Como calcular?

Para fazer o concreto na obra você precisará comprar cimento, areia média e pedra brita 1. Você poderá usar também algum aditivo para melhorar a resistência e impermeabilização. Mas como saber quanto comprar de cada material?

Para responder a esta pergunta você tem que saber o traço que será usado na construção e deve ter em mãos a carta de traços. Através da carta de traços é possível saber a quantidade de cimento, areia, pedra e água que são necessários para produzir 1m3 de concreto. Na tabela abaixo você encontrará o rendimento dos traços mais utilizados na construção de casas:

Traço concreto

Logo, para calcular a quantidade de materiais necessários para fazer o concreto na obra é preciso primeiro calcular o volume e depois multiplicar pelo rendimento de cada material. Para calcular o volume você deve usar o mesmo cálculo anterior do concreto usinado.




Exemplo

Voltemos ao exemplo anterior, nele a sua casa tinha 15 colunas de 0,20×0,30×3,4m com um volume total de 3,06m³ de concreto. Para fazer este volume de concreto na obra usando o traço 1:2:4 você precisará comprar:

Cimento = volume total x rendimento do cimento

Cimento = 3,06 x 5,94

Cimento = 18,17 sacos de 50kg

Areia média = volume total x rendimento da areia

Areia média = 3,06 x 0,538

Areia média = 1,65m³

Pedra brita 1 = volume total x rendimento da pedra

Pedra brita 1 = 3,06 x 0,84

Pedra brita 1 = 2,57m³



Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *