Depois de limpar e nivelar o terreno, ligar a água e luz e obter o alvará da construção, inicia-se a montagem e organização do canteiro de obras. Ter um canteiro de obras organizado é importantíssimo para aumentar a produtividade da sua construção. Se você quer ter uma obra limpa, eficiente, organizada e sem acidentes, leia este post que nós explicaremos como.

O que é um canteiro de obras?

O canteiro de obra é a área de trabalho temporário onde serão desenvolvidas as operações de apoio para execução da obra. Ele deve ser organizado de forma a maximizar a eficiência dos trabalhos e serviços que serão realizados na construção, além garantir a segurança e conforto da equipe da sua obra.

Segundo a norma NR18, os canteiros de obras residenciais devem conter instalações sanitárias, vestiário e local para refeições. Porém, a importância do canteiro de obras vai além disso. Um bom canteiro de obra deve considerar:

  • Layout e logística
  • Barracão da obra
  • Estoque de materiais
  • Limpeza e organização

Nessa fase é recomendado que você já tenha cercado o seu terreno com muro ou tapume, e colocado o número da casa de forma visível.

Layout e logística

Recomendamos que você faça um “projeto” para definir o melhor layout do canteiro da sua obra. Não precisa ser um projeto muito elaborado, uma folha desenhada com caneta já resolve.

Logística e layout do canteiro de obras

O primeiro passo para fazer este “projeto” é desenhar o seu terreno e o local onde será construída a casa. Depois defina os locais de entrada e saída dos veículos e área para descarregamento e armazenamento de materiais. Por último defina onde ficará o barracão e as demais instalações.

Um bom layout ajudará a melhorar o fluxo de trabalho. Por isso, evite colocar o local de armazenamento muito distante da obra, assim o tempo gasto com deslocamentos será reduzido. Lembre, que os locais de transito dos trabalhadores não podem ter materiais e equipamentos obstruindo a passagem, muito menos situações que possam causar acidentes.

Outro ponto importante é sobre o local de armazenamento dos materiais e equipamentos. Armazenar os materiais de forma incorreta pode gerar perdas e prejuízos. Falaremos mais sobre isso abaixo.

Vale lembrar que o canteiro de obras não terá um layout fixo durante toda a construção, a sua organização mudará com o avanço da obra. No início você necessitará de mais espaço para armazenamento de materiais brutos como areia, pedra, aço e tijolos. No final da obra você precisará de menos espaço e mais segurança para armazenar os materiais de acabamento como pisos, porcelanatos e metais.

Barracão da obra

O barracão de obra pode ser construído ou alugado e deve ter espaço para o armazenamento de materiais, equipamentos, escritório, vestiário e banheiros para os funcionários.

Geralmente os barracões são construídos pela própria equipe da obra com madeirites, compensados e caibros de madeira. A cobertura é feita com telhas de fibrocimento e é necessário comprar materiais hidráulicos e elétricos para as instalações provisórias da água, banheiro e luz.

Barracão da obra no canteiro de obras

Já o aluguel é feito através de containers. Esta opção é nova e muito prática, mas infelizmente ainda não chegou em todas as cidades do Brasil. Para uma obra residencial você poderá alugar um container de 3 metros com ou sem banheiro. O aluguel é mensal e a empresa contratada faz a instalação no local da obra. Quando finalizada a construção, a empresa retira o container sem gerar entulhos.

Lembre-se que a lei obriga que no canteiro de obra tenham banheiro e fornecimento de água potável, filtrada e fresca. Por isso, uma opção que também pode ser considerada é alugar banheiro químico.

Estoque de materiais

O modo de armazenar equipamentos e materiais de construção é muito importante, pois confere agilidade nas tarefas, maior segurança para os funcionários e menores perdas de materiais.

Estoque de materiais no canteiro de obras

Cada material deve ter armazenado conforme as suas características. Veja alguns exemplos na tabela abaixo:

Materiais
Como armazenar?
Cimento, cal e argamassas
Não podem ficar em contato direto com o solo, por isso devem ser armazenados sobre tablados ou plataformas.
Areia e pedra
Devem ter fácil acesso ao carrinho de mão e ficar dentro de baias para em casos de chuvas não serem carregadas.
Tijolos e blocos
Ocupam bastante espaço e as pilhas devem ser feitas em locais planos e respeitar a altura máxima de empilhamento para não danificar os materiais.
Barras de aço
Por terem grande comprimento, devem ser armazenados em camadas utilizando espaçadores e peças de retenção. Devem ser separados por bitola para facilitar a identificação na hora do uso.
Materiais hidráulicos
Devem ficar em um espaço coberto e na horizontal. Podem ser separados em camadas conforme o diâmetro para facilitar na hora de usar.
Materiais elétricos
Devem ser adquiridos próximos da utilização. Se você comprar antes, armazene em local seguro e de preferência fora do canteiro de obra.
Telhas
As telhas de cerâmica e concreto devem ser empilhadas verticalmente. Já as telhas de fibrocimento e aço ficam na horizontal, mas levemente inclinadas.
Pisos e revestimentos
Por serem frágeis o ideal é que eles cheguem no canteiro próximo da utilização. Verifique na embalagem a recomendação do fabricante para armazenagem.
Tintas e impermeabilizantes
Coloque as embalagens em prateleiras em um local protegido e ventilado. Não dispense a embalagem original e verifique sempre o prazo de validade.

Limpeza e organização

Manter o seu canteiro de obra limpo e organizado é fundamental para aumentar a eficiência da equipe e evitar acidentes. Peça para o seu pedreiro remover diariamente os entulhos e restos de materiais para manter o canteiro sempre limpo e organizado.

Limpeza e organização do canteiro de obras

O entulhos e eventuais sobras de materiais devem ser periodicamente coletados em caçambas e descartados corretamente. Certifique-se que a empresa contratada realiza o descarte correto dos materiais.

Vale lembrar que todos os trabalhadores desde o início devem estar protegidos com equipamentos de segurança (EPIs).

Agora que você já sabe como organizar o canteiro de obra, que tal fazer a sua inscrição na nossa Newsletter e receber dicas como essas direto no seu e-mail? E lembre-se, o melhor preço dos materiais da sua construção, você encontra no PraConstruir!

Compartilhar:

2 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *