Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado específico. Os projetos estão em tudo que fazemos, desde a fabricação de clipes a construção de espaçonaves. Neste post nós vamos explicar tudo sobre os projetos para construção de casas. Confira!

Quais os tipos de projetos para construção?

Na construção residencial, podemos definir os projetos para construção como o conjunto de documentos que descrevem como a sua casa deve ser construída. Os documentos que geralmente compõem o projeto de uma casa são: maquetes eletrônicas em 3D, planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, quadro de esquadrias, projeto estrutural, projeto elétrico, projeto hidráulico, memorial descritivo dos materiais, entre outros.

Projetos para construção - O que é?

Para elaborar cada um destes documentos, são feitos estudos e análises detalhadas. Assim é possível antecipar a identificação de problemas e até ver como a casa ficará quando estiver pronta. Além de permitir quantificar todos materiais e serviços para melhorar no seu orçamento, identificar os problemas na elaboração do projeto custa muito mais barato do que durante a execução. Ou seja, um bom projeto ajuda você a economizar na sua obra.

É nesta etapa que você deve colocar todas as suas ideias no papel. Por isso, anote tudo que deseja para a sua casa nova para não esquecer de falar para o seu arquiteto considerar no projeto arquitetônico.

Projeto Arquitetônico

O projeto arquitetônico, ou também conhecido como projeto executivo, é composto por um conjunto de desenhos técnicos que descrevem como será a sua casa. Entre todos os desenhos, o mais importante é a planta baixa, porque todos os outros projetos para construção usam ela como base.

projetos-arquitetonicos

A planta baixa é um corte horizontal da sua casa, onde é possível ver de cima, com as paredes cortadas, a disposição e metragem dos cômodos, portas, janelas, escadas, entre outros elementos. Em sobrados, cada pavimento (andar) da casa deve ter a sua planta baixa.

Os outros desenhos que normalmente compõem o projeto arquitetônico são:

  • Fachadas
  • Planta de implantação
  • Planta humanizada
  • Cortes verticais das áreas molhadas
  • Pontos de eletricidade e iluminação
  • Pontos e elementos da parte hidráulica
  • Quadro de esquadrias
  • Paginação dos pisos e revestimentos
  • Planta de cobertura

Para fazer o projeto executivo você deverá contratar um arquiteto devidamente credenciado no CAU. Ele irá estudar as necessidades e hábitos da sua família e as características do terreno (topografia, orientação solar, ventos dominantes, entre outras) para elaborar o projeto ideal para a sua casa.

Outra opção que vem ganhando espaço no mercado devido ao seu preço mais acessível, é comprar um projeto “pronto” e depois adaptar para as condições do seu terreno. Mas como saber qual é a melhor opção: comprar uma planta pronta ou contratar um arquiteto?

CTA info etapas da construção

Projeto Estrutural

Você deverá contratar um engenheiro civil calculista para fazer o projeto estrutural da sua casa. Ele irá analisar a planta baixa, a resistência do solo e todas as cargas (peso) para compor cálculo das fundações e estruturas necessárias para manter a sua casa de pé e evitar problemas futuros, como tricas, rachaduras, e até desabamentos.

Normalmente os projetos estruturais detalham a largura, comprimento, diâmetro, formas e amarração de todos os elementos estruturais da casa. Os elementos mais comuns são:

  • Fundações: sapata, estaca, radier e viga baldrame.
  • Superestrutura: colunas ou pilares, vigas e lajes.

Geralmente, os tipos de concreto e aço e as quantidades necessárias para a execução, também são especificados no projeto. Esta informação será muito útil na hora de compras os materiais da sua obra.

Projeto Legal

Para iniciar uma construção é necessário ter o alvará da obra emitido pela prefeitura da sua cidade. Sem o alvará a sua obra corre o risco de ser paralisada e multada. O alvará também é exigido pelos bancos na hora de liberar o financiamento.

Projeto Estrutural

Neste projeto o objetivo é demonstrar para a prefeitura que as normas e exigências do Código de Obras Municipal foram atendidas. Geralmente os desenhos técnicos exigidos são os mesmos do projeto arquitetônico, mas com algumas modificações na planta baixa.

Cada prefeitura tem a sua regra, mas as exigências mais comuns são: taxa de ocupação, taxa de aproveitamento, área de permeabilidade, iluminação, ventilação e os recuos a serem utilizados na obra. Se você for construir em condomínio, fique atento também as regras de construção internas.

Outros projetos para construção

Para iniciar sua obra, nós recomendamos que você tenha o alvará da construção e os projetos arquitetônico e estrutural. Os projetos elétrico, hidráulico, paisagísticos e de interiores são opcionais, por isso são chamamos de projetos auxiliares. Apesar de poucas obras terem esses projetos, eles são muito bem-vindos:

Projeto
O que é?
Elétrico
Determina como são os circuitos elétricos e seus componentes (passagem de eletrodutos, tomadas, interruptores, luminárias, ventilador, ar condicionado e automação). Neste projeto também é especificado o quadro de distribuição com todos os seus disjuntores.
Hidráulico
Especifica todos os elementos, ligações e equipamentos do sistema hidráulico, inclusive as suas dimensões e capacidades. Geralmente é divido em dois projetos: Água pluvial e esgoto, Água fria e quente.
Paisagístico
Aborda a implementação do jardim, detalhando: as espécies de plantas utilizadas e suas localizações, elementos decorativos e de suporte, iluminação e irrigação.
De Interiores
Demonstra como será o interior da residência, detalhando os tipos de mobiliário, cores, texturas e elementos que darão o toque pessoal a sua casa.

Quanto custa o projeto

O custo médio do projeto arquitetônico oscila entre 20 a 70 reais por m². O preço varia principalmente de acordo com nível e padrão da obra. O preço também varia muito de região para região e de profissional para profissional. No orçamento total da obra, os projetos normalmente representam de 7 a 12% do custo total.

Existem várias formas contratar os profissionais que irão colocar o seu sonho no papel, para ajudar você a tomar a melhor decisão, preparamos este artigo sobre as formas mais comuns de contratação de serviços.

Ficou mais claro quais são os tipos de projetos necessários para construção da sua casa? Compartilhe a sua opinião nos comentários e assine a nossa Newsletter para receber o melhor conteúdo sobre obras residenciais no seu e-mail. Agora, se você quer saber mais sobre as etapas da construção de uma casa, baixa agora mesmo o nosso infográfico com o passo a passo.

CTA info etapas da construção

Compartilhar:

2 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Projeto da casa

    Uma casa térrea (Sala Social, TV, jantar e cozinha com conceito aberto e funcional).

    1- sala de jantar com mesa pra 12 cadeiras *(com pé direito alto)
    1- sala de estar/TV com lareira *(com pé direito alto)
    1- lavabo;

    1- cozinha integrada
    1- dispensa.
    1- lavanderia.

    1 suite com closet e lareira
    2 quartos (não muito grandes)
    1- banheiro social,

    1- escritório.
    obs: Gostaríamos de que tudo ficasse muito pratico e funcional.
    Padrão moderno e rústico, sala de estar/TV e jantar com vista de vidro.
    Garagem para 3 Carros e coberta com entrada para sala star/TV

    Na área externa piscina, área gourmet
    2- banheiro social, (Pequenos)
    1- fogão a lenha,
    1- churrasqueira e
    1- forno pra pizza.
    (armários fogão semi-industrial, geladeira…)
    Obs.. Próximo da piscina, local para por um balanço, gangorrá, pérgola. Um mini campinho de futebol.

    Casa do Caseiro. (Tipo Apartamento com varanda e Decke com vista)
    2- quarto (pequenos)
    1- banheiro,
    1- sala
    1- cozinha americana
    1- Deposito para materiais
    Obs.. Casa do caseiro no final do terreno e que tenha uma passagem particular para não tira a privacidade da casa principal.

    Horta / Pomar
    – projetar espaço para horta.
    – canil (Pequeno)
    – galinheiro. (Pequeno)
    – Pomar.(Pequeno)
    Obs..: Pomar, Horta e animais, próximo da casa do caseiro no final do terreno.

    Energia / Aguá e Esgoto
    – projetar uma cisterna pra uns 18 a 20 mil litros de agua captados da chuva
    – placas de energia solar.
    – poço artesiano
    – Foça séptica.

    – Cercar todo o terreno e fazer entrada com portão automático.

    Projeto Arquitetônico
    Projeto Hidro-sanitário
    Projeto Elétrico
    Registro de Projeto
    Lista de Materiais
    Projeto Estrutural

    Gostaríamos de fazer uma maquete, estamos abertos a sugestões.

    Sem mais aguardamos.