Pra construir a sua casa, é importante um olhar atento para um cômodo que tem se tornado cada vez mais o centro de atenção dos lares: a cozinha americana. Espaço em que muitos recebem convidados especiais para almoço, jantar e outros eventos gastronômicos.

Uma possibilidade para otimizar esses encontros, ou até mesmo aumentar a área de convívio da família, é a integração da cozinha com a sala, formando a chamada cozinha americana ou em conceito aberto.

Para ajudar você a projetar a cozinha da sua casa, convidamos as arquitetas Jessika de Araujo e Natallie Candiotto a escreverem este post com algumas dicas.

Escolha o tipo de bancada certo

De acordo com a arquiteta Jessika de Araujo, do Estúdio 127 Arquitetura e Gerenciamento de Obras. É muito comum, neste tipo de ambiente, a utilização de bancadas para hierarquizar e dividir os ambientes fisicamente sem perder a integração visual.  “Porém, é preciso tomar cuidado com o tipo de bancada, para que ela seja funcional e ergonômica”, afirma.

Escolha o tipo de bancada certo

Sobre o tamanho das bancadas, a arquiteta explica. “A bancada deve ter no mínimo 30cm de largura, e a altura deve variar entre 75cm e 110cm, dependendo se será utilizada para refeições (mesa), para trabalho ou de apoio à pia e ao fogão”.

Atenção para a falta de armários

Para realizar a integração entre os cômodos, é necessário eliminar paredes, o que necessita de uma atenção especial. “Com essa eliminação, é possível que você se veja sem opções de local para instalar armários e espaços de armazenamento em geral. Estes espaços são muito importantes em uma cozinha”, afirma Jessika de Araujo.

De acordo com a profissional Natallie Candiotto. “Uma opção interessante seria uma gaveta ou porta que comporte os temperos, condimentos e utensílios mais usados no dia a dia em baixo do fogão”.

Aproveite a sua visita e cadastre-se no nosso Boletim Quinzenal para receber no seu e-mail as melhores dicas e informações sobre obras.

CTA Boletim Quinzenal Blog PraConstruir

Não economize na coifa

Outra questão importante é a implantação de um sistema de exaustão, para evitar a proliferação de odores de alimentos. “Como os espaços estão integrados, um bom sistema de exaustão, como uma coifa. Um bom sistema de exaustão é fundamental para evitar que odores se espalhem por toda a casa. Caso contrário corre-se o risco dos cheiros como de frituras incomodem a família e os convidados”, completa Natallie Candiotto.

Atenção para a falta de armários

Gostou das dicas da Jessika e Natallie? Quer receber mais dicas direto no seu e-mail? É só assinar a nossa Newsletter. Baixe gratuitamente o nosso Infográfico sobre as Etapas da Construção e fique por dentro.

CTA info etapas da construção

Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *