O que são janelas?

As janelas então entre os itens mais caros da construção. Elas desempenham uma função estética importante, mas também são responsáveis por permitir ou bloquear a passagem de luz e ventilações nos ambientes.

Hoje você encontra janelas de inúmeros materiais, modelos, tamanhos e tipos de aberturas. Os tipos de aberturas mais comum são: de abrir, de correr e basculantes. Já os materiais mais utilizados são alumínio, vidro e aço.

Boas janelas não devem ser só bonitas, elas devem ter resistência física também. Elas devem suportar a ação dos agentes atmosféricos (vento, sol e umidade) e proteger o ambiente contra chuvas, infiltrações, frio e calor.

A seguir falaremos mais sobre os tipos de abertura e materiais. Depois mostraremos o passo a passo mais comum para a instalação de janelas de alumínio e portas de madeiras. Confira!

Tipos de aberturas de janelas

Janela de correr

São as janelas mais utilizadas atualmente. Neste sistema as folhas correm na horizontal sobre trilhos. Isso elimina o espaço que tem que ser reservado para a abertura das janelas. Porém limita o tamanho da área de passagem de luz e ar.

Janela de alumínio

Basculantes

Nas janelas basculantes as folhas abrem verticalmente para cima com auxílio de pivôs nas laterais. Elas possuem uma abertura menor do que 90° e são muito comuns em janelas pequenas.

Janela basculante

Maxim-Ar

Elas são similares as esquadrias basculantes, porém tem somente uma abertura que chega a ter uma abertura de 90 graus. São muito utilizadas em banheiros.

Janela Maxin-Ar

Guilhotina

São as janelas mais utilizadas nas fazendas antigas, onde no vão, se tem duas folhas que correm verticalmente, escolhendo se deixa aberta a veneziana de cima ou a de baixo.

Janela guilhotina

Tipos de materiais de janelas

Janela de madeira

As janelas de madeiras possuem o efeito estético mais rústico e aconchegante. As janelas eram muito utilizadas nas construções mais antigas. A maior desvantagem desse material é a segurança e durabilidade em locais de alta umidade.

Janela de madeira

Janela de alumínio

As janelas de alumínio possuem diversos tipos de acabamentos, como o metálico e os que imitam tipos diferentes de madeiras.

Elas tem uma durabilidade muito longa, preços acessíveis e não enferrujam. Por isso são muito utilizadas em ambientes molhados e cidades úmidas (litoral).

Também são leves e fáceis de instalar, por isso são as mais comuns nos dias de hoje.

Janela de alumínio

Janela de aço

As janelas de aço são mais baratas, mas sofrem muito com as adversidades do ambiente com corrosão e ferrugem. Por isso, hoje estão perdendo espaço no mercado para as opções de alumínio e PVC.

Janela de aço

Janela de PVC

As janelas de PVC estão a pouco tempo o mercado brasileiro. Elas têm como vantagens a duração, leveza e facilidade de manutenção. Já as desvantagens estão no preço e nas poucas opções de modelos disponíveis a pronta entrega. A maioria ainda é feita sob encomenda.

Janela de vidro

As janelas de vidro são mais conhecidas como blindex. As esquadrias são compostas de placas de vidros temperados fixados a rolamentos que deslizam em trilhos. O acabamento é feito com cantoneiras de alumínios.

O blindex fornece grande passagem de luz para o ambiente e tem preços mais acessíveis para grandes aberturas. Porém perdem na dificuldade para limpeza, manutenção e segurança.

Tipos de folhas de janelas

Janela veneziana

São aquelas folhas de portas e janelas que possuem passagem de ar, mas não permitem a visualização da parte interna ou externa e não deixam água da chuva passar. As partes paralelas são dispostas em um ângulo que permite a passagem de ar, mas bloqueiam a luminosidade e chuva. São muito utilizadas em portas de cozinhas e lavanderias e janelas de quartos.

Janela veneziana

Janela de vidro

As folhas de esquadrias podem ser de vidros também. Com diferentes tipos e acabamentos, as folhas de vidro podem criar texturas e permitir maior privacidade. Este tipo de portas e janelas podem ser utilizadas em todos ambientes, mas por questões de segurança recomenda-se evitar folhas de vidros para portas externas da casa.

Janela de vidro blindex

Como fazer a instalação de uma janela de alumínio

As esquadrias compradas prontas, possuem manuais de instalações próprios, por isso consulte sempre o manual do fabricante. As orientações do manual devem ser respeitadas para garantir a qualidade da esquadria e não perder a garantia do fabricante.

Conferir as medidas e esquadro do vão

Primeira preocupação é verificar se no levantamento das paredes os vãos das esquadrias foram corretamente dimensionados, posicionados e nivelados.

Vale ressaltar que os vãos na alvenaria devem ter 5cm a mais de comprimento e altura das esquadrias em si, para que estas possam ser calçadas e instaladas corretamente.

A utilização de contramarcos e calços auxiliam nesse processo de instalação para manter o nível e alinhamento das esquadrias, observe se a sua equipe está utilizando-os de forma correta.

Posicionamento da esquadria

Na embalagem da esquadria verifique as instruções e posição correta da instalação. O primeiro passo é identificar e levantar as grapas da esquadria.

Depois furar na alvenaria, com talhadeira e martelo, pequenos espaços para o encaixe das grapas. Confirme se as posições estão corretas e se as grapas encaixarão nos furos feitos.

Fixação da esquadria

Em seguida é disposta na verga, com auxílio de desempenadeira dentada, a argamassa para assentamento da janela. Verifique que foi utilizado o traço correto e que a argamassa está pastosa, homogênea e firme.

Após o assentamento da esquadria no vão, observe o alinhamento, nivelamento e o prumo. Esta verificação é muito importante para evitar problemas na abertura e no fechamento das folhas da janela.

Estando tudo certo, para finalizar, é preenchido os vãos que ficaram, entre a janela e a alvenaria com espuma ou argamassa. Esta vedação é importante para evitar problemas como entrada de insetos e água.

Acabamento

Após a secagem da argamassa é a hora de finalizar o acabamento com o revestimento. Para depois retirar as tiras de plástico e as proteções da esquadria para verificar o funcionamento dela. Confirme se a janela abre, fecha e tranca normalmente.

COMO FAZER - CONTRAMARCO - PASSO 01 - LINHAS GUIA

Nós conseguimos mostrar como são instaladas as portas e janelas da sua construção? Se você ficou com alguma dúvida não deixe de compartilhar nos comentários ou nos enviar através deste formulário.

Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *