Já imaginou um piso com um custo relativamente baixo, de fácil manutenção e que é uma tendência de decoração? O cimento queimado reúne todas essas características.

Dando um ar industrial e urbano para as residências, ele pode ser usado em todos os ambientes, seja no piso, nas paredes, no teto e como decoração.

Ficou curioso por esse acabamento incrível? Continue a leitura e descubra várias formas de utilizá-lo!

O que é e como aplicar cimento queimado?

O cimento queimado é um acabamento que tem como principal característica o aspecto do cimento bruto, mas com toque liso e bem-acabado. O resultado é um padrão com alguns veios e manchas muito interessantes, nos tons de cinza claro ou escuro.

A aplicação é feita espalhando o cimento em pó em cima da argamassa fresca. Para então regularizar com uma desempenadeira metálica.

Também é possível aplicar sobre uma base que já está pronta, ou seja, onde a argamassa não está úmida.

Nesse caso, é preciso preparar a superfície com uma mistura de nata de cimento comum, adesivo do tipo PVA e água e  logo depois usar o cimento numa consistência úmida. E por conseguinte finaliza-se com a desempenadeira.

Como usar o cimento queimado?

No piso

O uso mais comum do cimento queimado é no chão, visto que possui alta durabilidade e fácil manutenção.

Uma de suas vantagens é que ele aumenta visualmente o espaço, pois é monolítico, ou seja, não é feito de peças que se juntam (como o porcelanato).

no piso

A aplicação de cimento queimado vai precisar apenas de juntas de dilatação a cada dois metros, aproximadamente, e isso proporciona a sensação de amplitude.

No piso, você pode usá-lo em todos os cômodos da casa, ficando especialmente interessante na cozinha e área de lazer, por aguentar grande fluxo de pessoas e ser fácil de limpar.

Nas paredes

Nas paredes, o cimento queimado pode ser um ótimo acabamento de destaque no cômodo.

nas paredes

Importante ressaltar que ele sempre acrescentará um aspecto urbano e industrial ao lar.

No entanto, ele combina muito bem com o estilo moderno, minimalista, em quartos masculinos ou como um contraste a outros elementos coloridos e clássicos.

No balcão da cozinha ou área gourmet

Outra forma de usar o cimento queimado é no balcão da cozinha ou área gourmet da sua casa.

Ele pode ser uma boa alternativa às pedras que costumam ficar sobre esses balcões, levando modernidade para os ambientes.

Uma dica é aplicar uma camada extra de impermeabilização, em virtude das manchas que as comidas podem causar.

No banheiro

Uma ótima forma de utilizar esse acabamento é nos banheiros. Além de ser relativamente mais barato do que revestimentos tradicionais, ele se comporta bem em ambientes úmidos e torna-se uma solução interessante para esse cômodo.

Você pode usá-lo em apenas uma parede, junto com outros acabamentos, ou usar em todo banheiro. Uma vez que combinado com metais pretos cria uma decoração bastante industrial.

Na área externa

Na área externa, inclusive onde tem piscina, esse revestimento também é seu aliado.

na área externa

Ele deixará tudo mais moderno e, por ser fácil de varrer e limpar, a parte de fora da sua casa estará sempre com aspecto limpo.

Dessa forma, ele pode ser aplicado tanto na área para churrasco, por exemplo, quanto na entrada da sua casa.

Como garantir um belo acabamento em cimento queimado?

Independentemente do local onde você pretende aplicar o cimento queimado, alguns cuidados precisam ser tomados.

O primeiro deles é contar com um profissional com experiência para fazer o serviço.

A base precisa estar bem nivelada, não pode ser porosa e é preciso respeitar o tempo de secagem. Acelerar esse processo pode causar rachaduras.

Como você viu, esse acabamento pode ser usado em toda a sua casa. É preciso apenas um pouco de atenção para equilibrar sua característica mais fria e cosmopolita com outros elementos, para proporcionar aconchego em casa.

Gostou de saber mais sobre o cimento queimado e as formas de usá-lo? Veja agora sobre os pisos que podem ser utilizados na área externa.

Compartilhar:

2 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *