O que são portas?

As portas então entre os itens mais caros da construção. Elas desempenham uma função estética importante, mas também são responsáveis por permitir ou bloquear a entrada de pessoas, animais e veículos. Além de influenciar na passagem de luz e ventilações nos ambientes.

Felizmente hoje, você encontra portas de vários tipos de aberturas, materiais, modelos e tamanhos. Mas a porta mais utilizada continua sendo a velha e boa porta de madeira.

As portas não devem ser só bonitas, elas também devem ter resistência física. As portas de entrada e saída devem suportar a ação dos agentes atmosféricos (vento, sol e umidade) e proteger o ambiente contra chuvas, infiltrações, frio e calor quando instaladas em entradas.

Já as portas instaladas no interior da casa devem proporcionar conforto acústico, reduzindo a propagação sonora entre ambientes.

A seguir falaremos mais sobre os tipos de abertura e materiais. Depois mostraremos o passo a passo para a instalação de portas de madeiras. Confira!

Tipos de aberturas de portas

Porta de abrir

São os tipos de portas mais comuns. Neste modelo a folha da porta se abre para dentro ou fora do ambiente apoiada sobre dobradiças.

Porta pivotante

Porta de correr

São as postas mais utilizadas quando largura é grande. Neste sistema as folhas correm na horizontal sobre trilhos. Isso elimina o espaço que tem que ser reservado para a abertura das folhas. Porém limita o tamanho da área de passagem.

Porta de correr

Porta camarão ou sanfonadas

Nas portas camarão ou sanfonadas as folhas vão correndo e dobrando sobre trilhos, podendo deixar o vão quase que 100% aberto.

Porta camarão ou sanfonada

Tipos de materiais de portas

Porta de madeira

As portas de madeiras são as mais usadas nas casas devido ao custo benefício. A maior desvantagem desse material é a durabilidade em locais de alta umidade.

 

Porta de madeira

Porta de alumínio

As porta de alumínio possuem diversos tipos de acabamentos, como o metálico e os que imitam tipos diferentes de madeiras.

Elas tem uma durabilidade muito longa, preços acessíveis e não enferrujam. Por isso são muito utilizadas em ambientes molhados e cidades úmidas (litoral).

Também são leves e fáceis de instalar, por isso estão ganhando espaço no mercado atualmente.

Porta de alumínio

Porta de aço

As portas de aço são mais baratas, mas sofrem muito com as adversidades do ambiente com corrosão e ferrugem. Por isso, hoje estão perdendo espaço no mercado para as opções de alumínio e PVC.

Porta de aço

Porta de PVC

As portas em PVC estão há pouco tempo o mercado brasileiro. Elas têm como vantagens a duração, leveza e facilidade de manutenção.

Já as desvantagens estão no preço e nas poucas opções de modelos disponíveis a pronta entrega. A maioria ainda é feita sob encomenda.

Porta de PVC

Porta de vidro

As portas de vidro são mais conhecidas como blindex. Na versão mais comum as portas são compostas de placas de vidros temperados fixados a rolamentos que deslizam em trilhos. O acabamento é feito com cantoneiras de alumínios.

Outra forma bastante comum é a porta de blindex de abrir. Neste caso usa-se duas dobradiças especiais para vidro.

porta vidro blindex

O blindex fornece grande passagem de luz para o ambiente e tem preços mais acessíveis para grandes aberturas. Porém perdem na dificuldade para limpeza, manutenção e segurança.

Tipos de folhas de portas

Porta lisa

As folhas lisas são aquelas sem detalhes em relevos na superfície. Este tipo de porta é uma placa lisa, podendo ter variações de cores somente. Muito utilizadas em portas de abrir e correr dentro de residências.

Porta lisa

Porta frisada

As folhas frisadas, são geralmente feita de madeira e possuem detalhes em relevos de frisos, riscos na vertical ou horizontal. Muito comum em portas de entrada de residências e construções comerciais.

Porta frisada

Porta veneziana

São aquelas folhas de portas que possuem passagem de ar, mas não permitem a visualização da parte interna ou externa e não deixam água da chuva passar. As partes paralelas são dispostas em um ângulo que permite a passagem de ar, mas bloqueiam a luminosidade e chuva. São muito utilizadas em portas de cozinhas e lavanderias e janelas de quartos.

Porta de vidro

As folhas de esquadrias podem ser de vidros também. Com diferentes tipos e acabamentos, as folhas de vidro podem criar texturas e permitir maior privacidade. Este tipo de portas podem ser utilizadas em todos ambientes, mas por questões de segurança recomenda-se evitar folhas de vidros para portas externas da casa.

Porta de vidro blindex

Como fazer a instalação de uma porta de madeira

É comum compramos hoje os kits de porta prontos. Eles já vêm com dobradiças e fechaduras instalados na folha da porta e batentes. Isso facilita muito o processo de instalação.

Instalação dos batentes

Os batentes só devem ser instalados após a verificação do vão da esquadria. O vão deve ser de 3 a 8 cm mais largo do que a própria porta e deve estar no esquadro, ou seja, os cantos dos vãos têm que ter 90 graus.

Primeiro se dispõe os marcos dos batentes, observe se estão aprumados e alinhados. Depois, junta-se as molduras para realizar a fixação.

Confirme no manual do fabricante se a fixação foi feita de acordo com o material do batente. Alguns tipos de batentes devem ser chumbados ou parafusados nas paredes. Observe no final o tamanho, prumo e o acabamento deles.

Fixação das dobradiças

Na lateral das portas que forem ser fixadas as dobradiças, observe se as marcações das posições das dobradiças foram feitas com um espaçamento médio de 20 cm das extremidades e uma marcação do meio. Confirme também se os pinos estão livres, fora da porta, durante a fixação das dobradiças.

No batente, verifique a marcação das dobradiças. Elas devem bater com as posições das dobradiças fixadas na porta.

Confira se foi utilizado calço para nivelar a porta nessa etapa, assim evitará que a porta raspe o chão na hora de abrir ou fechar.

Importante verificar também no batente a posição da fechadura, se está correta para permitir o fechamento e trancamento da porta.

Verificação final

Para finalizar verifique se a porta abre, fecha e tranca normalmente, sem emperrar ou raspar no chão. E o acabamento das portas poderá ser feito da forma que preferir.

Nós conseguimos mostrar como são instaladas as portas e janelas da sua construção? Se você ficou com alguma dúvida não deixe de compartilhar nos comentários ou nos enviar através deste formulário.

Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *