Muito bem, você finalmente decidiu construir sua casa própria! Agora, é preciso parar e pensar em todos os detalhes dessa fascinante empreitada. A primeira e decisiva tarefa que você tem pela frente é elaborar um projeto para construção. Ele será fundamental para levantar todos os custos da obra e ter uma ideia do tempo que levará para a casa ficar pronta.

Porém, se você não tem a menor de ideia de como fazer isso, não se preocupe. A seguir, listamos as principais providências que você deve tomar para não ter problemas no decorrer da construção. Confira!

Obtenha as medidas exatas do seu terreno

Antes de qualquer coisa, você vai precisar que um serviço de topografia realize o levantamento planialtimétrico do seu terreno. Trata-se de uma planta com todas as medidas do seu espaço, trazendo desde as dimensões horizontais até as alturas de desnível.

Elaborar um projeto para construção

Esse procedimento custa aproximadamente 1% do valor da obra e é essencial para você dar prosseguimento a todos os outros passos.

Estabeleça os detalhes do seu projeto

Com a medida do terreno em mãos, você mesmo poderá fazer um rascunho do projeto de construção. Não se preocupe com eventuais incoerências. Afinal, o importante nessa etapa é representar suas ideias no papel da maneira mais clara possível.

Qual será o tamanho dos cômodos? Como sua casa será distribuída pelo terreno? Você precisa de um quintal espaçoso? Pense em todos esses detalhes e, aí sim, siga para a próxima etapa.

CTA info etapas da construção

Apresente sua ideia a um profissional especializado

Agora que você já tem os detalhes do terreno e um rascunho do que você quer, será necessário contratar um arquiteto para avaliar a sua ideia e elaborar um projeto para construção viável. Esse profissional criará não somente a planta baixa da obra, mas também todo o projeto que será aprovado na prefeitura e utilizado pelos especialistas que executarão o serviço.

Apresente sua ideia a um profissional especializado

Também é atribuição do arquiteto pensar em toda a parte elétrica e hidráulica. Além de detalhes que você nem imaginaria, como iluminação, projeto térmico e acústico, otimização dos espaços, entre outros. Com isso, os trabalhadores da obra saberão exatamente o que fazer, evitando imprevistos e gastos desnecessários.

Defina o orçamento e siga em frente (ou não)

Com o projeto pronto, você pode ter uma ideia do orçamento e partir para o planejamento da obra. Assim, você vai saber exatamente o que será necessário comprar, podendo pesquisar as melhores condições na compra dos materiais e na contratação dos serviços de mão de obra.

Caso o seu orçamento seja insuficiente para fazer o que você deseja, sempre é possível modificar um ou outro detalhe para tentar diminuir os custos. Porém, se alterar o projeto não for uma opção, você pode adiar a empreitada para quando tiver condições mais favoráveis.

Por fim, lembre-se: ainda que você não entenda nada de obras e não tenha tempo ou paciência para lidar com essas questões. A melhor maneira de economizar um bom dinheiro na sua construção é estudando e pesquisando, como você está fazendo agora. Pequenos erros podem representar um grande prejuízo no futuro!

Até aqui, você já deve ter percebido que elaborar um projeto para construção exige muitos cuidados. Então, que tal colocar as nossas dicas em prática agora mesmo?

Aproveite para curtir a nossa fanpage ou assinar a nossa Newsletter para ficar por dentro das novidades sobre construções e reformas. Cadastre-se no nosso Boletim Quinzenal para receber no seu e-mail as melhores dicas e informações sobre obras.

CTA Boletim Quinzenal Blog PraConstruir

Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *