Se você pretende iniciar uma obra ou reforma, precisa conhecer as tendências de arquitetura que estão em alta. Mais que ditar moda, elas indicam materiais e soluções que podem garantir mais beleza, conforto e economia para a sua residência.

Pensando nisso, selecionamos as principais tendências de arquitetura para casas em 2018. Inspire-se nestas ideias e planeje uma moradia que atenda às necessidades de sua família sem comprometer o seu bolso!

1. Iluminação direcionada

É obtida a partir de spots de luz embutidos estrategicamente para destacar detalhes, elementos e caminhos. Quando utilizada na fachada e no jardim, por exemplo, assegura um visual moderno e impactante, criando contrastes entre luminosidade e sombra que formam verdadeiros cenários. É uma ótima opção para valorizar a arquitetura e o paisagismo de uma casa.

Iluminação direcionada

Esse recurso também pode ser utilizado no interior da residência, destacando quadros e outros itens decorativos ou, ainda, melhorando a eficiência da iluminação em áreas como o home office, sala de TV ou espaço de preparo da cozinha. Você pode, inclusive, integrá-lo a um sistema de automação residencial para economizar energia.

2. Uso de pergolados

Seja de madeira, concreto ou estrutura metálica, o pergolado auxilia na proteção contra a chuva e na criação de zonas sombreadas em espaços abertos — o que contribui para o controle térmico da residência. Dependendo do objetivo, pode ser utilizado em conjunto com vidros ou plantas trepadeiras.

Aproveite as possibilidades que ele oferece para enriquecer a fachada, embelezar uma área de lazer (próximo à piscina, por exemplo), proteger uma parte do jardim, cobrir um corredor externo ou resguardar a lavanderia.

Aproveite a sua visita e cadastre-se no nosso Boletim Quinzenal para receber no seu e-mail as melhores dicas e informações sobre obras.

CTA Boletim Quinzenal Blog PraConstruir

3. Painéis de madeira

Uma boa solução para melhorar os isolamentos térmico e acústico de uma casa é a aplicação de painéis de madeira na área externa e interna da construção. Com seu desenho predominantemente reto, eles também proporcionam um visual moderno e elegante ao ambiente.

Painéis de madeira

Outro problema comum que pode ser facilmente resolvido com o uso de painéis é a organização de fios dos aparelhos eletrônicos, seja em um home theater ou nas paredes dos dormitórios.

4. Otimização de espaços

Pequenas construções não são mais sinônimo de aperto. Com a diminuição da divisão entre ambientes aliada a soluções como marcenaria inteligente e mobília multiúso, por exemplo, áreas com medidas limitadas podem suprir necessidades diversas — eliminando a necessidade de cômodos extras.

A integração bem planejada de ambientes é fundamental para manter a sensação de amplitude em espaços pequenos. Garanta a praticidade e o conforto com portas de correr, boa ventilação, espelhos bem localizados e móveis sob medida e com tamanho regulável.

Outras tendências de arquitetura

Além das citadas, outras maneiras de gerar economia e garantir a contemporaneidade da sua construção que estão em alta são:

  • construções pré-moldadas;
  • reaproveitamento de materiais;
  • automação residencial;
  • aproveitamento de luz natural;
  • combinação de revestimentos diversos;
  • concreto aparente.

As tendências de arquitetura são o resultado da pesquisa e do trabalho de profissionais do mundo inteiro, retratando o que há de mais moderno nas construções atuais. Pesquise a fundo as que estiverem mais de acordo com a personalidade e a rotina da sua família para que sua casa se adapte perfeitamente à sua realidade.

Agora que você se atualizou com o que está sendo utilizado na arquitetura atual, fique por dentro do passo a passo para construção da sua casa baixando gratuitamente o nosso Infográfico sobre as Etapas da Construção.

CTA info etapas da construção

Compartilhar:

4 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *