A parede de tijolos aparentes tem se tornado uma grande aliada para quem busca otimizar a decoração dos ambientes.

Ela consiste em uma parede que não tem nenhum tipo de revestimento, nem mesmo de reboco, deixando-a crua, o que faz com que sejam transmitidas, ao mesmo tempo, sensações de rusticidade e aconchego.

Apesar de possui um enorme apelo visual, é preciso tomar certos cuidados tanto em sua instalação quanto em sua manutenção. Para te ajudar nessa questão, fizemos este post!

Nele você encontra 3 cuidados fundamentais para garantir a boa aparência e, por consequência, a valorização do seu imóvel. Portanto, leia com muita atenção. Vamos lá?

1. Seja cauteloso na hora de decidir o rejunte

O rejunte é uma peça essencial para obter uma parede bonita. Existem três tipos diferentes de juntas e você deve fazer sua escolha baseando-se no estilo que você está buscando.

A primeira é a junta cheia. Nesse caso, ela fica aparente e no mesmo nível do tijolo. É o modelo mais clássico, conferindo, portanto, um aspecto mais antigo.

Seja cauteloso na hora de decidir o rejunte

Os outros tipos são a junta seca, em que a argamassa não fica visível, dando um toque de modernidade, e a frisada, em que se retira parcialmente a argamassa mais superficial, dando um novo relevo na parede.

Assim, basta você analisar qual estilo você prefere para não errar nessa escolha.

2. Cuide bem da limpeza de sua parede

Uma das poucas desvantagens desse tipo de tijolo é a facilidade com a qual ele suja, por isso é necessária grande atenção nesse ponto.

É preciso realizar mensalmente uma boa limpeza, com diversos produtos como vinagre, cal, cloro ou água sanitária.

É importante lembrar que eles devem ser previamente dissolvidos em água e, após a limpeza, é preciso enxaguá-los com um pano úmido para retirar os resíduos da parede.

Isso se deve ao fato de que, ao deixá-los secar naturalmente com o sol, podem surgir manchas brancas na superfície.

3. Impermeabilize os tijolos

Devido a sua alta porosidade, os tijolos são mais suscetíveis ao surgimento de mofos e infiltrações, que podem comprometer a sua estrutura.

Caso sejam tijolos expostos, esse problema se torna pior, já que se torna mais visível e não há um revestimento que o proteja.

Impermeabilize os tijolos

Portanto, é ideal que, além da limpeza com agentes que combatem essa situação, se faça a impermeabilização da superfície com os produtos disponíveis no mercado.

Essa escolha deve ser feita sabiamente, visto que alguns deles podem alterar o tom. Devido ao fato de existirem produtos impermeabilizantes que podem escurecer o tijolo aparente. Porém, pesquisando bastante e utilizando os itens corretos, não precisa ter medo.

Outra forma de impermeabilização é a pintura. Com ela, além de proteger os tijolos aparentes você poderá ajustar a cor da forma que preferir, combinando com o seu ambiente.

Com os devidos cuidados, a parede de tijolos aparentes valoriza um ambiente com grande singularidade. Portanto, na hora de instalá-los, procure profissionais capacitados e produtos de alta qualidade. Só assim você garante que está fazendo um bom investimento, em que você obtenha o resultado esperado e garanta o conforto, segurança e bem-estar para você e sua família.

Nosso artigo sobre parede de tijolos aparentes foi útil para você? Gostaria de receber mais posts como esse? Então nos siga no Facebook, LinkedIn e Youtube, para receber mais informações como essas em primeira mão!

Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *