Com a internet e as novas tecnologias, surgiram novas opções para quem está pensando em construir o seu sonho. Uma delas é a aquisição de uma planta pronta. Porém, o que pode ser uma solução rápida, não é vista com bons olhos por alguns arquitetos.

Para ajudar você a tomar a melhor decisão, entrevistamos duas pessoas com visões opostas sobre o tema. Assim você terá a oportunidade de saber quais são as vantagens de cada situação. Os entrevistados são, Renan Denadai, diretor de TI e sócio do site Planta Pronta e Juliana Colleone, arquiteta e geobióloga.

Quais os benefícios de comprar uma planta pronta?

Sai mais barato

“O Planta Pronta surgiu quando procurávamos encontrar uma forma de atender clientes em todo território nacional de forma online. Principalmente por ter consciência do nosso importante papel social, em especial para as famílias de menor poder aquisitivo e de cidades remotas. Em muitas cidades não se tem oportunidade de acesso a um arquiteto, seja pelo custo financeiro ou mesmo pela falta de oferta da profissão”, afirma Renan Denadai, diretor de TI e sócio do Planta Pronta.

Comprar planta pronta

“A internet, assim como em outras áreas, está possibilitando avançarmos em questões importantes, como por exemplo, a diminuição de casas irregulares. Casas irregulares não seguem normas básicas e oferecem risco real ao dia a dia das pessoas”, explica.

É possível ver o projeto antes de pagar

Segundo Denadai, há muitas vantagens em adquirir plantas e projetos de arquitetura prontos, como é feito pela empresa. “Quando um cliente procura um escritório de arquitetura convencional, a sua principal preocupação é se o resultado do projeto será satisfatório”.

“Nós oferecemos a possibilidade de o cliente ver a planta e a fachada antes que tenha que efetuar qualquer pagamento. Isso passa segurança, sem falar na velocidade de entrega que é imediata”, diz Renan.

Não precisa sair de casa

No site há várias opões de projetos prontos, para que você escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. E o processo para contratar é bastante simples. “Essa parte é semelhante à de um escritório de arquitetura convencional. Só que fazemos o atendimento por email ou telefone”, completa.

CTA info etapas da construção

Quais os benefícios de contratar um arquiteto?

Adequar as necessidades do cliente

“Projetos prontos oferecidos por várias empresas na internet não levam em consideração um dos principais aspectos da arquitetura, que é adequar as necessidades do cliente e terreno. Um projeto deve analisar o cotidiano, hábitos do clientes e a localização da construção no terreno, pensando principalmente na orientação solar”, afirma Juliana Colleone.

Cada terreno é único

Na opinião da profissional, o grande problema em encontrar uma planta pronta e replicá-la, mesmo que ela se encaixe nas necessidades do cliente, é que cada terreno é único. Cada terreno tem uma especificidade, entorno, bairro e orientação solar única.

Contratar arquiteto

“Saber onde o sol nasce e morre é um dos aspectos básicos de uma boa arquitetura, para podermos distribuir os cômodos de uma maneira que eles permitam a entrada da luz solar de maneira equilibrada e saudável. Assim podemo evitar que um quarto fique muito quente no verão por estar voltado para o Oeste. Ou que nunca entre o sol por estar orientado ao Sul”, explica.

“São condições que, quando esquecidas, terão como resultado construções desequilibradas. Criando a sensação térmica dentro da casa de muito fria ou muito quente. Isso afetará o bem estar do morador ao longo dos anos”, diz Juliana.

Considera questões telúricas

Além das condições de conforto ambiental da construção. Existem também, segundo a arquiteta e geobióloga, as influências energéticas por questões telúricas (que vem da Terra) como veios de água, falhas geológicas e linhas magnéticas da Terra.

“Se não há um estudo anterior do terreno com a radiestesia e a Geobiologia antes de se projetar. Não é possível saber se existe alguma dessas influências no local. Assim podemos colocar os quartos, ambiente em que passamos em média oito horas ao dormir, sobre um veio de água por exemplo, e com isso prejudicar a saúde e bem estar do morador”, diz

As pessoas são únicas

“Não podemos esquecer que cada pessoa é única, com gosto e estilo de vida diferente uma das outras. Assim como os terrenos também são únicos. Ter projetos prontos como referência do que se gosta é uma coisa, agora replicar sem considerar esses aspectos essenciais para uma construção minimamente saudável, é outra”, completa Juliana Colleone.

Para nós, não existe um certo e errado entre comprar uma planta pronta ou contratar um arquiteto. Pelo contrário, vemos as duas opções como complementares e que juntas conseguem atender uma parte maior da população, concorda? Compartilhe a sua opinião nos comentários.

Aproveite a sua visita e cadastre-se no nosso Boletim Quinzenal para receber no seu e-mail as melhores dicas e informações sobre obras.

CTA Boletim Quinzenal Blog PraConstruir

Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *