Planejar, em todos os setores da vida, é sempre uma forma de evitar surpresas desagradáveis e de otimizar resultados. Na hora de construir a sua casa não é diferente. Você confere neste post a reportagem, em que o Técnico em Edificações e Administrador de Obras Felipe Gaiani, que atua em São Carlos, aborda fatores que vão te ajudar a gastar menos na sua construção.

Planejar evita desperdício de material e retrabalho

O planejamento é uma etapa importante da construção e também uma forma de economizar. “É importante planejar a construção da sua casa de forma que você consiga executá-la sem desperdício de material e sem ‘retrabalho’, que é você ter que refazer alguma coisa”, explica Gaiani.

Planejar evita desperdício de material e retrabalho

“Toda vez em que é preciso refazer um trabalho, você acaba tendo um gasto totalmente desnecessário, que poderia muito bem ter sido evitado caso o planejamento tivesse sido bem feito”.

Organize as suas compras

Organize as suas comprasDe acordo com o profissional, o planejamento permite economia na compra de itens para a construção. “Você vai poder levantar na sua planta a quantidade exata de material, para que, assim, você consiga melhores preços com menos compras de materiais básicos de acabamento, itens elétricos e hidráulicos”, diz.

Realizar cotações é sempre importante, mas sem deixar de lado a qualidade do material. “As vezes tentamos economizar em material e, muitas vezes, pela baixa qualidade do item adquirido, o barato acaba saindo caro. Esteja sempre atento à qualidade”, explica o administrador de obras.

Contrate mão de obra qualificada

Para o Felipe Augusto Gaiani, é preciso estar atento à execução do processo de construção. “A obra tem que ser fiscalizada e precisa reunir mão de obra qualificada”.

Contrate mão de obra qualificada

Isso porque, de acordo com o profissional, mão de obra qualificada evita a probabilidade de erros e a necessidade de refazer o serviço. “Todo trabalho que precisa ser refeito gera uma média entre 20% e 30% de desperdício. Então se a sua casa ficar fora de esquadro, por exemplo, você terá um gasto a mais em piso e revestimento”, afirma Gaiani.

Saiba do óbvio

O Técnico em Edificações afirma que, uma das formas de gerar economia na sua construção é sair do habitual, ou seja, buscar alternativas muitas vezes diferentes do que as praticadas pela maioria das pessoas.

“Procure materiais de reuso ou de demolição. A tecnologia também está na construção civil, oferecendo materiais novos como revestimentos cerâmicos que imitam madeiras, ou tijolos e telhas ecológicas que não precisam de acabamento. Também devem ser consideradas as instalações elétricas como lâmpada e boiler que pode gerar uma maior economia no futuro”.

“Tudo isso são diferenciais muito grandes na construção hoje e que certamente geram uma maior economia”, completa o profissional.

 Vimos então que planejar é garantia de economia. Quer saber mais? Leia este post Planejamento. Já se você quer ter uma visão sobre todas as etapas da construção da sua casa? Baixe gratuitamente o nosso Infográfico sobre as Etapas da Construção.

CTA info etapas da construção

Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *