O que são materiais hidráulicos?

Os materiais hidráulicos são as peças que compõem o sistema de distribuição de água e esgoto do imóvel.

Eles são responsáveis pelo abastecimento da caixa d’água, distribuição da água fria e quente até as torneiras e chuveiros, e escoamento do esgoto e águas pluviais.

O que são materiais hidráulicos

Investir em materiais hidráulicos de qualidade é fundamental para assegurar conforto e segurança da sua casa no longo prazo.

Afinal, problemas com vazamentos e entupimentos podem ser uma fonte inesgotável de dores de cabeça e gastos.




Quais os tipos de materiais hidráulicos?

Tubos e conexões

Os tubos são peças cilíndricas de grande comprimento e ocas por dentro. Eles são responsáveis pelo transporte da água e esgoto pelo imóvel.

Já as conexões são responsáveis por conectar os tubos e mudar as direções para permitir o funcionamento da instalação hidráulica do imóvel. Elas têm vários formatos, tamanhos e possuem funcionalidades específicas.

Tubos e conexões

Os tubos e conexões mais utilizados hoje são feitos de plásticos (PVC, CPVC, entre outros). Porém, você ainda encontra tubos feitos de cobre, aço galvanizado, ferro fundido e cerâmica.

Tubos e conexões de PVC

O PVC (policloreto de vinila) é um dos materiais mais utilizados na construção civil.

Ele veio para substituir o tubo de aço galvanizado e se tornou muito popular devido ao baixo custo e facilidade de instalação.

Existem basicamente 3 tipos de tubos e conexões de PVC, todos para transporte de água fria. São eles:

PVC marrom soldável

Os tubos e conexões de PVC marrom soldável são indicados para o sistema de água fria. Eles são utilizados para fazer o abastecimento da caixa d’água e distribuição da água fria até as torneiras e chuveiros.

Eles são muito resistentes e suportam pressão de até 750 kPa. A instalação é facilitada por serem soldáveis com adesivo plástico e os diâmetros variam de 20 até 110mm.

O tubos e conexões de PVC marrom devem seguir a NBR 5648 – Sistemas prediais de água fria.

PVC marrom soldável

PVC branco roscável

Os tubos e conexões de PVC branco roscável também são indicados para o sistema de água fria. Eles acabam sendo menos utilizados devido ao maior custo e dificuldade na instalação.

Os tubos e conexões roscáveis são fáceis de desmontar, por isso são ideais para os pontos que precisam de manutenção frequente. Eles são brancos e os diâmetros variam de ½” até 6”.

Os tubos de PVC branco também devem seguir a NBR 5648 – Sistemas prediais de água fria.

PVC branco roscável

PVC branco para esgoto e água pluvial

Os tubos e conexões de PVC branco para esgoto e águas pluviais têm diâmetros maiores e não suportam grande pressão. Eles devem ser utilizados somente para o escoamento do esgoto e água pluviais.

Com diâmetro entre 40 e 200mm, os tubos de PVC branco escoam os dejetos pelo caimento, por isso são maiores e não suportam pressão.

Os tubos e conexões são conectados com anel de borracha e pasta para evitar vazamentos.

Estes tubos e conexões devem ser produzidos conforme as especificações da NBR 5688 – Sistemas prediais de água pluvial, esgoto sanitário e ventilação.

PVC branco para esgoto e água pluvial

Tubos e conexões de CPVC

O CPVC (policloreto de vinilina clorado) é um material derivado do PVC, porém ele suporta temperaturas de até 80ºC.

Apesar da resistência de alguns profissionais, os tubos e conexões de CPVC vieram para substituir os tubos de cobre utilizados em redes de água quente devido a facilidade de instalação.

Eles são produzidos e testados conforme a NBR 15884 – Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria – policloreto de vinila clorado (CPVC).

Tubos e conexões de CPVC

Tubos e conexões de cobre e latão

O cobre suporta altas temperaturas e tem uma ótima eficiência térmica e durabilidade, por isso ainda é muito utilizado em instalação de água quente.

Ao contrário do CPVC, o cobre é muito trabalhoso e requer muitos cuidados na instalação e soldagem.

Os tubos e conexão de cobre e latão devem se enquadrar na NBR 13206 – Tubo de cobre leve, médio e pesado, sem costura, para condução de fluidos.

Tubos e conexões de cobre e latão

Registros

Os registros são os equipamentos responsáveis por abrir, fechar ou controlar o fluxo de água.

Normalmente só lembramos da existência deles quando ocorre algum vazamento e queremos impedir que a casa alague. Existem basicamente 3 tipos de registros no mercado:

Registros de pressão

Os registros de pressão controlam o fluxo da água conforme pressão da abertura do no ponto de uso.

São os registros geralmente utilizados nas torneiras de chuveiros e pias dos banheiros, cozinhas e tanques.

Registros de pressão

Registros de gaveta e de esfera

Já os registros de gaveta e de esfera bloqueiam totalmente a passagem de água e são utilizados em casos de manutenção. Eles trabalham totalmente abertos ou totalmente fechados, pois não possuem objetivo de controlar a vazão da água.

Normalmente eles ficam no alto das paredes de banheiros, lavanderia e cozinhas. Para facilitar futuras manutenções aconselha-se instalar 1 registro para cada cômodo que tiver ponto de uso de água.

Registros de gaveta e de esfera

Caixa d’água

A caixa d’água é um reservatório localizado acima da laje com a principal função de armazenar e abastecer o imóvel com água potável.

Atualmente elas são feitas de polietileno e a capacidade varia de 310 até 5000 litros. Recomenda-se que a caixa d’água possa armazenar água suficiente para suprir a necessidade dos moradores por 24 horas.

As caixas d’água devem ser fabricadas dentro das especificações da NBR 14799 – Reservatório com corpo em polietileno, com tampa em polietileno ou em polipropileno, para água potável, de volume nominal até 2000 L (inclusive).

Caixa d’água

Aquecedores

Os aquecedores de água mais comuns são os elétricos, a gás ou solares e podem ser divididos em dois grupos, de passagem e por acumulação.

Os aquecedores de passagem são pequenos e aquecem a água ao passar dentro deles. Eles possuem a desvantagem de atender poucos pontos por vez. Um exemplo de aquecedor de passagem elétrico é o próprio chuveiro elétrico.

Já os aquecedores por acumulação são os boilers onde ocorre o aquecimento da água em reservatórios. A sua principal vantagem é de fornecer uma boa quantidade de água quente prontamente disponível.

Aquecedores

Os aquecedores solares têm chamado bastante atenção nos últimos anos por economizar energia. O sistema utiliza a luz solar para aquecer a água fria proveniente da caixa d’água e depois direcionado a água quente ao um boiler para manter sua temperatura.

Quanto aos aquecedores a gás, é muito importante se atentar ao tipo de gás que é utilizado no aquecedor, ele pode ser o natural (encanado) ou GLP (de botijão).

Aquecedores2

Ralos e grelhas

Os ralos e grelhas são as peças por onde a água será escoada. Eles se situam nas bacias das pias, no fundo dos tanques, no piso de áreas laváveis como banheiros lavanderias, dentro dos boxes de chuveiro e banheiros.

Eles também são usados em áreas externas para escoar água das chuvas que se acumula nos pisos externos e caem do telhado.

Ralos e grelhas

Caixa de Gordura

A caixa de gordura é um pequeno tanque que retém a gordura contida na pia da cozinha e da máquina de lavar louças. Nele a gordura provinda da cozinha se separa da água, permitindo a retirada e limpeza.

Sua instalação, fora da construção, é muito importante, pois a gordura quando esfria se solidifica podendo bloquear a passagem de água nos encanamentos.

Caixa de Gordura

Caixa de inspeção

A caixa de inspeção, assim como a caixa de gordura, deve ser instalada fora da construção.

Ela possui o propósito de possibilitar a inspeção e manutenção dos encanamentos de esgotos provindos de banheiros e áreas de serviço sem quebradeiras.

Caixa de inspeção

Sistemas de descargas

O sistema de descarga dos vasos sanitários é responsável escoar os efluentes e dejetos do banheiro até o sistema de esgoto. Existem quatro tipos de descarga:

Caixa de descarga

A caixa de descarga um dos tipos de descarga mais simples e antigo. Ela é utilizada em locais onde a tubulação não passa por dentro da parede.

A caixa se localiza logo acima do vaso com uma pequena corda na lateral para o acionamento do sistema. A maior desvantagem desse sistema é a estética, pois as tubulações ficam aparentes.

Caixa de descarga

Caixa acoplada

A caixa acoplada é muito utilizada hoje em dia. Sua instalação e manutenção é facilitada, pois a água é armazenada em uma caixa de cerâmica acoplada ao vaso e seu acionamento é feito por uma válvula na sua parte superior.

Existem versões que maximizam a economia de água tendo na caixa um acionador duplo, que permite liberar quantidades diferentes de água para cada tipo de descarga.

Caixa acoplada

Descarga com válvula hidra

A descarga com válvula hidra consiste num sistema embutido na parede por onde passa um cano de água fria, conectando a caixa d’água ao vaso sanitário.

Quando acionada a válvula ela libera a passagem da água até o vaso e logo em seguida fecha a passagem.

A maior vantagem desse sistema é a pressão da descarga, porém como desvantagem, sua manutenção é mais dificultada em comparação a caixa acoplada já que o sistema é embutido na parede e o gasto de água é maior.

Descarga com válvula hidra

Descarga a vácuo

Já o sistema de descarga a vácuo proporciona a maior economia de água, porém ainda é o mais caro.

Ele consome aproximadamente 1,2 litros de água por descarga, enquanto os sistemas convencionais chegam a gastar até 12 litros.

Neste sistema o vácuo aspira os líquidos e dejetos. Sua desvantagem é que necessita de uma bacia e encanamentos preparados para suportar essa pressão do vácuo.

Descarga a vácuo

Como usa os materiais hidráulicos na obra?

Os materiais hidráulicos são utilizados para construção do sistema hidráulico do imóvel.

Eles fazem o transporte da água da rua para o abastecimento das caixas d’água e pontos de uso como chuveiros e torneiras.

Além disso, eles também fazem recolhimento e direcionamento do esgoto para a rede pública de tratamento e o escoamento das águas das chuvas.



Como comprar materiais hidráulicos?

Os tubos são comprados com comprimentos de 3 ou 6 metros e os demais materiais por peça.

Na hora de comprar os materiais hidráulicos, tenha em mãos a lista feita de acordo com o projeto hidráulico, com especificações de tamanho, material, diâmetro, capacidade e pressão.

Fique atento e procure comprar os tubos e as peças de conexões da mesma marca, já que em alguns casos as medidas entre diferentes marcas são incompatíveis.

Como comprar materiais hidráulicos

Procure comprar os materiais hidráulicos de marcas que possuem Certificados do INMETRO, Selo do Programa Setorial da Qualidade e Selo de Conformidade as normas ABNT.

Os materiais hidráulicos não são os mais caros da obra, mas são responsáveis por mais de 70% dos problemas pós construção ou reforma. Por isso, fique atento a qualidade dos produtos.




Como armazenar os materiais hidráulicos?

Os materiais hidráulicos devem ser armazenados em locais protegidos e cobertos do sol e chuva.

Como armazenar os materiais hidráulicos

As pilhas de tubos e conexões devem ser divididas por diâmetro, tipo de materiais e tipo de aplicações para aumentar agilidade e segurança na obra.

Para os tubos não se danificarem, guarde os sempre na posição horizontal amarrados e com empilhamento máximo de 1,5 metros.



Quais as marcas e fabricantes de materiais hidráulicos?

Há diversos fabricantes de materiais hidráulicos no mercado. As principais marcas presentes nas obras de construção e reforma são:

Tigre

A Tigre é uma multinacional brasileira, atuando em 40 países e em todo o Brasil.

Ela é especializada na fabricação de tubos, conexões e reservatórios de água para sistemas hidráulicos residenciais, de infraestrutura e irrigação.

Ela também atua fortemente no mercado de peças de acabamento hidráulico, como chuveiros, torneiras e registros, além de materiais elétricos, como eletrodutos, caixas de passagem e quadros de luz.

Amanco

A marca Amanco pertence a Mexichem, grupo de empresas químicas e petroquímicas líderes no mercado latino-americano.

Reconhecida por inovar, a Amanco preza por qualidade, praticidade e simplicidade.

Ela atua no mercado com produtos para os sistemas hidráulicos residenciais, de irrigação e de infraestruturas, como também com produtos destinados ao sistema elétrico como eletrodutos, quadros de distribuição e caixas de passagem.

Plastilit

A Plastilit é uma das maiores indústrias de conexões, tubos e acessórios de PVC para sistemas prediais do Brasil.

Atuando a mais de 30 anos no mercado, ela possui uma linha completa de produtos para sistemas hidráulicos. Ela também fornece alguns produtos destinados ao sistema elétrico como eletrodutos e caixas de luz.

Krona

A Krona atua no mercado desde 1994. Ela tem uma grande preocupação com a qualidade, por isso todos os seus produtos têm selos de conformidade as normas da ABNT e participação no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQPH).

Ela atua no mercado com uma linha completa de tubos e conexões para sistemas hidráulicos, além de peças de acabamento plásticas como chuveiros e torneiras e alguns materiais para o sistema elétrico, como eletrodutos.




Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *