Escolher tijolos e blocos é uma das primeiras decisões que você precisa tomar ao iniciar uma construção. Porém, são tantas as variações de formato, cor, tamanho e material, que é comum ficar indeciso sobre a melhor opção.

De qualquer maneira, não basta levar em conta apenas a estética na hora de adquirir blocos ou tijolos: é preciso também avaliar alguns fatores que evidenciam a funcionalidade do produto.

Você deve ficar atento a todos os detalhes, afinal, uma obra é feita para ter uma alta durabilidade. Portanto, os gastos devem ser encarados como investimento.

Neste artigo, você vai aprender como levar todas as necessidades em consideração para fazer a melhor escolha. Além de conhecer os diferentes tipos de blocos com os seus pontos positivos e negativos.

Interessou-se? Então, é só continuar a leitura! Vamos lá!

O que considerar ao escolher blocos e tijolos?

As características mais importantes que você deve considerar ao fazer sua escolha são a resistência e a durabilidade do produto.

Os tijolos ou blocos precisam garantir que a estrutura a ser erguida ficará firme, além de apresentar um alinhamento adequado e contar com um material de fixação eficiente.

Alguns fatores, como carga estrutural, absorção de água, isolamentos térmico e acústico, além do tipo de uso propriamente dito — vedação, estrutural ou aparente — são muito importantes e precisam ser levados em conta.

Aproveite a sua visita e cadastre-se no nosso Boletim Quinzenal para receber no seu e-mail as melhores dicas e informações sobre obras.

CTA Boletim Quinzenal Blog PraConstruir

Por que é importante ter atenção aos custos?

Um dos quesitos mais centrais na tomada de decisão é o custo por m² de alvenaria concluída. Aqui, esteja atento ao melhor custo-benefício para você: mil blocos de concreto, por exemplo, são mais caros que mil tijolos cerâmicos padrão. Porém, o rendimento deles é muito maior e reduz o custo da mão de obra.

Produtos com maior precisão dimensional assentam em bem menos tempo e também economizam na mão de obra. Enquanto tijolos mais baratos costumam apresentar variações que resultam em gastos adicionais com reboco para consertos e acabamento.

Por isso, é prudente avaliar, junto ao engenheiro responsável pela análise das cargas da construção, a melhor alternativa para as suas necessidades. Lembrando que quanto maior for a qualidade dos materiais, menor será o desperdício.

Então, na hora de tomar suas decisões, não considere apenas o valor em si, mas o custo-benefício entre materias e mão de obra. Lembre-se, caso você escolha apenas o mais barato, é possível que tenha que desembolsar no futuro para reformas.

Quais os tipos de blocos e tijolos?

Antes de escolher blocos e tijolos para a sua obra, conheça, a seguir, as opções mais comuns disponíveis no mercado!


escolher blocos e tijolos maciçoTijolo maciço

É também conhecido como tijolinho ou tijolo de barro cozido. Proporciona bom conforto acústico e térmico, mas, por ser pequeno, são necessários muitos para construir cada metro quadrado.

Isso aumenta substancialmente as despesas com mão de obra e argamassa. Outro ponto negativo é a dimensão imperfeita, que pode deixar a alvenaria desigual.


 escolher blocos e tijolos cerâmicoTijolo cerâmico

É o tijolo mais usado atualmente nas construções de alvenaria de vedação, além de ser a opção mais econômica disponível.

Porém, é frágil e tende a produzir bastante entulho. Use-o apenas para vedação, pois ele não suporta cargas estruturais.

Da mesma maneira que o tijolo comum, também não tem dimensões imprecisas, mas o seu desempenho térmico é superior.


 escolher blocos e tijolos concretoBloco de concreto

Comparado aos tijolos, o bloco de concreto é mais resistente e, por isso, rende mais, causando muito menos desperdício.

Também exige menos argamassa para assentamento devido a sua dimensão maior, o que é mais um ponto a favor da economia.

Porém, dentre todas as opções, é o que proporciona menor conforto térmico.


escolher blocos e tijolos estruturalBloco estrutural

Como o próprio nome diz, este bloco é usado na alvenaria estrutural e pode ser feito de cerâmica ou concreto.

Seu tamanho grande exige menor tempo de assentamento, e as instalações hidráulicas e elétricas podem ser introduzidas na realização da alvenaria — o que acelera a construção das paredes e faz a obra ganhar rapidez e economia.

Todavia, para a sua aplicação, não se pode vacilar no planejamento da obra, já que não é possível reformar as construções executadas com blocos estruturais.

Também é necessário um cuidado com as esquadrias. Nesse sistema de construção são utilizadas esquadrias de tamanhos padrões, pois a parede estrutural não permite personalização como grandes aberturas para portas e janelas.


Tijolo ecológico

escolher blocos e tijolos ecológico

Também chamado de tijolo de solo-cimento, é considerado sustentável por não ser queimado em forno a lenha durante sua fabricação.

O tijolo ecológico apresenta dois furos internos, o que facilita a construção da rede elétrica e hidráulica.

Seu sistema modular produz uma alvenaria mais uniformizada, eliminando ou evitando o uso excessivo de reboco; no lugar da argamassa comum, usa-se uma cola especial para o seu assentamento.


escolher blocos e tijolos concreto celularBloco de concreto celular

O concreto celular, também chamado de espumoso e poroso, é mais leve que o tradicional. Isso porque ele tem poros esféricos, que são preenchidos com ar. Com isso, sua densidade pode ser até 4 vezes menor do que a dos blocos comuns de concreto.

Devido a essas esferas, ele tem excelentes vantagens quando se trata de isolamento térmico e acústico. Ele é indicado para diversas finalidades, como lajes, pisos e paredes. Também é o mais adequado quando se trata de estruturas mais robustas.


 escolher blocos e tijolos Tijolo de acabamento

O tijolo de acabamento tem exatamente a função que o nome lhe dá. Ele é uma derivação dos tijolos cerâmicos comuns, porém com uma aparência melhorada, a fim de proporcionar um bom aspecto à sua finalidade. Assim, você poderá encontrá-lo em diversos formatos e cores, devendo analisar qual se adéqua mais à sua busca.

É muito utilizado para áreas externas, pilares, fornos e bancadas. Lembre-se de que, em áreas que sejam expostas a altas temperaturas, é preciso unir tanto a estética quanto a capacidade de suportar esse ambiente adverso, certo?

 


escolher blocos e tijolos refratárioTijolo refratário

É um tijolo sem furos ou aberturas, feito para suportar altas temperaturas. Por isso, seu uso é destinado à construção de churrasqueiras, fornos de pizza, lareiras e outras finalidades que tenham essa característica de exposição ao calor intenso.

É preciso saber que, ao utilizar essa peça, também será necessário o uso de argamassa especial, feita para o mesmo propósito.


escolher blocos e tijolos vidroBloco de vidro

Quando se busca grande efeito estético e design moderno com sofisticação, o vidro é uma das melhores opções. Mas suas vantagens não ficam apenas na aparência: ele também proporciona um bom isolamento térmico e acústico.

Muitos desanimam dessa peça devido ao seu custo. Porém, ele pode ser visto como um investimento, já que é usado em pequenas quantidades e aproveita melhor a iluminação natural — diminuindo o gasto com energia elétrica.

Caso se decida por utilizar grande quantidade de vidro em sua edificação, é preciso ficar atento. É necessário que seu modelo de construção seja de concreto armado, já que a alvenaria estrutural não suporta o uso desse material em quantidades elevadas.

Então, caso esse não seja o seu sistema de edificação, converse com os profissionais responsáveis para decidir sobre a possibilidade da utilização do material.


Escolher tijolos e blocos para a sua construção não é uma tarefa fácil. É preciso uma grande pesquisa e estudo para tomar esse tipo de decisão. Como nem sempre temos esse tempo disponível, o melhor é realizar essa ação com a maior comodidade possível.

Por isso, escolher e comprar pela internet é excelente alternativa, que otimiza seu tempo e lhe dá acesso a um grande leque de opções, para que você possa escolher a que melhor se adéqua à sua necessidade.

Agora que você conferiu as nossas dicas, ficou bem mais fácil escolher tijolos e blocos para a sua construção, certo? E para facilitar mais fácil ainda, visite agora mesmo o site do PraConstruir e veja só!

Quer ficar por dentro do passo a passo para construção de sua casa, baixe gratuitamente o nosso Infográfico sobre as Etapas da Construção agora.

CTA info etapas da construção

Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *