O que é o contrapiso?

O contrapiso é uma camada de argamassa com 2 a 5 cm de espessura. Ele é responsável por criar uma superfície regularizada e lisa para a instalação dos pisos. Fique atento, é nesta etapa que é feito a caída da água para os ralos.

O que é um contrapiso

A argamassa não pode ser aplicada diretamente na terra. Por isso, antes de fazer o contrapiso é necessário aplicar uma camada de concreto. Esta base tem de 10 a 15 cm de espessura e é feita com concreto de baixa resistência. Este tipo de concreto é chamado popularmente de concreto magro. Em algumas situações é recomendada a utilização de malhas de aço para aumentar a resistência desta base.

Essa base também é importante para criar os desníveis da casa. Normalmente o piso das salas e quartos são 5cm mais altos do que o piso do banheiro. Geralmente dentro do banheiro o nível do box (chuveiro) é um pouco mais baixo do que o restante do banheiro.

Quais são os níveis do contrapiso

Outro ponto importante é que antes da concretagem devem ser feitas as instalações hidráulicas e elétricas que passam por baixo casa. Geralmente são as tubulações de esgoto, águas pluviais e entradas de energia e comunicação (telefone e interfone).

Para os casos onde a fundação for o radier ou para casas com mais de 1 pavimento, não é necessário fazer esta camada de concreto magro. Neste caso, a argamassa do contrapiso é aplicado diretamente sobre o concreto do radier ou laje.

O que é contrapiso em sobrados

Você quer saber mais sobre contrapiso e ainda ter um check-list com o passo a passo? Baixe agora mesmo o nosso Guia Definitivo sobre Contrapiso. É grátis.

CTA Contrapiso

Como fazer um contrapiso?

Preparação do solo

A primeira coisa que você deve verificar é se foram retirados todos restos de materiais e entulhos. Verifique também se o solo foi bem compactado.

Como fazer a preparação do solo do contrapiso

Se for utilizar malha de aço, certifique-se que ela não está em contato direto com o solo. Recomenda-se, para esse caso a utilização de lonas pretas para construção, espaçadores ou uma camada de pedra brita compactada para isolar o aço do solo.

Instalação hidráulicas e elétricas

Verifique também se as instalações hidráulicas e elétricas foram feitas conforme especificadas nos projetos hidráulico e elétrico.

Como fazer as instalação hidráulicas e elétricas do contrapiso

Concretagem

Após posicionar todas as tubulações e armações de aço, o solo deve ser molhado e depois colocado o concreto. Este pode ser comprado pronto ou pode ser feito na obra, saiba mais aqui. Durante a aplicação observe se o concreto está pastoso e homogêneo.

Como fazer a concretagem do contrapiso

Após a secagem, em cerca de 7 dias, o concreto deverá ter uma cor homogênea e não possuir furos que permitam ver as estruturas de aço.

Aplicação da argamassa

A aplicação da argamassa do contrapiso é feita após a cura do concreto. Certifique que a superfície foi limpa e que a argamassa está com textura de “farofa” durante a aplicação. Logo em seguida a argamassa deve ser desempenada, criando uma superfície lisa, mas com aderência para a argamassa de instalação de pisos.

Como fazer a aplicação da argamassa do contrapiso

Verifique por último se foi feito o caimento para os ralos ou fora da casa. Para isso você pode soltar uma bola de borracha no lado oposto ao ralo, se a bola não for para o ralo o caimento está errado.

Nós conseguimos explicar o que é e como fazer o contrapiso? Se você ficou com alguma dúvida, compartilhe nos comentários ou nos envie por este formulário. Nós teremos muito saber a sua opinião.

CTA Contrapiso

Como calcular os materiais de construção?

Concreto

Você precisa calcular o volume do contrapiso para saber quanto comprar cimento, areia, pedra ou concreto usinado (pronto). Para isso apenas multiplique a largura x comprimento x espessura. Lembre de usar todas medidas sempre em metros.

Se você optou por comprar o concreto pronto, não precisa fazer mais nenhum cálculo. Já se escolheu fazer o concreto da obra, o próximo passo é escolher qual será o traço do concreto para obter rendimento (quantidade cimento, areia e pedra para produzir 1m3). Multiplique o rendimento pelo volume para saber quanto irá comprar de cada material.

Argamassa

Para fazer a argamassa você irá precisar de cimento, cal ou aditivo e areia ou comprar argamassa pronta. Em ambos os casos você também deve calcular primeiro o volume multiplicando a largura x comprimento x espessura da argamassa.

Se optou por comprar argamassa pronta, é só dividir o volume pelo rendimento recomendado pelo fabricante. Já se optou por fazer a argamassa na obra, você deverá escolher o traço da argamassa a ser utilizado para obter o rendimento (quantidade de cimento, cal ou aditivo e areia para produzir 1m³) que será multiplicado pelo volume calculado antes.

Aço

Se for usar telas de aço, para saber a quantidade de tela basta dividir a área do contrapiso (largura x comprimento) por 5.

Achou difícil calcular a quantidade de materiais? Não perca tempo fazendo contas, use as nossas calculadoras de materiais para fazer a simulação de quanto irá precisar comprar de cada material.

CTA Calculadora

Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *