Você está pensando em construir, mas ainda tem dúvidas sobre quais profissionais contratar para a sua equipe de obra? Para eliminar quaisquer dúvidas, é importante saber que existem algumas funções imprescindíveis e você deve focar sua atenção nelas.

Para que a sua obra aconteça do jeito e no tempo certos, confira as principais funções que farão parte da sua equipe de obra e não deixe de escolher os melhores profissionais de cara área para ajudar você nessa empreitada! Vamos lá!

Arquiteto

Vamos começar do início, lá no projeto de obra? O responsável por esta etapa inicial é o arquiteto. Ele elabora e desenvolve o projeto arquitetônico, um estudo bem detalhado da planta da sua casa. No projeto ficam diagramadas as posições e áreas de cada cômodo da casa, bem como quais serão os materiais utilizados na construção.

Quais profissionais imprescindíveis para obra

Outros pontos, como especificação de acabamento e métodos de construção, também são definidos pelo seu arquiteto. Ele também elabora as plantas de forma que já estejam aptas a serem aprovadas pela prefeitura. Apesar de ser integrante da etapa inicial, ele acompanha toda a obra, até o momento da decoração.

Engenheiro civil

Depois do arquiteto, você deve contar com o serviço de um bom engenheiro, para que ele execute o projeto criado. Ele vai adicionar mais detalhes nesse planejamento, como os projetos técnicos estruturais, elétricos, hidrossanitários, etc.

O engenheiro, por colocar em execução o projeto, também acompanha a construção até o final, orientando e fiscalizando os demais trabalhadores da equipe de obra.

Mestre de obras

O profissional que cuida da construção e que coloca, literalmente, a mão na massa, é o mestre de obras. Ele tem conhecimento de todas as ações de uma obra e sabe como executá-las. A sua principal função é distribuir as frentes de trabalho e, liderando a equipe de obras, cumprir as metas de produção do projeto do arquiteto e engenheiro civil.

A figura do mestre de obras é fundamental, pois é ele quem mantém a ordem dentro do canteiro de obras, que filtra os problemas e preza pela qualidade do serviço, além da produtividade da equipe.

Pedreiro

Essencial para qualquer construção, o pedreiro é aquele que vai ficar responsável por toda a parte de concretagem, alvenaria e assentamento de pisos, azulejos e outros revestimentos. É ele quem dá forma ao projeto, de fato, executando as tarefas para que a casa seja erguida.

Servente ou auxiliar de pedreiro

Esse profissional é designado para ajudar todo o serviço do pedreiro, de forma que seu trabalho seja otimizado. Responsáveis pelas partes mais pesadas, como o transporte de materiais, remoção de entulho e confecção das massas, os serventes são o braço direito do pedreiro.

Eletricista

Para colocar o projeto ainda mais em forma, o eletricista se faz necessário para realizar as ligações de energia da obra. Ele instala toda a estrutura elétrica, passagem da fiação, interruptores e tomadas da construção.

Profissionais eletricista

O profissional participa da obra ainda no canteiro, quando verifica os pontos de luz indicados no projeto. Depois, ele retorna à construção no período de execução das lajes, para embutir as tubulações. Mais para o final, ele volta e finaliza com os conduítes, tomadas e interruptores.

Encanador

Assim como o eletricista, o encanador também participa da equipe de obra para instalar toda a parte hidráulica do projeto. Ele é quem cuida de toda a rede de canos de água e esgoto e todas as pias, tanques e torneiras ficam sob sua responsabilidade.

O encanador também precisa estar presente desde o canteiro de obras até o momento posterior à execução das lajes, para colocar as tubulações e, depois, retornar na fase de acabamentos para instalar todas as peças.

Pintor

Ele é responsável por fazer a pintura e texturas da casa. Ele é um dos últimos profissionais que irá trabalhar na obra, ele chega depois da instalação de todas as partes hidráulicas, elétricas, bancadas e armários.

Basicamente, a sua equipe de obra vai precisar de todos esses profissionais. É claro que, após a construção finalizada, você também vai poder contratar paisagistas, jardineiros, decoradores, entre outros profissionais que cuidam dos acabamentos mais detalhados e da decoração da sua casa.

Agora que você já sabe quem estará presente na sua equipe de obra, que tal aproveitar a sua visita e se cadastrar no nosso Boletim Quinzenal para receber no seu e-mail as melhores dicas e informações sobre obras.

CTA Boletim Quinzenal Blog PraConstruir

Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *