Se você é nosso leitor assíduo, com certeza, já sabe que a sua área de lazer deve considerar espaço e iluminação. Mas, com relação aos revestimentos, você não acha que também deve aprender quais pisos para área externa são mais indicados?

Nessa etapa da construção ou reforma, é fundamental reconhecer as características e cuidados necessários de cada tipo de piso, uma vez que as áreas externas de casas apresentam peculiaridades.

Que tal acompanhar este post e descobrir a melhor maneira montar e cuidar do seu espaço para descanso e lazer? Confira!

Porcelanato

A primeira opção já é bem conhecida daqueles que já passaram pela fase de revestir o interior da sua casa. O porcelanato é uma espécie, hoje, de carro-chefe da maioria das obras. Por ser versátil e ter muitas opções de cores, texturas e formatos, esse tipo de piso está presente em muitos projetos!

Porcelanatos

O importante é saber selecionar o porcelanato certo para a área externa. O modelo natural, que não é polido, e o rústico, que é irregular, são boas pedidas — já que são pisos antiderrapantes. Só tenha atenção com um detalhe: eles são impermeáveis. Logo, é necessário instalar ralos para o escoamento de água.

Piso cerâmico

Além de ser durável e altamente resistente, o piso cerâmico também é uma ótima opção por apresentar outras características — ele pode ser antialérgico, anti-inflamável e de fácil limpeza.

Além disso, o material cerâmico dá uma proteção especial à estrutura da sua construção, auxiliando na vedação, servindo como isolamento térmico, proporcionando segurança ao fogo e estanqueidade de água e gazes, sabia?

Pedra São Thomé

Você já teve o privilégio de visitar a pequena cidade de São Thomé das Letras, no interior de Minas Gerais? Erguida no alto das serras mineiras e com a maioria de suas construções feitas em pedra, o destino turístico também é famoso pela comercialização desse material.

A pedra São Thomé, tanto rústica quanto polida, é um produto durável, antiderrapante e resistente — suportando atritos e altas cargas. Além disso, ela é um tipo que não absorve calor, sendo muito indicada para as áreas externas, principalmente as que possuem piscina e trânsito de pessoas descalças ou com calçados mais leves.

Quer mais um motivo para escolher esse tipo de piso para área externa? A pedra São Thomé é porosa, oferecendo ótima permeabilidade. Mas isso não impede você de aplicar uma resina impermeabilizante para deixá-la com um aspecto mais sofisticado. Fica a seu critério!

CTA info etapas da construção

Piso de concreto intervalado

Esse tipo de piso garante uma permeabilidade do espaço. Como? As peças são modulares e se encaixam, de forma que você deixe um espaço para a vazão de água, além de poder intervalar com grama ou outro material.

Piso intervaldo

Com diversas formas geométricas, é possível brincar com a estética da sua área externa. A baixa manutenção e a vida útil prolongada do piso de concreto intervalado são fatores positivos dessa alternativa!

Piso drenante

Por falar em permeabilidade, que tal investir em pisos que já são drenantes? Muito indicado para áreas que vivem molhadas, esse tipo de revestimento para o chão evita a criação de poças, uma vez que drena toda a umidade para o solo.

Esses pisos são muito recomendados para construções sustentáveis, uma vez que sua extensão é totalmente permeável. Logo, eles não dependem de espaços entre as suas peças, fazendo com que sejam evitadas enchentes e outros impactos ambientais.

Piso de madeira tratada

Madeira no chão da área externa? Sim! A madeira, quando tratada para essa finalidade, pode ser uma ótima alternativa para espaços externos e que, inclusive, ficam molhados com frequência. O material é áspero e combina bastante com o local: ar livre, aberto, natural, rústico etc. Escolha perfeita também para a construção de decks e caminhos na grama.

Quais tipos de pisos para área externa você acha que combinam mais com o espaço da sua casa? Já pensou em mesclar opções ou em contar com a ajuda online para fazer a sua escolha?

Aproveite a sua visita e cadastre-se no nosso Boletim Quinzenal para receber no seu e-mail as melhores dicas e informações sobre obras.

CTA Boletim Quinzenal Blog PraConstruir

Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *