O que são argamassas?

As argamassas são utilizadas em muitas etapas ao longo da obra. Algumas vezes usamos a argamassa para unir materiais, como é o caso no assentamento de tijolos, pisos e revestimentos. Outras vezes, usamos a argamassa para impermeabilizar, nivelar e regularizar superfícies, como no reboco, emboço e contrapiso.

Todas as argamassas são obtidas através da mistura do cimento, areia, cal ou aditivo e água. Porém, para cada aplicação existe uma proporção certa destes ingredientes. Por exemplo, a argamassa do reboco tem mais areia do que a argamassa colante utilizada em azulejos.

Assim como no concreto, as proporções dos ingredientes das argamassas também são representadas por traços. Para cada aplicação existe um traço certo, pois a variação da quantidade de cimento, areia e água criam produtos com resistências e propriedades diferentes.

Na argamassa a resistência é representada pelo Ra e é medida em MPa. O Ra mede a resistência de aderência à tração da argamassa. Quanto maior o teor de cimento maior será a resistência e o Ra da argamassa.

Argamassa feita na obra

A argamassa feita na obra pode ser misturada manualmente, com auxílio de enxadas ou colher de pedreiro. Ou pode ser misturada mecanicamente com o auxílio de misturador ou betoneira. Sua qualidade está intimamente ligada a utilização das quantidades certas de cimento, areia e água.

Argamassa feita na obra

Para obter uma argamassa de boa qualidade, procure sempre utilizar areia limpa, sem óleos e outros materiais como galhos e gravetos. A quantidade de água deve seguir a quantidade indicada na carta de traço e estar limpa e sem poluentes.

Na tabela abaixo você poderá observar os tipos de aplicação das argamassas e seus respectivos traços:

Tipo de uso
Traços
(Cim/Cal/Areia)
Regularização (contrapiso)
1 : 0 : 6

1 : 0 : 12
Assentamento tijolo cerâmico
1 : 4 : 16
Assentamento bloco de concreto
1 : 1 : 12
Chapisco
1 : 0 : 8
Reboco
1 : 4 : 18
Emboço
1 : 1 : 12
Colante
1 : 2 : 8

Argamassas prontas

As argamassas prontas são vendidas em sacos de 20 ou 40kg e precisam ser misturadas somente com a água. Atenção, a quantidade de água varia entre as marcas, por isso siga sempre a quantidade de água indica pelo fabricante na embalagem. As argamassas prontas são fáceis de misturar e de aplicar.

Argamassa pronta

As argamassas prontas também são compostas de cimentos, aditivos e areia. Os aditivos utilizados possuem função de retenção de água e evitam o surgimento de fissuras na secagem.

Atenção, os tipos de argamassa variam conforme a aplicação. Por exemplo, argamassa pronta para reboco tem aditivo impermeabilizante para proteger a alvenaria e não pode ser utilizada para assentar pisos.

Compre sempre a argamassa certa conforme o tipo de aplicação e use a quantidade de água indica pelo fabricante.

Aplicações da argamassa

Assentamento de tijolos e blocos

A argamassa de assentamento é uma massa feita com cimento, cal ou aditivo e areia. É responsável por colar os blocos/tijolos e de manter a alvenaria firme. Por isso, ela é fundamental para a construção das paredes.

Assentamento de tijolos e blocos

Revestimento da alvenaria (reboco)

A argamassa de revestimento possui objetivo de proteger a alvenaria contra intempéries, além de proporcionar regularização, nivelamento e acabamento. São compostas por cimento, cal ou aditivos e areia. Esta argamassa é aplicada direto na alvenaria antes de realizar o acabamento fino (pinturas, texturas, papeis de parede, azulejos, porcelanatos, etc…).

Revestimento da alvenaria (reboco)

São utilizados dois tipos de argamassas de revestimento nas alvenarias:

  • Chapisco: é uma argamassa de cimento e areia grossa aplicada na alvenaria para aumentar sua rugosidade e aderência.
  • Reboco/Emboço: é uma argamassa de cimento, cal ou aditivo e areia média ou fina. Produz uma superfície regularizada e impermeabilizante que irá cobrir as paredes e tetos.

Regularizadora (contrapiso)

A argamassa na fase do contrapiso tem espessura de aplicação de 2 a 5cm e é responsável por criar uma superfície regular e lisa para a instalação dos pisos e revestimentos. É uma argamassa mais seca que popularmente chamamos de farofa ou polvilho.

Regularizadora (contrapiso)

Ela deve ser aplicada sobre uma base de concreto. Após ser espalhada e empenada (alisada), esta argamassa deve ser mantida úmida durante a secagem para evitar fissuras.

Argamassas colantes

É a argamassa responsável por colar no chão ou nas paredes os revestimentos como: azulejos, cerâmica, porcelanatos, mármores, pastilhas, entre outros.

Argamassas colantes

Geralmente esta argamassa é comprada pronta. Para escolher a argamassa certa você deve considerar o material do revestimento, o tamanho da peça e o local onde será instalado. Existem no mercado três tipos de argamassas colante.

Tipo de Argamassa
Aplicação
Argamassa AC-I
Indicada para ambientes internos. Pode ser utilizada em áreas secas ou molhadas protegidas do sol, como banheiros e cozinhas.
Argamassa AC-II
Pode ser utilizada em ambientes internos e externos. Ela é capaz de absorver as variações de temperatura, umidade e ação do vento. Por isso é recomendada para fachadas, pisos em áreas externas e revestimento de piscinas de água fria.
Argamassa AC-III
É a mais aderente de todas e é indicada para peças maiores do que 60x60cm. Pode ser utilizada em ambientes internos e externos e é indicada para aplicação de revestimentos em fachadas, piscinas de água quente e sauna.

Nós conseguimos explicar o que é argamassa? Não guarde a dúvida para você, compartilhe nos comentários ou nos envie através deste formulário. Nós teremos muito prazer em te ajudar.

Compartilhar:

2 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    • Eliene,
      Para artesanato, na fabricação de vasos de cimentos, muitos têm utilizado a argamassa “Massa Pronta” da marca Votomassa (Votorantim). Essa argamassa agiliza o processo, tendo somente que acrescentar água na proporção que a embalagem indicar.
      Algumas pessoas preferem fabricar a argamassa, realizando uma mistura de 1 parte de cimento para 4 partes de areia fina e adicionam a quantidade de água a obter uma massa homogênea.