O que é estrutura de concreto armado?

Diagrama de força da estrutura de Concreto ArmadoAs estruturas são responsáveis por dar a sustentação a casa. Elas transferem o peso (carga) da construção para as fundações, que por sua vez distribuem a carga para o solo. A estrutura de concreto armado é a mais comum nas casas dos brasileiros.

O concreto armado é a combinação do concreto com o aço, ou seja, cada peça da estrutura é composta por uma armação feita com barras de aço coberta de concreto. O aço é resistente à tração (movimentos laterais), enquanto o concreto tem alta resistência a compressão (movimentos verticais).

Isto torna a combinação de concreto e aço muito eficaz e difundida em todos os tipos de obras. Em casas, a estrutura de concreto armado mais utilizada é a coluna-viga-laje ou pilar-viga-laje.

Nesse tipo de estrutura o peso dos telhados, caixa d’água e laje é uniformemente distribuído para as vigas. Estas distribuem os pesos para as colunas. Assim as cargas não passam pelas paredes e vão das colunas direto para as fundações.

Nesse sistema, a parede não suporta nenhum peso que não seja de portas e janelas instaladas nela. Por isso, elas podem ser cortadas para passagem de tubulações e em reformas futuras, elas podem até ser retiradas. Neste processo construtivo as paredes recebem o nome de alvenaria de vedação.

Quais são os tipos de concretos?

O concreto é o material mais utilizado na construção civil. Ele é obtido através da mistura do cimento, areia, pedra e água. Mas qual é a proporção (traço) correta dos ingredientes do concreto?

Não existe uma única resposta para esta pergunta, pois cada mistura cria um concreto diferente, principalmente no que se refere a resistência. A resistência está relacionada com a quantidade de cimento e água e é medida através do Fck. Quanto maior proporção cimento, maior será a resistência e o Fck.

Assim, cada parte da construção exige um traço (proporção cimento, areia, pedra e água) diferente. Por exemplo, para fundações o concreto deve ter resistência (Fck) de aproximada 25 MPa. Já na laje, o concreto deve ter Fck acima de 30 MPa. Para o concreto magro utilizado em contrapisos e calçadas, a resistência esperada é de apenas 10 MPa.

Concreto usinado ou pronto

Concreto UsinadoUma opção que está em alta é a utilização do concreto pronto. Neste caso você irá informar para a empresa contratada apenas a resistência (Fck) e o volume. No dia agendado ela deverá entregar na sua obra o concreto pronto com a proporção adequada de cimento, areia, pedra e água.

O concreto será aplicado na sua construção através de bombas, por isso a sua compra é viável para volumes superiores a 6m³.

Outro ponto importante é o prazo de validade. O concreto usinado deve ser aplicado até 2 horas após a carga do caminhão betoneira.

Concreto feito na obra

Concreto feito na horaSe você optar por fazer o concreto na sua obra, você precisará ter uma carta-traço certificada e alugar uma betoneira. Não se preocupe, você não precisará comprar uma carta-traço. O engenheiro responsável pela sua obra provavelmente irá recomendar uma carta-traço já conhecida e certificada.

Traço

O traço é uma forma de representar a proporção dos ingredientes do concreto. Ele é exibido através de números separados por “:”. Cada número indica o volume de cimento, areia e pedra necessários para fazer o concreto, por exemplo:

Concreto feito na obra 2

No traço ao lado, para cada 1 litro de cimento, devemos misturar 2 litros e areia e 3 litros de pedra para fazer o concreto. Neste exemplo usamos o litro, mas poderíamos usar qualquer outra medida de volume. Por exemplo, poderíamos ter usado balde, lata, carriolas, e assim vai.

Dosagem

No dia a dia da obra, é mais comum ouvirmos a seguinte receita do concreto: 1 saco de cimento para 4 latas de areia e 6 de pedra. Esta forma de representar a proporção dos ingredientes é chamada dosagem, não confunda dosagem com traço.

Concreto feito na obra 3Nas calculadoras do PraConstruir nós utilizamos sempre o padrão de cimento em saco de 50kg e areia e pedra em latas de 18 litros. Assim a nossa representação da dosagem fica igual a figura ao lado.

Desta forma é mais fácil do pedreiro medir a quantidade de cada ingrediente na hora de fazer o concreto, pois para cada saco de 50kg de cimento devemos adicionar 4 latas de tinta de 18 litros de areia e mais 6 latas de pedra. Outra forma bastante comum é apresentar o traço por padiolas ou carriolas ao invés de latas.

Tabela resumo traços e dosagens

Na tabela abaixo você pode observar os traços e suas respectivas resistências e rendimentos. Estes valores são os mesmos valores utilizados nas nossas calculadoras.

Etapa de Obra
Traços
(Cim/Areia/Pedra)
Dosagem
(50kg/Lata/Lata)
Resistência
(Fck)
Lajes
1 : 1,5 : 3
1 : 3 : 6
35
1 : 2 : 2,5
1 : 4 : 5
30
Fundações (sapatas, radier e estacas), colunas e vigas
1 : 2 : 3
1 : 4 : 6
25
1 : 2,5 : 3
1 : 5 : 6
23
1 : 2 : 4
1 : 4 : 8
20
1 : 2,5 : 3,5
1 : 5 : 7
19
Contrapiso, calçadas e concreto magro
1 : 3 : 6
1 : 6 : 12
10
1 : 4 : 8
1 : 8 : 16
5
Cintas de amarração
1 : 3 : 5
1 : 6 : 10
12

Como obter um concreto de qualidade?

Para obter um concreto de boa qualidade, procure utilizar sempre areia e pedra (brita) limpas, sem óleos, argila e outros materiais como galhos e gravetos. A água deve ser na quantidade certa, limpa, sem poluentes e sem sal, pois o sal interfere na secagem (cura) do concreto.

Para saber se a quantidade de água está correta, faça o teste da colher. O teste consiste em alisar a superfície do concreto com uma colher de pedreiro e observar. Se a superfície alisada ficar úmida, mas sem escorrer água, a quantidade de água está correta. Se escorrer há excesso de água e se não ficar úmida, é sinal de que falta água.

Como comprar o aço?

Tipos de armações de aço

O aço é uma mistura (liga) de ferro e carbono. Apesar de errado, é comum as pessoas chamaram este material apenas de ferro.

As armações de aço nada mais são do que barras de aço cortadas, dobradas e amarradas ou soldadas em formas de colunas, gaiolas, malhas, etc. Veja alguns exemplos na figura ao lado.

As armações de aço podem ser compradas de três formas, sendo:

 

Conforme projeto estruturalConforme projeto estrutural

Neste caso, para fazer o orçamento você irá informar para as lojas apenas o peso do aço. Após escolher a loja, você deverá disponibilizar o projeto para que ela possa faz as armações conforme as especificações do projeto.

 Armação prontaArmação pronta

Com esta opção você poderá economizar dinheiro e tempo adquirindo armações de aços prontas com medidas padronizadas pelo mercado.

 Cortar e dobrar na obraCortar e dobrar na obra

Neste caso você irá comprar as barras de aço (vergalhão) no tamanho padrão de 12 metros para depois cortar e dobrar na obra.

 

Nós conseguimos explicar como é a estrutura de concreto armado? Não guarde a dúvida para você, compartilhe nos comentários ou nos envie através deste formulário. Nós teremos muito prazer em te ajudar.

Ficou com dúvida?

Compartilhar:

14 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *