O que é sapata corrida?

A sapata corrida é uma fundação superficial muito utilizada na construção de casas com vãos pequenos, muros, paredes de reservatórios e piscinas.

O que é sapata corrida

A sapata corrida é uma estrutura contínua de concreto armado que fica abaixo das paredes, assim o peso da construção é distribuído linearmente para o solo. O topo da sapata corrida pode ser reto ou piramidal. E as estruturas de aço mais utilizadas são o radier e gaiola.

Tipos de topo da sapata corrida

Quer saber mais sobre sapatas corridas e ainda ter um check-list com o passo a passo? Baixe agora mesmo o nosso Guia Definitivo sobre Sapata Corrida. É grátis.

eBook Sapata Isolada

Como fazer uma sapata corrida?

Escavação

A sapata corrida fica abaixo da alvenaria. Portanto, você deve observar na obra se as posições onde foram feitas as escavações correspondem a localizações das futuras paredes ou muros. Veja também se as medidas estão coerentes com o projeto.

Como fazer a escavação da sapata corrida

Outro ponto importante é verificar se o fundo foi devidamente compactado e recebeu uma camada de 5cm de concreto magro. Esta camada serve para nivelar e isolar a estrutura de aço do solo. Se você optar por colocar pedra brita ao invés do concreto magro, certifique-se que ela está compactada e será molhada antes de colocar o concreto.

Posicionamento da armação de aço

As armações de aço devem ser posicionadas com os ferros e dobras voltados para cima. O aço nunca devem ter contato direto com o solo. Recomenda-se a utilização de espaçadores para isolar o aço do solo e evitar que a armação se mova durante a concretagem.

Como fazer o posicionamento da armação de aço na sapata corrida

Após colocar as armações da fundação são fixadas as colunas de aços do arranques ou pilaretes. Certifique-se que as colunas dos arranques estão perpendiculares (aprumadas) e no centro da coluna. Novamente as barras de aço não podem ter contato direto com o solo.

Como fazer o posicionamento da armação dos arranques na sapata corrida

Caixarias

Quando o nível terreno está abaixo do nível da rua é necessário colocar tábuas de madeiras para dar o formato as sapatas corridas. Estas tábuas são chamadas de caixarias. Elas devem estar firmes, alinhadas e presas com parafusos borboletas ou arames. Após a aplicação do concreto não podem haver vazamentos.

Como fazer as caixarias da sapata corrida

Concretagem

Após posicionar as armações de aço e caixarias, é colocado o concreto. Este pode ser comprado pronto ou pode ser feito na obra, saiba mais aqui. Durante a aplicação observe se o concreto está pastoso e homogêneo.

Como fazer a concretagem da sapata corrida

Após a secagem, cerca de 5 dias, o concreto deverá ter uma cor homogênea e não possuir furos que permitam ver as estruturas de aço. A impermeabilização deve ser feita logo em seguida para proteger tanto a fundação quanto a alvenaria e seus revestimentos da umidade e infiltrações.

Como fazer a impermeabilização da sapata corrida

Nós conseguimos mostrar o que são as sapatas corridas? Se você ficou com alguma dúvida, não fique com vergonha, compartilhe nos comentários ou nos envie através deste formulário. A sua dúvida pode ser a mesma de muitas pessoas.

eBook Sapata Isolada

Como calcular os materiais de construção?

Concreto

A primeira coisa a fazer para saber quanto irá usar de cimento, areia e pedra ou concreto usinado (pronto) é calcular o volume de concreto. Para isso basta multiplicar a largura x altura x metragem linear da sapata corrida. Cuidado com a unidade, geralmente a largura e altura são medidas em cm e precisam ser convertidas para metros.

Se você vai comprar o concreto pronto, não precisa fazer mais nenhum cálculo. Agora, se optou por rodar o concreto na obra, o próximo passo é escolher qual será o traço do concreto para obter rendimento. O rendimento irá determinar a quantidade cimento, areia e pedra necessários para produzir 1 m3 de concreto. Multiplique o rendimento pelo volume para saber quanto comprar de cada material.

Aço

Se você tem o projeto estrutural, as armações de aço podem ser compradas por peso (kg) conforme a tabela resumo do aço. Neste caso o cálculo é feito pelo engenheiro responsável pelo projeto e a loja irá cortar e dobrar o aço conforme as especificações do projeto.

Você pode também comprar armações prontas, mas neste caso o seu projeto estará restrito as dimensões disponíveis no mercado. Ou, comprar as barras de aço de 12 metros e cortar e dobrar na obra. Nesta última opção você deverá calcular a metragem linear de aço necessária para fazer as colunas e estribos.

Achou difícil calcular a quantidade de materiais? Não perca tempo fazendo contas, use as nossas calculadoras de materiais para fazer a simulação de quanto irá precisar comprar de cada material.

CTA Calculadora

Compartilhar:

3 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *