O piso de madeira é um dos preferidos para ser usado em casa, pois proporciona um aspecto aconchegante, elegante e sofisticado ao lar.

A variedade de matéria-prima, suas possibilidades de utilização e o fato de ser um clássico que nunca sai de moda também são aspectos que chamam a atenção.

Porém, alguns cuidados são necessários para garantir que seu piso fique sempre bonito. Neste post, vamos mostrar os principais cuidados. Confira!

Tipos de piso de madeira e instalação

Um detalhe importante sobre os pisos de madeira é com relação aos seus tipos. Os tacos e réguas são peças maciças de madeira.

O taco pode ser fixado diretamente no contrapiso, mas precisa estar muito bem nivelado e contar com um tempo de cura. As réguas são os tipos mais bonitos e desejados. Hoje em dia, há várias opções de madeira disponíveis, que podem ser fixadas diretamente no contrapiso.

tipos de piso de madeira e instalação

Por fim, temos o laminado. Mais barato, é um piso feito em camadas. Possui camadas de placa de madeira natural ou prensada com uma de acabamento por cima.

A instalação deve ser feita por profissionais com experiência para obter um resultado satisfatório. É importante que o contrapiso esteja muito bem alinhado e acabado, limpo e seco. Tudo isso facilitará a fixação do material, proporcionando um acabamento de maior qualidade.

Cuidados com o material

1. Evite produtos de limpeza

Os pisos de madeira não suportam produtos de limpeza, em especial os abrasivos. Por isso, tenha cuidado com aqueles que contém álcool, água sanitária, entre outros.

evite produtos de limpeza

Para limpá-los, prefira o sabão neutro e pano úmido.

2. Preserve as áreas de maior circulação

Outro cuidado necessário é de proteger o piso nos locais de maior circulação e insolação. Dessa forma, coloque tapetes nas entradas, debaixo de janelas e locais por onde você e outras pessoas da casa passam várias vezes ao dia.

Esses locais podem se desgastar mais rapidamente, fazendo com que seja preciso investir em uma renovação do material antes do esperado. Entretanto, com a utilização de tapetes nessas áreas, você protege o piso, aumentando sua vida útil.

3. Evite riscos

Os pisos de madeira estão sujeitos a riscos — fique atento a esse aspecto!

evite riscos

No caso dos móveis, uma solução simples é colocar um pequeno pedaço de feltro nos pés para evitar que, ao arrastar para limpar, por exemplo, causem riscos no chão. Faça o mesmo com cadeiras, mesas e banquetas.

4. Tenha cuidado com a umidade

Com exceção daquelas tratadas especificamente para decks e áreas externas, a madeira que você revestirá a sua casa não deve ser submetida à umidade excessiva.

Isto é, a água pode danificar o material, além de provocar o aparecimento de fungos e mofo. Portanto, na hora de limpar, evite jogar o líquido diretamente sobre ele — e, se acontecer, seque logo em seguida e deixe ventilar bastante.

5. Utilize cera e verniz apenas em último caso

As madeiras presentes no mercado já passaram por um tratamento e envernização adequados para sua casa.

Portanto, a aplicação de cera é necessária apenas quando ficarem bastante opacas. Nessa situação, use apenas uma camada bem fina de cera transparente.

Já o verniz não é recomendado — deixe esse tipo de aplicação apenas para quando for necessária uma renovação completa do seu piso. Nem a cera, nem o verniz são necessários em laminados.

O piso de madeira é um ótimo revestimento para levar conforto e beleza ao seu lar. Ao ter os cuidados mencionados, você conseguirá um aspecto bonito por mais tempo, eliminando a necessidade da renovação completa — com lixas e verniz, no caso das réguas e tacos, ou substituição, no caso do laminado.

Gostou deste post sobre os cuidados essenciais para ter com o piso de madeira? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a conhecerem essas informações!

Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *