“Sóbria” e “simples” são duas palavras que podem ser empregadas para definir uma casa moderna. Esse estilo de arquitetura — eternizado em projetos importantes do século XX — surgiu para romper os padrões clássicos cheios de ornamentação, reunindo um conjunto de particularidades que resultou em prédios mais econômicos, úteis e despojados.

Se você simpatiza com a máxima “menos é mais”, confira estas dicas de arquitetura e design de interiores para planejar a construção da sua residência com estilo moderno. Boa leitura!

1. Invista em fachadas limpas e grandiosas

A arquitetura modernista utiliza formas geométricas básicas e valoriza o uso de materiais como concreto aparente, vidro e aço. Além disso, algumas características marcantes e fundamentais que evidenciam esse estilo são:

A fachada de uma casa moderna é imponente e, normalmente, combinada com um belo jardim. O verde, com contornos orgânicos (arredondados) e os materiais naturais, como pedra e madeira, contrastam com os traços retos da residência — harmonizando o conjunto visual e deixando o projeto com mais personalidade.

Invista em fachadas limpas e grandiosas

2. Dê atenção especial aos layouts integrados

O conceito de casa moderna prevê espaços amplos e bem iluminados. Por isso, uma boa parte das paredes é envidraçada (com cortinas de vidro ou janelas generosas), integrando os ambientes internos e externos. Isso exige um bom projeto de paisagismo para garantir privacidade e uma bela vista.

Um planejamento cuidadoso também é necessário para mobiliar e definir as funções dos ambientes multifuncionais das residências modernas, que integram áreas como salas de estar e jantar com a cozinha ou amplas varandas, por exemplo.

Aproveite a sua visita e cadastre-se no nosso Boletim Quinzenal para receber no seu e-mail as melhores dicas e informações sobre obras.

CTA Boletim Quinzenal Blog PraConstruir

3. Cuide da decoração de uma casa moderna

O interior de uma construção modernista deve seguir, sobretudo, a sobriedade que é tão presente nos seus elementos arquitetônicos. Dessa forma, alie seus gostos pessoais à estética do minimalismo para obter um resultado bem equilibrado. Veja, a seguir, algumas orientações que podem ser úteis!

Selecione bem os móveis

O mobiliário precisa ser prático, ter design elegante e facilitar a organização dos ambientes. Por isso, escolha peças feitas com madeira, alumínio, ferro e vidro que combinem linhas retas e cores neutras.

Selecione bem os móveis

Pés palito e cantos arredondados são muito bem-vindos. Além disso, as almofadas e o acolchoado dos assentos devem priorizar o conforto.

Ilumine na medida certa

As construções modernas trazem uma combinação inteligente entre o aproveitamento máximo da iluminação natural e o uso eficiente de tecnologias de luz artificial.

Então, além das janelas, invista em pendentes, lustres, spots, luminárias de piso ou de mesa — de acordo com o que for necessário para destacar móveis e adornos.

Misture peças com cautela

A combinação de culturas, formas e cores pode ser bem aproveitada em um projeto de decoração moderno — desde que seja feita de maneira sensata e respeite a funcionalidade das peças.

Lembre-se de que a praticidade deve pautar a ornamentação, e que quantidade não é sinônimo de qualidade.

Limite a variedade de cores

Como a simplicidade é a palavra de ordem para uma casa moderna, opte por combinações monocromáticas ou que envolvam tons similares. Branco, bege, azul-marinho, cinza e preto são bastante utilizados. Se quiser incluir um pouco de ousadia nos seus ambientes, inclua peças amarelas, alaranjadas ou vermelhas em pontos estratégicos.

Quem quer uma casa moderna precisa escolher bem os elementos arquitetônicos e os objetos de decoração, pois uma das principais características desse tipo de construção é a valorização do design prático e inteligente. Então, siga nossas dicas estéticas e tenha atenção à qualidade dos acabamentos para alcançar o resultado esperado.

Agora que você já sabe o que é preciso para ter uma residência moderna, conheça outras tendências de arquitetura para casas. Até a próxima!

CTA info etapas da construção

Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *