Como calcular?

As caixarias são as fôrmas de madeiras que dão formato as peças feitas de concreto. Elas geralmente são feitas com tábuas e sarrafos de madeira e a quantidade por ser calculada por peça ou por área.

Na maioria das nossas calculadoras nós utilizamos o cálculo por área para simplificar o input de dados, exceto no radier e laje onde utilizamos o perímetro. Com esta metodologia você primeiro calcula a área total das fôrmas e depois divide pela área da tábua para achar a quantidade de tábuas.

Já quantidade de sarrafos de madeiras pode ser calculada com base na quantidade de tábuas. Nas nossas calculadoras nós supomos que cada tábua consumirá 7,5m de sarrafo para fazer as caixarias.




Exemplo

Usando novamente o exemplo das 15 colunas. Vamos supor agora que todas as colunas serão no meio das paredes, ou seja, serão necessárias fôrmas apenas para as duas laterais que correspondem ao comprimento das colunas.

Vamos supor também que iremos utilizar uma tábua com 3m de comprimento e 30cm de largura, ou seja, cada tábua tem 0,9m² de área.

Para calcular a área das fôrmas vamos primeiro calcular a área de cada lateral:

Área lateral = comprimento da coluna x altura da coluna

Área lateral = 0,30 x 3,8

Área lateral = 1,14m²

Agora para achar a área das fôrmas devemos multiplicar a área da lateral x quantidade de fôrmas. Neste caso serão 2 formas para cada coluna. Como são 15 colunas no total, serão necessárias 30 fôrmas.

Área das fôrmas = área lateral x quantidade de fôrmas

Área das fôrmas = 1,14 x 30

Área das fôrmas = 34,2m²

Legal, agora para achar a quantidade de tábuas é só dividir a área das fôrmas pela área de tábua:

Quantidade de tábuas = área das fôrmas / área da tábua

Quantidade de tábuas = 34,2 / 0,9

Quantidade de tábuas = 38 tábuas



Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *