O que é uma parede?

Nesta etapa, a sua obra começa a ganhar forma de casa e você passa a ter uma noção melhor da disposição e tamanho dos cômodos com o levantamento das paredes.

Na estrutura de concreto armado a parede não tem função estrutural. Neste sistema construtivo, as paredes suportam apenas o seu próprio peso, mais as cargas das portas e janelas instaladas nela. Por isso, este tipo de parede é chamada de alvenaria de vedação.

O que é parede ou alvenaria de vedação

Além de dividir os ambientes da casa, as paredes proporcionam o isolamento térmico e acústico. Elas podem ser feitas de materiais como tijolos cerâmicos ou blocos de concreto.

Tijolos cerâmicos

Popularmente conhecidos como tijolo baiano, bloquinho ou blocão. Os blocos cerâmicos proporcionam maior conforto térmico e são mais leves e fáceis de manusear do que os blocos de concreto.

Porém os tijolos cerâmicos quebram mais facilmente, o que gera mais perdas, e consomem mais argamassa. Além de gerar mais “quebradeiras” nas manutenções dos sistemas elétricos e hidráulicos.

Exemplos de tijolos cerâmicos

Os blocos cerâmicos são comercializados em diversas medidas. Você encontra tijolos com larguras de 9, 11,5, 14 ou 19cm, alturas de 14 ou 19cm e comprimentos de 19, 24, 29 ou 39cm. Uma mesma medida pode ter quantidade de furos diferentes. É comum encontrarmos na mesma cidade o tijolo bloquinho (11,5x14x24cm) com 6 e 9 furos.

Os tijolos de qualidade têm aparência homogênea, arestas vivas e superfície lisa. Eles não devem apresentar tricas ou buracos.

Blocos de concreto

Também conhecidos como blocos de cimento, os blocos de concreto proporcionam melhor conforto acústico, quebram menos (menos perdas) e utilizam menos argamassa quando comparamos ao tijolo cerâmico.

Também geram menos “quebradeira” nas manutenções nos sistemas hidráulicos e elétricos. Porém não podem ser manuseados e utilizados em dias chuvosos, pois absorvem água com facilidade.

Exemplos de blocos de concreto

Eles são comercializados em diversas medidas. Você encontra blocos de concreto com larguras de 9, 14 ou 19cm e comprimentos de 19, 29 ou 39cm. A altura é sempre 19cm.

Os blocos de qualidade têm aparência homogênea, arestas vivas e superfície áspera. Eles também não podem apresentar tricas ou buracos.

O que é argamassa?

A argamassa é a massa feita com cimento, areia e cal ou aditivo responsável por colar os blocos cerâmicos ou de concreto.

O que é argamassa

Para garantir uma argamassa de qualidade certifique-se que a areia e água estão limpas e sem outros materiais ou poluentes.

Fique atento, pois, a argamassa utilizada para assentar os tijolos cerâmicos é diferente da argamassa utilizada nos blocos de concreto.

O que é verga e contraverga?

As vergas e contravergas são utilizadas para melhorar a distribuição das cargas em volta das portas e janelas. Elas reduzem o risco de surgimento de trincas e fissuras nas paredes.

O que é verga e contraverga

Em construções pequenas, com vãos inferiores a 2m, as vergas e contravergas são construídas com blocos canaletas e preenchidas com concreto e barras de aço. O comprimento da verga ou contraverga deve ser, no mínimo, 20% maior que o vão em cada um dos lados.

Você quer saber mais sobre alvenaria de vedação e ainda ter um check-list com o passo a passo? Baixe agora mesmo o nosso Guia Definitivo sobre Alvenaria. É grátis.

eBook Alvenaria

Como fazer um parede?

Primeira fiada

Com a viga baldrame impermeabilizada inicia-se o processo de assentamento dos blocos para levantamento das paredes. A primeira fileira (fiada) de blocos é a mais importante, ela irá determinar onde as paredes serão erguidas. Por isso, elas devem ser bem demarcadas e comparadas ao gabarito da obra.

Como fazer a primeira fiada da parede

Depois começa o processo de levantamento da parede, onde os tijolos ou blocos são colados com a argamassa. A cada duas fiadas o seu pedreiro deve verificar a amarração dos blocos nos encontros das paredes. Ele também deve verificar se o prumo (alinhamento vertical) e nível (alinhamento horizontal) estão corretos. Abaixo descreveremos alguns características de paredes bem feitas.




Prumo

O prumo de face é um equipamento simples, mas muito eficaz. Basta encostar a parte de madeira na parede e observar se a parte de ferro para saber se a parede está alinhada verticalmente ou não. Veja o exemplo abaixo:

Como verificar o prumo

Nível

Já para saber se a parede está alinhada horizontalmente o seu pedreiro deverá utilizar o nível. Neste teste a bolha de ar do equipamento deve ficar no centro do medidor.

Como verificar o nível




Esquadro

Geralmente os encontros das paredes possuem ângulos de 90 graus. Nestes casos você pode verificar se o esquadro está correto esticando uma linha entre as diagonais. Se a medida for igual esta tudo certo. Caso as medidas estejam diferentes, é sinal que os ângulos nos cantos das paredes não estão com 90 graus.

Como verificar o esquadro

Alinhamento

Para verificar se as paredes estão paralelas e com as distâncias corretas, um bom teste é verificar em dois ou três pontos a distância entre elas com uma trena. O correto é que as três medições sejam iguais.

Como verificar o alinhamento

Verifique também o alinhamento das paredes e corredores esticando uma linha de uma extremidade a outra, se a linha descolar da parede é sinal que o alinhamento esta errado.

Como verificar o alinhamento, parte 2




Verga e contra-vergas

Após verificar o alinhamento das paredes pode-se definir os vãos onde serão instaladas as portas e janelas da casa. Verifique se as posições, esquadros e medidas estão iguais ao projeto.

Como verificar as vergas e contravergas

Verifique também se as vergas e contravergas estão niveladas horizontalmente. E se as vergas foram devidamente escoradas.

Instalações hidráulicas e elétricas

Depois de levantadas as paredes, são feitos cortes para a passagem das tubulações hidráulicas (água fria e quente) e elétricas. Evite fazer cortes horizontais na parede e verifique se as posições dos cortes estão coerentes com o projeto arquitetônico.

Como fazer as instalações hidráulicas e elétricas nas paredes

Uma vez levantadas as paredes, o próximo passo será a fazer as colunas.

Nós conseguimos explicar o que é alvenaria de vedação? Se você ficou com alguma dúvida compartilhe nos comentários ou nos envie através deste formulário. A sua dúvida nos ajuda a melhorar.

eBook Alvenaria

Como calcular os materiais de construção?

Tijolos ou blocos

Para saber a quantidade de tijolos ou blocos que irá utilizar, basta calcular a área da alvenaria da construção em m², descontando as áreas dos vãos das esquadrias. Depois, é só dividir pela área do bloco escolhido em m². Neste caso é importante considerar a espessura da argamassa, portanto, a área do bloco escolhido será o (comprimento do bloco + argamassa) x (altura do bloco + argamassa). Geralmente a argamassa tem 1cm de espessura.

Argamassa

Para calcular o volume de argamassa de assentamento, basta calcular o volume da alvenaria (descontados os vãos) e subtrair o volume total dos blocos escolhidos (largura x comprimento x altura).

Se optou por comprar argamassa pronta, é só dividir o volume pelo rendimento recomendado pelo fabricante para descobrir quantos sacos deverá comprar. Depois é só adicionar a quantidade de água especificada na embalagem para realizar a mistura.

Se você pretende fazer a argamassa na obra, o próximo passo é escolher o traço da argamassa para obter o rendimento (quantidade cimento, cal ou aditivo e areia para produzir 1 m3) e depois multiplicar pelo volume calculado anteriormente.



Verga e contra-verga

Bloco canaleta

Para saber a quantidade de blocos canaleta que irá utilizar nas vergas e contravergas, basta somar as larguras de todas as vergas e contravergas, e dividir o total pelo comprimento do bloco canaleta.

Concreto

Para calcular o volume de concreto para preencher as vergas e contravergas, basta calcular o volume de cada bloco canaleta e multiplicar pela quantidade de blocos que serão utilizados. O volume de cada bloco canaleta é calculado multiplicando a altura x largura x comprimento do bloco escolhido. Lembre de converter todas as medidas para metros.

Se você optou em comprar o concreto pronto, o cálculo já está pronto. Já se optou por fazer na obra, o próximo passo é escolher o traço do concreto para obter o rendimento (quantidade cimento, areia e pedra para produzir 1 m3) e depois multiplicar pelo volume calculado anteriormente.



Aço

Você deverá calcular a metragem dos vergalhões (barras de aço) que irão ser utilizados e dividir por 12 para saber quantas barras de aço irá precisar para as vergas e contravergas

Achou complicado calcular a quantidade de materiais para levantar as paredes? Não perca tempo fazendo contas, use as nossas calculadoras de materiais para fazer a simulação de quanto irá precisar comprar de cada material.

CTA Calculadora

Compartilhar:

6 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Incrível instrução para quem quer construir. PRACONSTRUIR realmente precisamos de informação. Obrigado Lucas pelas dicas frequentes que das. Abraço. Até mais.

  • Muito interessante. Achei muito didático. Parabéns. Eu estou construindo minha casa junto com meu pai. Estamos fazendo aos finais de semana, e não sou pedreiro, mais sempre gostei muito da área de construção e já tinha feito pequenas reformas na minha casa “velha”, está tudo muito bem na construção, só tenho duas dúvidas que gostaria que voce me ajudasse se possível. 1ª – meu engenheiro não me orientou a fazer contravergas, somente transpassar um vergalhão de 6mm parte de baixo das janelas que são de 2mx1m amarrando nos pilares mais próximos, na parte superior eu fiz as vergas, é possível eu fazer a contraverga agora, antes de instalar as janelas? como eu faço? monto uma contra verga fora, corto a parte inferior da parede e encaixo? ou corto e faço a caixaria concretando no lugar? com faço para encher a caixa na parte que transpassa a lateral do vão?. 2ª meu reboco externo apareceu algumas trincas depois de algum tempo de concluído, tenho observado em várias construções na minha cidade que também ocorreram essas trincas, isso é normal?

    • Everton, neste caso sugiro você seguir a recomendação do seu engenheiro sobre a contra-verga. Ele esta acompanhando a obra e saberá avaliar a melhor opção. Quanto as trincas do reboco é sinal que a secagem foi muita rápida. Nesta caso você pode molhar a parede antes de aplicar o reboco ou usar um traço com menos cimento. Obrigado