar onde e quando quiser, é só baixar gratuitamente o nosso Guia Definitivo sobre Sapata Isolada.

eBook Sapata Isolada

Como calcular os materiais de construção?

Concreto

O primeiro passo para saber quanto comprar de cimento, areia e pedra ou concreto usinado (pronto) é calcular o volume das sapatas. Para isso você deve multiplicar a largura x comprimento x altura de cada sapata e depois multiplicar pela quantidade de sapatas para obter o volume total de concreto. Lembre de usar sempre as medidas em metros.

Se você optou em comprar o concreto pronto, o problema esta resolvido. Já se você optou por fazer o concreto na obra, o próximo passo é escolher o traço do concreto para obter o rendimento (quantidade cimento, areia e pedra para produzir 1 m3).

Depois é só multiplicar o rendimento pelo volume calculado anteriormente para saber quanto irá precisar comprar de cada material.




Aço

Já as armações de aço podem ser compradas conforme o projeto estrutural por peso (kg), neste caso o cálculo é feito pelo engenheiro responsável e você só informa o peso por diâmetro e tipo de aço para a loja.

Outra opção, que geralmente sai mais barato, é comprar as armações prontas. Porém neste caso as armações de aço do seu projeto estrutural deverão ter as mesmas dimensões disponíveis no mercado.

Ou ainda, é possível fazer as armações na obra. Neste caso você deverá calcular a metragem dos vergalhões (barras de aço) que irão compor os ferros do radier ou gaiola e dividir por 12 para saber quantos vergalhões irá comprar.

Achou complicado calcular a quantidade de materiais? Não perca tempo fazendo contas, use as nossas calculadoras de materiais para fazer a simulação de quanto irá precisar comprar de cada material.

CTA Calculadora




Compartilhar:

22 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    • Falamos mais da viga baldrame do post de viga baldrame veja lá! Em alguns projetos é possível usar uma viga de ligamento. Essa viga não tem armação de aço e fica no mesmo nível da sapata. Graças ou seu comentário vamos incluir esta explicação no post, obrigado.

  • Estou estudando para fazer minha casa e gostaria de saber aonde possicionar as csapatas? é uma casa 7mx8mx3m, telhado de madeira com telha de amianto 5mm.
    desde ja agradeço!

    • Jean, geralmente as sapatas isoladas ficam abaixo das colunas. Agora para saber a posição e dimensões das colunas é necessário realizar um estudo mais aprofundado, para isso recomendado que você contrate um engenheiro para fazer o projeto estrutural da sua casa.

  • Ola boa tarde tenho uma duvida podi me ajuda? Bom eu quero fazer dois pavimentos pra minha filha..o solo aqui e firme e eu fiz tubulao de 40×40 por 1.60 de fundura.e agora pra da mais segurança eu quero usar este tubuloei.como brocas .fazendo uma sapata nas cabeças dos tubuloei que as sapatas seria de 80x80e por60 de fundura…agora eu queria saber se posso usar a aranhas ou gaiola e qual seria o tamanho da gaiola atura comprimento.ibrigado e aguardo resposta.

    • Vagno, para sobrados o mais comum é usar gaiola. Quanto as medidas das armações, recomenda-se de 2 a 5cm de cobrimento de concreto, ou seja, em uma sapata com 80cm de largura de concreto, a armação aço deve ter de 70 a 76cm de largura. Lembramos que o ideal é contratar um engenheiro para fazer o projeto estrutural para ter certeza e não gastar mais que o necessário nas fundações e estruturas. Obrigado

  • Olá gostaria de saber se pra construir um sobrado de 6m x 7m sendo a mesma medida em cima posso usar sapata aberta ou é preciso ser gaiola ? Sendo que irei bater laje em baixo e em cima
    Desde já agradeço .

    • Rodrigo, geralmente se usa gaiola em sobrados, mas esta não é uma regra. Se o solo for firme e a estrutura leve é possível usar o radier. De qualquer forma, recomendamos que você contrate um engenheiro calculista para fazer as contas específicas para o seu caso.

  • Estou com um projeto de uma edificação de 1 pavimento com a fundação em sapata isolada, mas não em baldrame nem viga de travamento, é possível?

    • Patrícia, é possível, mas não é usual. De qualquer maneira você precisará fazer o embasamento para suportar o peso das paredes. O embasamento é feito geralmente com tijolo maciços. Este tijolos são muito resistentes e suportam cargas grandes, maiores até que a viga de travamento. Obrigado pelo seu comentário.

  • Olá vou construir 13×8 m e coloquei sapatas isolada sendo 60×60 por 60 de altura com ferro 8 m nas aranhas e fero 10 para os pilares , quero bate uma laje e construir em cima uma casa telhado. Tenho que substitui pelas gaiolas?
    Obrigado

    • Ozivan, não necessariamente, dependendo do solo é possível construir sobrados com sapata do tipo radier. Recomendo que você procure um engenheiro estrutural para analisar o tipo de solo e as cargas da edificação, só assim é possível responder a sua pergunta com segurança. Se quiser tirar mais dúvidas você pode usar o no WhatsApp tb, é 19 98804-1485. Obrigado

  • Bom dia ! Tenho uma construçao 5×12 vou faze com laje as paredes e colunas ja estão prontas foi colocada 12 colunas so q meu pedeiro nao coloco as gaiolas mais foi feito uma concretagem bem feita e fuduras nas sapatas , ele mim disse se eu quiser bate 2 lajes q posso bate traquila so q estou na duvida pq geralmente tem q te as gaiolas usei ferro 5/16 em cada coluna tem 6 ferro . sera q posso bate duas laje o terreno e firme

    • Ana Paula, não é impossível bater 2 lajes em uma fundação sem gaiola, mas para ter certeza contratar um engenheiro para fazer um estudo mais completo e elaborar o projeto estrutural. Se quiser nós podemos te ajudar a encontrar um bom profissional com preço justo. Obrigado

  • OLA, praconstruir, vejo o teu site e ganho mas esperiencia, esto construir um sombrado de 1piso, gostaria saber qual a medida certa para as sapatas, ja esto a por 60cm largura e 70 cm cumprimentos, profundidade de 80cm será que esto certo.

    • Hélder, muito obrigado pelo feedback. Infelizmente não temos como responder a sua dúvida sem fazer uma análise mais profunda. Podemos dizer que as medidas não são estranhas, mas para saber se esta tudo certo é necessário avaliar o peso da edificação e fazer o projeto estrutural com um engenheiro capacidade. Obrigado

  • Boa tarde.. estou construindo wood frame sobre uma garagem 5×8 com pilares de madeira. Gostaria de saber se posso usar sapatas e quantos pilares suportam esta metragem. Obrigado.

    • Luciane, sim, é possível usar sapatas isoladas, porém a quantidade de pilares vai depender principalmente do tipo da madeira, espessura do pilar e peso do telhado. Para saber a quantidade certa de pilares recomendamos que você contrate um engenheiro para fazer o projeto estrutural. Obrigado

  • Boa tarde!
    Preciso muito da ajuda de vocês. Estou ampliando minha casa, vai ser uma construção paralela à que já existe, pretendo fazer dois quartos e um banheiro na parte de cima e uma área gourmet em baixo. Isso vai ficar nos fundos “grudado” à casa que já existe. O solo é muito duro, não tem aterro e nem umidade. Minhas dúvidas estão no tamanho da sapata, colunas e vigas, e como ligar , emendar, essa nova construção na que já está pronta e se é necessário ter um baldrame ligando as colunas… Sei que o legal seria contratar os serviços de um engenheiro, mas no momento isso não vai ser possível, então estou contando com a ajuda e boa vontade de quem possa me ajudar..Essa nova área vai ter 10 x 5,5, uma laje na qual vou fazer os quartos e o banheiro em cima e a área gourmet em baixo.. Muiiito obrigado!!

    • Odair, infelizmente não podemos responder a sua dúvida somente com estas informações. Recomendamos que você contrate um engenheiro para fazer o projeto estrutural e evitar assim problemas futuros. Obrigado