O que é um muro?

O muro é a parede que separa o terreno da sua casa dos vizinhos e da rua. Serve de barreira e também como um mecanismo de privacidade e proteção para sua família.

O que é um muro

Nessa etapa da obra é muito importante consultar o Código de Obras da Secretaria Municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos da sua cidade. Lá você poderá verificar se não há exigências quanto à altura do muro no seu bairro.

Construir um muro é como fazer o início de uma casa, você precisará construir a fundação, depois levantar paredes, e fazer os pilaretes (colunas) e as cintas de amarração (vigas). As cintas são necessárias somente se a altura do muro for maior que 2 metros.

Fundação

Em muros geralmente é utilizada a fundação do tipo sapata corrida. A sapata corrida é uma estrutura retangular de concreto armado dimensionada para suportar e distribuir as cargas do muro para o solo linearmente. Ela se localiza abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes do muro.

Paredes (alvenaria)

As paredes do muro podem ser feitas com blocos cerâmicos ou de concreto. A construção deve ter os mesmos cuidados das paredes da casa. É mais comum vermos muros com blocos de concreto por eles permitirem a construção dos grautes no próprio bloco em substituição aos pilaretes. E mais, os muros com blocos de concreto muitas vezes não precisa de nenhum revestimento, gerando economia na obra.



Cinta de amarração

As cintas de amarração são estruturas de concreto armado e exercem um papel similar as vigas. Elas são elementos estruturais e aumentam a resistência do muro a movimentos laterais. As cintas geralmente são construídas com blocos canaletas e preenchidas com concreto e barras de aço. O uso da cinta de amarração é recomendado para muros com mais de 2 metros de altura.

Pilaretes

Os pilaretes são as colunas dos muros. Eles são recomendados para muros com mais de 3 metros de comprimento. Geralmente os pilaretes são dispostos em vãos de no máximo 2,8 metros e fornecem resistência estrutural para o muro. Eles são construídos da mesma forma que as colunas da obra.

Nós conseguimos explicar o que é um muro? Se você ficou com alguma dúvida? Compartilhe nos comentários ou nos envie aqui. Nós teremos muito saber a sua opinião.

Como fazer um muro?

Fundação

A fundação tipo sapata corrida fica abaixo das paredes do muro. Portanto você deve observar na obra se as posições onde foram feitas as escavações correspondem com a localização correta do muro. Verifique também se as medidas estão coerentes com o projeto. Neste post você pode saber mais sobre como fazer a sapata corrida.

Como fazer a fundação do muro

É importante lembrar, as colunas de aço dos pilaretes são fixadas na fundação. Certifique-se que as colunas estão perpendiculares e na posição correta em relação ao projeto.




Paredes (alvenaria)

Sobre a fundação impermeabilizada é disposta a primeira fiada de blocos. A primeira fileira de blocos é a mais importante, pois determina onde o muro será erguido e seu alinhamento. Os pontos de atenção da construção das paredes do muro são os mesmos da etapa da alvenaria de vedação.

Como levantar as paredes do muro




Cintas de amarração

Se for necessário a realização de cintas de amarração, utilize blocos canaletas nas mesmas medidas dos blocos escolhidos para o levantamento do muro. As barras devem percorrer toda a extensão do muro. Verifique se dentro dos blocos canaletas foi feita uma fina camada de concreto antes de dispor as barras de aço.

Como fazer os pilaretes do muro

Confirme se nos cantos do muro, foram feitas as amarrações das barras de aço corretamente, como também se foram passadas entre as armações de aço dos pilaretes para aumentar a fixação das armações de ambas estruturas.

Após o posicionamento das barras de aço é colocado o restante do concreto. O concreto pode ser comprado pronto ou feito na obra, saiba mais aqui. Durante a aplicação observe se o concreto está pastoso e homogêneo.




Pilaretes

As colunas de aço para os pilaretes geralmente são fixados na fundação. Confira se as barras de aço estão bem firmes e verifique se foram tomados os mesmos cuidados da etapa das colunas.Como fazer os pilaretes do muro

Após a secagem, cerca de 7 dias, o concreto deverá ter uma cor homogênea e não possuir furos que permitam ver as estruturas de aço.

Como calcular os materiais de construção?

Concreto

Você deve calcular primeiro o volume das fundações e pilaretes para depois saber quanto comprar de cimento, areia e pedra ou concreto usinado. Para isso, basta multiplicar a largura x comprimento x altura das fundações e pilaretes. Lembre-se de usar as medidas sempre em metros.

Se você optou em comprar o concreto pronto, não precisa fazer mais nenhum cálculo. Se escolheu fazer o concreto da obra, o próximo passo é escolher o traço do concreto para obter rendimento (quantidade para produzir 1m3). Depois multiplicar o rendimento pelo volume calculado anteriormente para saber a quantidade de cimento, areia e pedra.

Tijolos ou blocos

Para saber a quantidade de blocos que irá utilizar, basta calcular a área da alvenaria do muro em m², descontando as áreas dos vãos dos portões. Depois é só dividir a área da alvenaria pela área do bloco escolhido em m². Neste caso é importante considerar a espessura da argamassa. Para isso é só somar 1cm de argamassa ao comprimento e altura do bloco.



Argamassa

Para calcular o volume de argamassa que será utilizada no assentamento é necessário calcular o volume da alvenaria. Para isso multiplique a área da alvenaria pela espessura. Depois é só subtrair o volume blocos para achar o volume da argamassa.

Se optou por comprar argamassa pronta, para descobrir quantos sacos comprar é só dividir o volume pelo rendimento recomendado pelo fabricante. Se você pretende fazer a argamassa na obra, o próximo passo é escolher o traço da argamassa para saber o rendimento (quantidade cimento, cal ou aditivo e areia para produzir 1 m3). Depois é só multiplicar pelo volume calculado anteriormente pelo rendimento para saber quanto irá precisar comprar de cada material.

Cintas de amarração

Para saber a quantidade de blocos canaleta que irá utilizar para o cintamento, é só somar o comprimento total do muro (perímetro) e dividir o total pelo comprimento do bloco canaleta.

Para calcular o volume de concreto para preencher a cinta de amarração, basta calcular o volume de cada bloco canaleta e multiplicar pela quantidade de canaletas que serão utilizados. O volume da canaleta é calculado multiplicando a altura x largura x comprimento. Lembre se converter todas as medidas para metros.

Se você optou em comprar o concreto pronto, o cálculo já está pronto. Já se optou por fazer na obra, o próximo passo é escolher o traço do concreto para obter o rendimento e depois multiplicar pelo volume calculado anteriormente.

O aço das cintas de amarração é comprado em barras de aço com 12 metros. Para saber quantas barras comprar é só calcular a metragem do aço e dividir por 12 para saber a quantidade de barras.

Achou complicado esses cálculos? Não perca os cabelos com isso, use as nossas calculadoras de materiais para facilitar a sua vida. É gratuito.

CTA Calculadora

Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *