O que são colunas ou pilares?

As colunas ou pilares ficam acima do solo e fazem parte da estrutura de concreto armado que dá sustentação a casa.

Cada coluna é um bloco retangular ou cilíndrico feito de concreto armado dimensionado para suportar e distribuir o peso das vigas para as fundações. As colunas ou pilares são elementos estruturais, por isso devem ser dimensionadas por um engenheiro capacitado e fazem parte do projeto estrutural.

O que são colunas ou pilares

Geralmente as colunas são posicionadas no encontro das paredes, ou no meio quando o vão é superior a 4 metros. Na maioria das vezes as colunas possuem a mesma largura da parede sem revestimento. Por isso ficam escondidas quando a casa fica pronta.

Para dar forma de bloco ao concreto é necessário a utilização de fôrmas. Geralmente as fôrmas são ser feitas com tábuas e sarrafos de madeira e amarradas com parafuso borboleta ou arame.

Quer saber mais sobre colunas e pilares e ainda ter um check-list com o passo a passo? Baixe agora mesmo o nosso Guia Definitivo sobre Colunas. É grátis.

eBook Colunas

Como fazer uma coluna ou pilar?

Posicionamento da coluna de aço

Geralmente o posicionamento das colunas é determinado na construção da fundação. Por isso, durante a construção das colunas você deve verificar se os diâmetros (bitola) das colunas de aço estão iguais ao projeto estrutural.

Como fazer o posicionamento da coluna de aço do pilar

Um ponto muito importante é que não se deve passar nenhum tipo de duto, principalmente eletrodutos, no meio das colunas. Exceto quando previsto no projeto. Caso contrário, a resistência da coluna é prejudicada e ela pode ser danificada por cortes em manutenção futuras.

As colunas de aço devem ser amarradas aos arranques feitos na etapa da fundação. Confira se as barras de aço estão fixas e bem presas.




Caixarias

Verifique também se as caixarias estão firmes e alinhadas verticalmente (aprumadas) e horizontalmente (niveladas). Neste etapa você deve checar se as medidas estão iguais ao projeto. Após a aplicação do concreto não podem haver vazamentos.

Como fazer as caixarias da coluna ou pilar




Concretagem

Após centralizar as colunas de aço nas caixarias, é colocado o concreto. Este pode ser comprado pronto ou pode ser feito na obra, saiba mais aqui. Durante a aplicação observe se o concreto está pastoso e homogêneo.

Como fazer a concretagem da coluna ou pilar

Após a secagem, cerca de 7 dias, o concreto deverá ter uma cor homogênea e não possuir furos que permitam ver as estruturas de aço. Depois de construir as colunas ou pilares, o próximo passo é fazer as vigas.

Nós conseguimos explicar o que são colunas ou pilares? Se você ficou com alguma dúvida não deixe de compartilhar nos comentários ou enviar através deste formulário. A sua dúvida nos ajuda a melhorar.

eBook Colunas




Como calcular os materiais de construção?

Concreto

Primeiro você deve calcular o volume de cada pilar, para isso basta multiplicar a largura x comprimento x altura do pilar. Depois multiplique o volume da coluna individual pela quantidade de colunas para obter o volume total.

Se você optou em comprar o concreto pronto, não precisa fazer mais nenhum cálculo. Já se optou por rodar o concreto da obra, o próximo passo é escolher o traço do concreto para dai saber o rendimento (quantidade cimento, areia e pedra para produzir 1 m3). Depois, multiplique o rendimento pelo volume para saber a quantidade de cada material.



Aço

Já as colunas de aço podem ser compradas por peso (kg) conforme especificado no projeto estrutural. Neste caso o cálculo é feito pelo engenheiro responsável e você só informa o peso por diâmetro e tipo de aço para a loja.

Outra opção é comprar colunas prontas, neste caso você deverá escolher uma das dimensões disponíveis no mercado e multiplicar pela quantidade de colunas da sua obra.

As colunas de aço também podem ser feitas na obra, neste caso você deverá calcular a metragem linear dos vergalhões (barras de aço) que irão compor os ferros e estribos em metros e dividir por 12 metros (tamanho padrão da barra de aço) para saber quantos vergalhões irá comprar.

Achou complexo calcular a quantidade de materiais? Não perca tempo fazendo contas, use as nossas calculadoras de materiais para fazer a simulação de quanto irá precisar comprar de cada material.

CTA Calculadora



Compartilhar:

14 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Olá, bom dia. Quero construir uma proteção para um madeiramento tesoura que selou sobre um vão de 4,5 metros de largura. Não sei a causa, me pareçe uma fissura na empena. Preciso fazer uma viga sob a linha principal da tesoura internamente no salão onde devo construir uma viga mais duas colunas e um radier sob as mesmas interligando-os numa espécie de retângulo de concreto. Preciso de ampla orientação. Pergunto: que material devo usar?… Ferro, brita, areia, traço para o concreto e tals.
    Agradeço de imediato a vossas ajudas.

  • Eu acho é dentre o tanto vital informações para mim.
    E sou satisfeito estudando seu artigo. Mas quero observação
    na alguns comum questões, o site estilo é ideal, os artigos é verdadeiramente grande: m.
    Bom trabalho, saúde

  • Olá, boa tarde!

    Minha obra possui uma coluna no meio da sala (6m x 5m), gostaria de saber como retirar essa coluna?! Quais cálculos devo levar em consideração e se for possível, quais métodos e/ou procedimentos poderia adotar para que a estrutura fique forte, sem risco de desabamento?!

    Desde já, agradeço pela ajuda!!!

    • Olá Pablo,
      Para poder retirar uma coluna de sua casa, recomendamos a consultoria de um engenheiro capacitado para avaliar as estruturas e cargas de sua edificação.
      Ele que poderá dizer se será possível retirar a coluna. Se possível, ele também recomendará reforçar as demais estruturas ao redor para suportar a carga que era destinada aquela coluna específica.
      Os métodos mais comuns de reforços de estruturas são:
      -Aumentar a seção de concreto de colunas e vigas, com possível incremento de armaduras de aço;
      -Adicionar colunas e/ou vigas metálicas na construção;
      -Utilizar reforços metálicos, colados nas estruturas, como painéis de aço;
      – Utilizar reforços de fibra de carbono, leves e fáceis de esconder.
      Obrigado

  • No térreo a coluna é de 20X20 cm e quero continuar no andar de cima com 10×15 cm, como faço a transição das ferragens de um andar para o outro já que as armações são de dimensões diferentes?

  • Boa tarde,estou preocupada acabei de me mudar pra uma casa e notei uma viga que passa na casa inteira com varias colunas porem quando chega na sala tem uma porta de vidro e nao tem coluna pra sustentar a viga ,mas ela termina em outra viga em t e esta sim tem 2 colunas uma decada lado, mas e o peso desta primeira viga fica.sustentado na viga em t? Nao corre risco?existe uma construcao em cima porem sem laje e de telha creio que a.viga foi pra reforco da laje devida a.construçao em cima

    • Marinalva, a principio não tem problema se a viga tiver sido projetada corretamente. Você deve ficar preocupada se a casa apresentar rachaduras e trintas maiores que 1cm. Se este for o seu caso eu recomendo que você contrate urgente um engenheiro civil para avaliar a situação. Obrigado