O que é alvenaria estrutural?

Nesta etapa, a sua obra irá ganhar forma de casa e você terá uma noção melhor da disposição e tamanho dos cômodos com o levantamento das paredes.

No sistema construtivo de alvenaria estrutural ou autoportante, as paredes possuem função estrutural, ou seja, nesse sistema as paredes suportam os pesos (cargas) da casa toda, incluindo lajes, telhados e esquadrias, e distribuem para as fundações dispensando a construção de vigas e colunas.

Além de suportar as cargas da construção, as paredes da alvenaria estrutural dividem os ambientes da casa, proporcionam o isolamento térmico e acústico e protegem os ambientes internos de chuvas e ventos. Elas podem ser feitas de blocos estruturais cerâmicos ou de concreto.

A alvenaria estrutural não pode ser subestimada, ela é um processo construtivo, devendo ser calculado e projetado por profissionais qualificados para garantir segurança e funcionalidade já que suportarão todo o peso da construção.

Nesse sistema, diferente da alvenaria de vedação as instalações hidráulicas e elétricas são realizadas juntamente com a fase de levantamento das paredes nesse sistema construtivo, pois as tubulações são passadas por dentro dos vazados maiores dos blocos estruturais. A localização das tubulações e os tipos de bloco que serão utilizados para saídas delas são especificados na planta da alvenaria estrutural.

Outra grande diferença da alvenaria estrutural se dá em restrição quanto as reformas e alterações de projeto, como a alvenaria possui função estrutural reformas futuras podem não ser possíveis, por não ser possível a retirada e cortes de paredes.

Quer saber mais sobre as diferenças e características das alvenarias, veja nosso post de alvenaria de vedação.

Blocos estruturais cerâmicos

Os blocos cerâmicos, obtidos através da queima da argila em altíssimas temperaturas proporcionam maior conforto térmico a construção, são mais leves e fáceis de manusear do que os blocos de concreto. Conferem uma facilidade no manuseio na obra, porém quebram mais facilmente, gerando maiores perdas na construção, e consomem mais argamassa de revestimento.

Os blocos estruturais cerâmicos são comercializados com medidas padrões com alturas de 19 cm e largura de 14 cm, variando somente os comprimentos de acordo com o tipo de bloco e sua função na estrutura. Você encontra opções de meio bloco, bloco inteiro, bloco de amarração, canaletas, calhas e blocos para saídas de tubulações.

Os blocos de qualidade têm aparência homogênea, arestas vivas e superfície lisa. Eles não devem apresentar tricas ou buracos.

 Blocos estruturais de concreto

Também conhecidos como blocos de cimento, os blocos de concreto proporcionam melhor conforto acústico, quebram menos e utilizam menos argamassa na etapa de revestimento quando comparados aos blocos cerâmicos. Porém são mais pesados e não podem ser manuseados e utilizados em dias chuvosos, pois absorvem água com facilidade, causando alguns desconfortos e dificuldades no canteiro de obras.

Os blocos estruturais de concreto são comercializados com medidas padrões com alturas de 19 cm e largura de 14 cm, variando somente os comprimentos de acordo com o tipo de bloco e sua função na estrutura. Você encontra opções de meio bloco, bloco inteiro, bloco de amarração e canaletas.

Os blocos de qualidade têm aparência homogênea, arestas vivas e superfície áspera. Eles também não podem apresentar tricas ou buracos.

O que é argamassa?

argamassa é a massa feita com cimento, areia e cal ou aditivo responsável por colar os blocos estruturais.

Para garantir uma argamassa de qualidade certifique-se que a areia e água estão limpas e sem outros materiais ou poluentes.

Fique atento, pois, a argamassa utilizada para assentar os tijolos e blocos para parede de vedação pode ser diferente da argamassa utilizada para assentamento de paredes estruturais, principalmente quando uma maior resistência for requerida.

O que é verga e contraverga?

As vergas e contravergas são estruturas que melhoraram a distribuição das cargas em volta das portas e janelas reduzindo o risco de surgimento de trincas e fissuras nas paredes.

São construídas com blocos canaletas e preenchidas com concreto e barras de aço. O comprimento da verga ou contraverga deve ser, no mínimo, 20% maior que o vão em cada um dos lados.

O que é um graute?

O graute é um tipo de concreto, feito com brita mais fina do que a do concreto convencional (brita 0) e aplicado nos vazados dos blocos cerâmicos. Os blocos que forem ser preenchidos por graute podem ter adição de barras de aço ou não, assemelha-se com as colunas de construções convencionais. Seu principal objetivo é de aumentar a resistência das paredes estruturais, então os pontos de grauteamento são escolhidos no desenvolvimento do projeto para garantir sua eficiência.

Nós conseguimos explicar o que é alvenaria estrutural? Se você ficou com alguma dúvida compartilhe nos comentários ou nos envie através deste formulário. A sua dúvida nos ajuda a melhorar.

Como fazer uma parede?

Primeira fiada, é mais importante ainda, por que não tem pilares para poder ser localizar

Com a viga baldrame impermeabilizada inicia-se o processo de assentamento dos blocos para levantamento das paredes. A primeira fileira (fiada) de blocos é a mais importante, ela irá determinar onde as paredes serão erguidas. Por isso, elas devem ser bem demarcadas, comparadas ao gabarito e a planta da primeira fiada.

A primeira fiada deve sempre começar pelos cantos. Depois de pronta é necessário que um profissional qualificado confira todos os pontos de execução para liberar a execução da segunda fiada, pois erros só poderão ser corrigidos nessa etapa, depois que é assentada a segunda fiada os erros são muito mais difíceis de corrigir.

Então inicia-se o processo de levantamento das paredes, onde os blocos estruturais são colados com a argamassa. É importante verificar se estão seguindo as plantas certas das fiadas, colocando os blocos corretos nos locais onde serão instaladas as tubulações hidráulicas e elétricas, onde serão as saídas/ pontos de uso de água, onde serão feitos os grautes e em quais fiadas serão feitas as vergas e contravergas

Durante o levantamento das paredes os profissionais deverão ficar sempre atentos quanto ao alinhamento das paredes, prumo, ao esquadro e o nivelamento dos blocos. Veja um pouco mais sobre certos e errados no levantamento de paredes em nosso post sobre alvenaria de vedação.

Instalações hidráulicas e elétricas

As tubulações elétricas e hidráulicas são passadas dentro dos blocos estruturais. Devem ser atingir suas respectivas saídas. Confirme as localizações das tubulações com o projeto da alvenaria estrutural e do projeto elétrico e hidráulico. Evite fazer cortes na parede para não prejudicar a resistência estrutural dela.

Verga e contra-vergas

Quando a parede atingir altura das vergas e contravergas serão dispostos os blocos canaletas nos vãos. Verifique se as posições, esquadros e medidas estão iguais ao projeto. Como também se as vergas e contravergas estão niveladas horizontalmente.

Imagem para vergas?

Depois de verificadas, são dispostas nas caneletas as barras de aço e realizada a concretagem.

Grauteamento

O graute é realizado depois que a última fiada foi assentada. As barras de aço são inseridas nos vazados dos blocos e o concreto graute é inserido para preencher os espaços.

Confirme que o graute foi feito nas proporções corretas, que foi utilizada a brita 0 em sua fabricação e que está pastoso na etapa de aplicação. Após o período de cura, verifique a aparência do graute.

Como calcular os materiais de construção?

Blocos estruturais

Para saber a quantidade de blocos que irá utilizar, basta calcular a área da alvenaria da construção em m², descontando as áreas dos vãos das esquadrias e dividir pela área do bloco escolhido em m² também. Neste caso é importante considerar a espessura da argamassa, portanto, a área do bloco escolhido será o comprimento do bloco + argamassa vezes a altura do bloco + argamassa. Geralmente a argamassa tem 1 cm de espessura.

Lembre-se que a alvenaria estrutural deverá ser dimensionada e projetada por um profissional qualificado.

Argamassa

Para calcular o volume de argamassa de assentamento, basta calcular o volume da alvenaria (descontados os vãos) e subtrair o volume total dos blocos escolhidos (largura x comprimento x altura).

Se optou por comprar argamassa pronta, é só dividir o volume pelo rendimento recomendado pelo fabricante para descobrir quantos sacos deverá comprar. Depois é só adicionar a quantidade especificada na embalagem de água para realizar a mistura.

Se você pretende fazer a argamassa na obra, o próximo passo é escolher o traço da argamassa para obter o rendimento (quantidade cimento, cal ou aditivo e areia para produzir 1 m3) e depois multiplicar pelo volume calculado anteriormente.

Verga e contra-verga

Bloco canaleta

Para saber a quantidade de blocos canaleta que irá utilizar nas vergas e contravergas, basta somar as larguras de todas as vergas e contravergas, e dividir o total pelo comprimento do bloco canaleta.

Concreto

Para calcular o volume de concreto para preencher as vergas e contravergas, basta calcular o volume de cada bloco canaleta e multiplicar pela quantidade de blocos que serão utilizados. O volume de cada bloco canaleta é calculado multiplicando a altura x largura x comprimento do bloco escolhido. Lembre se converter todas as medidas para metros.

Se você optou em comprar o concreto pronto, o cálculo já está pronto. Já se optou por fazer na obra, o próximo passo é escolher o traço do concreto para obter o rendimento (quantidade cimento, areia e pedra para produzir 1 m3) e depois multiplicar pelo volume calculado anteriormente.

Aço

Já as armações de aço das vergas e contravergas podem ser compradas conforme o projeto estrutural por peso (kg), neste caso o cálculo é feito pelo engenheiro responsável e você só informa o peso por diâmetro e tipo de aço. Ou pode comprar os vergalhões de aço, neste caso você deverá calcular a metragem dos vergalhões (barras de aço) que irão ser utilizados e dividir por 12 para saber quantos vergalhões irá comprar.

Graute

Concreto

Para calcular o volume de concreto necessário para preencher os vazados dos blocos estruturais, basta multiplicar o número de grautes que serão realizados em sua construção pela altura da alvenaria (pé direito) e multiplicar pelo rendimento (volume de concreto para preencher 1 metro linear de blocos estruturais). Para blocos de concreto o rendimento é por volta de 0,0134 m³ de concreto/m linear de bloco.

Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *