O que são portas e janelas?

As esquadrias, ou melhor, as portas e janelas são as peças que abrem e fecham entradas e saídas dos cômodos.

Elas permitem ou bloqueiam a entrada de pessoas, animais e veículos. Além de influenciar na passagem de luz e na ventilação dos ambientes.

Ao mesmo tempo que possuem o objetivo isolar os ambientes, as portas e janelas também são consideradas itens decorativos e de segurança.

O que são portas e janelas

Por isso, além de bonitas elas devem ter resistência física para suportar a ação dos agentes atmosféricos (vento, sol e umidade), proteger o ambiente de chuvas, infiltrações, frio e calor.

As portas de janelas ainda devem proporcionar com um bom conforto acústico e ser forte o bastante para impedir a entrada de bandidos.

Nas lojas você encontra portas e janelas de inúmeros materiais, modelos, tamanhos e tipos de aberturas. Falaremos mais sobre essas características a seguir.

Quais os tipos os portas e janelas?

As portas e janelas variam quanto ao material que foram feitas, do tipo de abertura e tipo de folha.




Tipos de materiais

Madeira

As portas de madeira são as mais comuns e muito utilizadas em todos os tipos de imóveis. Os modelos variam quanto ao tipo de estrutura interna (sarrafeada, sólida, colmeia e maciça), tipo de madeira (eucalipto, angelim, pinus, imbuia, etc) e tipo de folha (lisa, frisada, esmaltada, etc).

Já as janelas de madeira criam um estilo mais rústico e sofisticado aos ambientes. Elas eram muito utilizadas nas construções mais antigas e em fazendas. Hoje elas acabaram perdendo lugar para as janelas de alumínio e vidro.

Os principais pontos de atenção sobre as esquadrias de madeira é a suscetibilidade ao ataque de cupins e durabilidade baixa em locais úmidos.

Porta e janela Madeira

Alumínio

As esquadrias de alumínio vêm cada vez mais ganhado espaço no mercado. São leves, duráveis, não enferrujam e são fáceis de instalar.

Essas características positivas adicionadas ao fato de terem preços acessíveis, diversos tipos de acabamentos e grande durabilidade, tornam as janelas de alumínio a principal escolha nas novas construções.

Sua principal desvantagem é a segurança, por serem leves, as portas de alumínio são fáceis de derrubar e quebrar. Por isso, elas não devem ser utilizadas nas portas de entrada do imóvel.

Porta e janela aluminio

Aço

As esquadrias de aço eram muito utilizadas antes da popularização das esquadrias de alumínio. Elas são mais baratas e mais seguras.

No entanto, elas são suscetíveis as adversidades do ambiente com corrosão e ferrugem. Por isso as portas de aço e janelas de aço não devem ser usadas em regiões litorâneas.

Porta e janela aço

PVC

As esquadrias de PVC (policloreto de vinila) estão a pouco tempo o mercado brasileiro. Ainda não é comum encontramos portas de PVC e janelas de PVC nos imóveis.

O uso do PVC confere as esquadrias vantagens como: alta durabilidade, leveza, maior isolamento térmico e acústico e facilidade de manutenção.

Porém, as suas desvantagens estão no preço e nas poucas opções de modelos disponíveis a pronta entrega. Muitos fabricantes trabalham somente por encomenda.

Porta e janela pvc

Vidro

As portas e janelas de vidro são mais conhecidas como blindex. São compostas de folhas de vidro temperado fixadas a rolamentos que deslizam sobre trilhos. Como uma porta de correr.

A maior vantagem do blindex é que ele fornece grande passagem de luz e ventilação para o ambiente e tem preços mais acessíveis para grandes esquadrias.

Porta e janela vidro

Tipos de abertura

De giro

Neste modelo a folha da esquadria abre para dentro ou fora do ambiente apoiada sobre dobradiças. As portas de giro são as mais comuns em ambientes internos.

A maior vantagem do blindex é que ele fornece grande passagem de luz e ventilação para o ambiente e tem preços mais acessíveis para grandes esquadrias.

Porta e janela de giro

Pivotante

Similar ao tipo de abertura de abrir, as esquadrias pivotantes abrem para dentro ou fora do ambiente apoiados sobre um pivô, eixo vertical, ao invés de dobradiças.

Elas possuem um ar mais sofisticado, por isso as portas pivotante são muito usadas na entrada das construções.

Porta e janela pivotante

De correr

Neste sistema as folhas correm na horizontal sobre trilhos, eliminando o espaço que teria que ser reservado para a abertura das portas e janelas.

Dessa forma, o sistema de correr é muito utilizado em janelas e portas de correr largas onde o sistema giro se torna inviável.

Porta e janela de correr

Basculantes

As esquadrias basculantes têm as folhas abertas verticalmente com auxílio de pivôs nas laterais.

O ângulo de abertura das folhas é menor do que 90° e são muito comuns em janelas basculantes.

Porta e janela basculantes

Maxim-Ar

O maxim-ar é similar as esquadrias basculantes, porém suas folhas têm ângulo de abertura de 90°.

As janelas maxim-ar são muito utilizadas em banheiros e lavanderias pequenas. Porém, também existem portões de garagens com este sistema.

Porta e janela maxim-ar

Guilhotina

Muito utilizada nas janelas de madeira de fazendas antigas, no sistema guilhotina as folhas correm verticalmente de forma independente.

Porta e janela guilhotina

Camarão ou Sanfonadas

Muito comum em portas, o sistema camarão ou sanfonado se assemelha as portas de correr.

Porém a diferença é que as folhas desse tipo de esquadria correm e dobram sobre trilhos, podendo deixar o vão quase 100% aberto.

As portas sanfonadas são muito utilizadas para escritórios, divisórias entre ambientes, além de banheiros e vestiários de instalações comerciais.

Porta e janela camarão

Tipos de folhas

Acabamento liso

São as folhas de portas ou janelas lisas, sem detalhes em relevos na superfície. Elas podem ser envernizadas ou pintadas em diversas cores.

Porta e janela acabamento liso

Frisado

As folhas frisadas possuem detalhes em relevos de frisos, ou seja, desenhos geométricos na vertical ou horizontal.

Porta e janela acabamento frisado

Veneziana

São as folhas de portas e janelas que permitem passagem de ar, mas não permitem a visualização.

Elas bloqueiam a luminosidade e entrada de água da chuva graças as partes paralelas dispostas inclinadas.

Porta e janela veneziana

Vidro

As folhas de vidro permitem a passagem da luz ao mesmo tempo em que bloqueiam a passagem do ar. Elas são muito utilizadas em janelas e portas de correr de alumínio e blindex.

Porta e janela acabamento vidro

Postigo

O postigo é uma janelinha que fica em portas ou janelas. Ele permite olhar quem bate na porta sem a necessidade de abrir.

Porta e janela postigo

Grades

As grades das janelas impedem a passagem de pessoas e objetivos grandes. Elas servem de proteção contra ladrões e segurança contra quedas.

Porta e janela grades

Como usa as portas e janelas na obra?

As portas e janelas são utilizadas no fechamento dos vãos da construção. Elas permitem ou impedem a passagem de pessoas, ar e iluminação.

Elas devem ainda fornecer segurança, funcionalidade e proteção quanto a entrada de frio ou calor excessivos e chuvas.



Como comprar portas e janelas?

As portas e janelas são compradas por unidade. Aconselhamos conferir o tipo, material e, principalmente, as medidas antes de efetuar a compra.

As esquadrias, independente do material, devem seguir a norma NBR 10821 – Esquadrias para edificações para garantir qualidade, padronização e durabilidade.

Como comprar portas e janelas

Para portas de madeira, as empresas devem seguir conjuntamente a NBR 15930- Porta de madeira para edificações.

Na hora de comprar as portas ou janelas, verifique se os produtos possuem selo de conformidade as normas ABNT.

Procure também selecionar produtos de empresas qualificadas com selo OCP, Organismo Certificador de Produtos e/ou conformes aos Programas Setoriais da Qualidade.




Como armazenar as portas e janelas?

As portas e janelas devem ser recebidas e armazenados embaladas. Ao receber as esquadrias verifique se estão com as embalagens íntegras e se o produto dentro não está riscado ou com algum outro dano.

As embalagens devem ser dispostas verticalmente e afastadas do chão e de paredes, sobre tablados.

Fique atento, as esquadrias não podem ser empilhadas na horizontal.

Como armazenar as portas e janelas

O local de armazenamento deve ser protegido de sol, chuva, maquinários afiados e produtos corrosivos.

Outro ponto muito importante é só retirar as embalagens no momento que o manual de instalação recomendar.



Quais as marcas e fabricantes de portas e janelas?

Há diversos fabricantes de esquadrias no mercado. A maioria são especializados num tipo só de material para esquadrias.

Veja a seguir os principais fabricantes de esquadrias no Brasil:

Abrilar

A Abrilar atua desde 2003 na fabricação de portas de madeiras no mercado nacional e em diversos países.

Hoje, sua fábrica ocupa uma área de 48.000m² com uma produção diária de 15.000 portas. Especializada na fabricação de portas de madeira de reflorestamento e rodapés de MDF.

Galon

A Galon também é uma empresa fabricante de esquadrias de madeira. Ela atua no mercado há 50 anos e fornece hoje a maior variedade de modelos de portas e janelas de madeira.

Ela é reconhecida como uma das melhores empresas fabricantes de esquadrias de madeira do Brasil.

Esquadrias Sidney

A fabricante Esquadrias Sidney está no mercado a 53 anos e também é reconhecida nacionalmente pela fabricação de portas e janelas de madeira.

RondoSul

A Rondosul atua no mercado desde 1988 na produção de esquadrias de madeira. Hoje é uma das principais fabricantes na região Sul do país.

JB Paes

A fabricantes de portas de madeira JB Paes foi fundada em 1970. Hoje ela tem uma produção diária de 1.400 portas seguindo os mais rígidos padrões de qualidade no mercado.

Gerotto

A Gerotto é uma empresa fabricante de esquadrias metálicas, atuando no mercado desde 1992.

Ela possui uma produção mensal de 35 mil peças e participa de programas de qualidade como o PSQ e PBQP-H. A Gerotto é especializada na produção de portas e janelas de aço e alumínio.

Sasazaki

A Sasazaki atua há mais de 75 anos e é considerada a empresa fabricante de portas e janelas de aço e alumínio mais inovadora do mercado.

Ela participa de vários programas de qualidade como o Programa de Certificação de Esquadrias e seus produtos são avaliados periodicamente pelo INMETRO.

Atlântica

A Atlântica é uma das maiores fabricantes de portas e janelas de alumínio no país. Ela foi fundada em 1972 e é reconhecida por sua qualidade e preço justo.

Ela possui hoje uma produção mensal de 25 mil peças e é associada a Associação Brasileira das Indústrias de Esquadrias. A Atlântica possui uma preocupação constante com a qualidade.

Gravia

O grupo Gravia atua no mercado desde 1961, iniciou-se como um negócio de família e hoje consolida sua posição de liderança no centro-oeste brasileiro.

Ela é especializada na produção de portas e janelas de aço e alumínio.

Lux esquadrias

A Lux esquadrias é uma empresa especializada na fabricação de esquadrias de alumínio.

Ela é reconhecida pela sua qualidade e possui selos de conformidade com todas as normas vigentes da ABNT.

Claris

A Claris pertence ao grupo Tigre e foi a primeira empresa fabricante de esquadrias de PVC no Brasil.

Atuando desde 1999 com diversos tipos de esquadrias em PVC de qualidade.

Kommerling

A Kommerling é uma empresa alemã e foi fundada em 1897. Ela está presente em mais de 30 países.

Em 1957, a empresa iniciou a produção de persianas de PVC e hoje é líder mundial na produção de perfis para janelas de PVC.

Plasbil

A Plasbil é uma empresa pertencente ao Grupo Bianchini dedicada a industrialização do PVC para a construção civil.

Ela é especializada na produção de forros, portas sanfonadas e rodapés de PVC.

Weiku

A Weiku é uma empresa alemã com 30 anos de história e 16 anos de atuação direta no Brasil.

Especializada em esquadrias de PVC, ela conta com uma infraestrutura capaz de produzir uma linha completa de portas e janelas padronizadas, além e desenvolver produtos personalizados aos seus clientes.

Tosatti

A Tosatti atua no mercado desde 1993 e é uma das empresas pioneiras em sistemas de portas e janelas de PVC no Brasil.

Sua indústria de alta performance italiana, faz com que a Tosatti seja a fabricante com maior velocidade do Brasil, sem perder qualidade.

Recentemente a Tosatti foi reconhecida como a Melhor Marca de Esquadrias de PVC do Brasil pelo Prêmio Marca Brasil.

Tempervale

A Tempervale traz soluções rápidas, seguras e de alta qualidade em instalações de vidros e esquadrias.

Ela possui uma gama enorme de produtos em seu catálogo, mas também desenvolve projetos especiais e personalizados.

A sua especialização é em esquadrias de alumínio com grandes folhas de vidro e esquadrias de vidro.

CristalGlass

A Cristalglass atua a 15 anos no mercado e tem mais de 24.000 projetos executados.

Ela é especializada na fabricação de esquadrias de vidros, alumínio e PVC.




Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *