O que é o gabarito da obra?

Depois de montar o canteiro de obras no terreno limpo e terraplanado. Inicia-se a fase de locação da obra ou montagem do gabarito da obra. Nessa fase começamos a ter uma noção do tamanho da casa e dos cômodos.

Nesta etapa você irá desenhar a planta baixa da sua casa no terreno. Isso mesmo, antes de começar a construir é necessário fazer as marcações no lote de onde serão os recuos, fundações, paredes e posições dos elementos estruturais. Além de posicionar a casa no lote, o gabarito também determina o nível (altura) da construção. Nesta hoje é crucial que você tenha em mãos os projetos arquitetônico e estrutural.

O que é gabarito da obra

O gabarito é um cercado de madeira construído com objetivo de auxiliar na marcação dos eixos das paredes e fundações. Ele permanecerá na obra até que seja feita a primeira fiada da parede.

A área do gabarito deve ser maior do que a área da casa. Pois o gabarito também delimita a área da obra, ou seja, ele tem que permitir que as pessoas e máquinas possam se movimentar dentro dele. Por isso, geralmente o gabarito tem de 1 a 1,5 metros a mais de largura e comprimento do que a casa.

Para construir o gabarito você precisar de pontaletes, tabeiras e piquetes de madeira. Além do esquadro, martelo, mangueira de nível, lápis, linha de pedreiro (nylon), prumo de centro e trena.

A montagem do gabarito é uma das etapas mais importantes da construção. Erros e desvios nas marcações podem ocasionar problemas como paredes tortas, localização errada de portas ou janelas, tamanhos incorretos de cômodos, até problemas no alinhamento das fundações e estruturas, entre outros.




Como fazer o gabarito da obra?

Delimitar a área da obra

Devemos começar a fazer o gabarito somente depois de marcar os limites do lote. Na planta baixa você deve observar as medidas dos recuos frontal e laterais. Também na planta, é possível ver a posição na casa no terreno e determinar qual será o tamanho da área da obra.

Fixe o primeiro o pontalete de madeira da parte da frente do terreno com base no recuo frontal e lateral. Depois, fixe o segundo pontalete com base na distância do primeiro pontalete e recuos frontal e lateral. Repita este processo para fixar o terceiro e quarto pontaletes, sempre medindo a distância entre eles, recuos e limites do terreno.

Como fazer a delimitação da área no gabarito da obra

No final você terá os quatro cantos da área da obra demarcados pelos pontaletes. Neste momento o seu pedreiro deverá esticar as linhas entre os quatros pontaletes e posicionar as tabeiras para saber onde irá fixar os outros pontaletes que darão sustentação ao gabarito.



Encontrar o nível

Após fixar todos os pontaletes é necessário encontrar o nível da casa (altura da construção). Para isso comece fazendo a marcação do nível no pontalete que esta na parte mais alta do terreno. Geralmente esta informação esta disponível na planta baixa e tem como base a altura da rua.

Depois de marcar o nível no primeiro pontalete, use a mangueira de nível para achar e marcar o nível nos outros pontaletes. Existem hoje outros equipamentos para achar o nível, como o laser, mas a mangueira ainda é a mais popular.

Como encontrar o nível no gabarito da obra

 

Uma vez marcado o nível em todos os pontaletes. Inicia-se a fixação das tabeiras com pregos na altura certa da casa. Após a fixação de todas as tabeiras a área da obra estará cercada. Confira se o espaçamento dos pontaletes é de até 2 metros para garantir estabilidade da estrutura. Teste se a estrutura esta firme e as tabeiras bem pregadas.




Tirar o esquadro da casa

Após montar a estrutura do gabarito é necessário tirar o esquadro da casa. Para isso é necessário localizar e marcar as paredes externas da casa no gabarito.

Comece calculando a distância da casa até a parte da frente do terreno e fixe um prego na tabeira do gabarito para marcar a posição. Depois calcule a distância da casa até a lateral do terreno e fixe mais um prego na outra tabeira. Repita este processo nos quatros cantos.

Como tirar o esquadro do gabarito da obra

No final você terá fixado oito pregos, dois em cada canto. Estique a linha de nylon entre os pregos formando um retângulo. O ponto onde as linhas de cruzarem são os cantos das paredes externas da sua casa.

Neste momento você deverá checar se o esquadro está correto, ou seja, se os cantos estão com 90 graus. Existem duas maneiras muito simples de verificar o esquadro:

Medindo as diagonais

Medir as diagonais e verificar se elas possuem as mesmas medidas. Se as medidas forem diferentes é sinal que os cantos não estão com 90 graus, portanto tem que revisar as marcações.

Como conferir o esquadro pela diagonal no gabarito da obra

Utilizando um esquadro

Utilizar a ferramenta esquadro para verificação se os cantos formados pelas linhas e pelas tabeiras estão com 90 graus.

Como conferir o esquadro através do esquadro no gabarito da obra

 

Se os testes acima falharem, ajuste a posição dos pregos nas tabeiras, verifique as medidas da largura e comprimento da casa e repita o teste do esquadro novamente. Só passe para a próxima etapa depois que o esquadro estiver correto.



Marcar os eixos das paredes e fundações

Depois de tirar o esquadro, inicia a marcação dos eixos das paredes e fundações no gabarito. Para isso você deverá verificar no projeto estrutural quais são os eixos da construção. Geralmente os eixos são identificados por letras e números.

Como fazer a marcação dos eixos no gabarito da obra

Em seguida o seu pedreiro deverá fixar cinco pregos para cada eixo. Um prego central representando o centro do eixo. Dois pregos representando as faces das paredes e mais dois pregos com as faces da viga baldrame. Em construções mais simples é possível trabalhar somente com as marcações das faces da viga baldrame.

Uma vez fixados os pregos com as medidas iguais ao projeto estrutural, são esticadas as linhas de nylon. Neste momento você pode verificar se as medidas dos cômodos estão iguais ao projeto.




Marcar as paredes e fundações no terreno

Depois de fixar as linhas e conferir todas as medidas é feita a marcação no terreno. A marcação geralmente é feita jogando cal virgem no terreno representando o local onde serão erguidas as paredes. O seu terreno vai ficar igual a um campo de futebol.

Como fazer o gabarito da obra 07

Para fazer a marcação das fundações do tipo sapata isolada ou estaca, você vai precisar usar o prumo de centro. É só posicionar o prumo de centro no cruzamento das linhas do eixo para determinar a posição exata do centro da sapata ou estaca.

Nós conseguimos mostrar como é feito o gabarito da obra? Se você ficou com alguma dúvida não deixe de compartilhar nos comentários ou nos enviar através deste formulário.

Compartilhar:

6 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *