O que é radier?

O radier é uma fundação rasa recomendada para solos com baixa resistência. Para saber qual é a resistência do solo do seu terreno é necessário contratar uma empresa especializada para fazer a análise do solo. A metodologia de análise de solo mais utilizada é a SPT.

O radier é uma “laje” de concreto armado ou protendido que fica abaixo da casa e em contato direto com o solo. Neste tipo de fundação o peso (carga) é distribuído de forma uniforme para o solo.

Fique atento, antes da concretagem, devem ser feitas as instalações hidráulicas e elétricas que passam por baixo da casa. Geralmente são as tubulações de esgoto, águas pluviais, entradas de energia e comunicação (telefone e interfone).

Os arranques, colunas de aço que ficarão com parte das barras de aço expostas quando o radier ficar pronto, também devem ser posicionados e fixados ao radier antes da concretagem. Estas barras de aço irão servir futuramente para a fixação das colunas ou pilares da construção.

Radier com concreto armado

No radier com concreto armado a estrutura é composta por telas ou malhas de aço cobertas com concreto. Esta é a técnica é a mais utiliza e muito comum em construções pequenas.

O que é o radier de concreto armado

Radier com concreto protendido

Já o radier com concreto protendido é muito utilizado em áreas grandes, como salões de festas e estacionamentos. Esta técnica utiliza uma tela com cabos de aço coberta com concreto. Depois aplicado o concreto e antes da secagem completa (cura), os cabos de aço são esticados (tensionados) com um macaco hidráulico.

O que é o radier de concreto protendido

Após a secagem completa do concreto, o macaco hidráulico é retirado e a resistência do concreto é aumentada devido ao tensionamento dos cabos de aço.

Quer saber mais sobre a fundação do tipo Radier e ainda ter um check-list com o passo a passo? Baixe agora mesmo o nosso Guia Definitivo sobre Radier. É grátis.

eBook Radier

Como fazer um radier?

Escavação

O radier geralmente tem a área meio metro maior que a área da casa, assim a primeira coisa que você deve observar na sua obra é se a posição onde foi feita a escavação esta com as medidas iguais ao projeto estrutural.

Como fazer a escavação da fundação radier

Manta impermeabilizante

A manta impermeabilizante, plástica ou asfáltica, deve ser alocada sobre o solo compactado. Ela é responsável por impedir que as armaduras entrem em contato com o solo e que a umidade do solo suba pelo concreto prejudicando a fundação.

Como colocar a manta impermeabilizante da fundação radier

Outro ponto importante é verificar se o fundo foi devidamente compactado e se foram colocadas as tábuas de madeira (caixarias) para delimitação da área.

Como fazer a caixaria da fundação radier

Instalações hidráulicas e elétricas

Verifique também se as instalações hidráulicas e elétricas foram feitas conforme especificadas no projeto. Confira também se as tubulações foram fechadas para impedir a entrada do concreto e outros materiais indesejados.

Como fazer as Instalações hidráulicas e elétricas da fundação radier

 

Posicionamento armação de aço

Tanto as telas de aço, quanto a armadura protendida devem ser posicionadas após a implantação da manta impermeabilizante.

Como fazer o posicionamento armação de aço da fundação radier

Após dispor as armaduras ou as telas de aço, são fixadas as colunas de aço do arranque. Certifique-se que as colunas dos arranques estão perpendiculares (aprumadas) e no centro da coluna. Novamente as barras de aço não podem ter contato direto com o solo

Como fazer o posicionamento dos arranques da fundação radier

Concretagem

Após posicionar as armações de aço e caixarias, é colocado o concreto. Este pode ser comprado pronto ou pode ser feito na obra, saiba mais aqui. Durante a aplicação observe se o concreto está pastoso e homogêneo.

Como fazer a concretagem da fundação radier

Após a secagem, em cerca de 7 dias, o concreto deverá ter uma cor homogênea e não possuir furos que permitam ver as estruturas de aço.

No radier protendido, depois de 3 dias, realiza-se a protensão da armadura. Através de macacos hidráulicos estica-se toda a malha de cabos de aço da armadura ativa. Depois de 7 dias, os macacos são retirados e a resistência do radier aumentada com o tensionamento;

Nós conseguimos explicar o que é uma fundação do tipo radier? Se você ficou com alguma dúvida, por favor, compartilhe nos comentários ou nos envie através deste formulário. Nós teremos muito prazer em te ajudar.

eBook Radier

 Como calcular os materiais de construção?

Concreto

É necessário calcular o volume do radier para saber quanto comprar cimento, areia e pedra ou concreto usinado (pronto). Para achar o volume basta multiplicar a largura x comprimento x espessura sempre em metros.

Se você vai comprar o concreto pronto, não precisa fazer mais cálculos. Já, se for fazer o concreto na obra, o próximo passo é escolher o traço do concreto para achar o rendimento. O rendimento mostra a quantidade cimento, areia e pedra necessários para produzir 1 m3. Depois, é só multiplicar o rendimento pelo volume do radier para saber a quantidade dos materiais.

Aço

Já para a saber a quantidade de telas de aço, basta dividir a área do radier por 5. Para calcular a área é só multiplicar largura x comprimento em metros.

Achou complicado calcular a quantidade de materiais do radier? Não perca tempo fazendo contas, use as nossas calculadoras de materiais para fazer a simulação de quanto irá precisar comprar de cada material.

CTA Calculadora

Compartilhar:

8 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *