Conhecer os diversos modelos de box para banheiro é essencial para fazer uma boa decisão na hora de adquirir essa peça.

Além de sua funcionalidade, de proporcionar privacidade e proteger o restante do cômodo, ele ajuda a atingir a estética desejada.

Porém, com uma vasta gama de opções, é difícil entender quais são os tipos disponíveis no mercado e quais as suas características. Dessa forma, criamos este post para te ajudar!

Aqui você encontrará informações sobre como escolher, além de detalhes sobre cada tipo de box, que serão de grande utilidade para que você adquira o produto que mais se adéque às suas necessidades.

Então, para ficar por dentro do assunto, é só ler com bastante atenção até o final. Vamos lá?

O que devo considerar na hora de escolher box para banheiro?

Altura do banheiro

Em geral, é recomendado que seu box, independente do material, tenha cerca de 2,10 metros. Contudo, caso o teto no recinto em que ele será colocado seja mais alto, o ideal é que se busque modelos mais altos, cobrindo todo o espaço do chão até a laje.

Atenção: essa dica é para grandes alturas. Já para lugares baixos, por questões de segurança deve-se deixar uma pequena fresta próxima ao teto, para que o vapor tenha uma saída. A acumulação de vapor dentro do espaço do box, além de irritante, pode se tornar perigosa.

Orçamento

Esse ponto é determinante para a sua decisão. O seu orçamento é o que realmente possibilita a sua escolha e você não deve extrapolá-lo.

Com isso, não queremos dizer que você deve optar, estritamente, pelo mais barato, mas que é preciso fazer uma boa análise de custo-benefício, de modo que seus investimentos sejam feitos da melhor forma.

Aspectos decorativos

Por último, mas não menos importante, temos os fatores estéticos. Diversos tipos de aparatos, além de terem sua função usual, podem ser usados como itens decorativos, sendo que o box se encaixa nessa categoria.

Os materiais podem ser mais clássicos ou modernos, dispor de figuras e formatos que combinem com o estilo do seu banheiro. Então, pesquise bastante para avaliar qual mais se encaixa no visual do cômodo.

Quais são os tipos de box mais comuns?

Portas de abrir

Em banheiros grandes é muito comum a utilização do box com portas de abrir. Nesse caso uma folha do box é presa por dobradiças e abre para fora do box permitindo.

Portas de abrir

É muito importante que a porta abra para fora. Devido ao fato que se ocorrer algum acidente dentro do box, a pessoa poderá ser acudida sem impedimentos.

Portas de correr

Em banheiros que não sejam grandes, há diversas formas de se otimizar o espaço, sendo que uma delas é utilizar box com portas de correr.

Portas de correr

Assim, não há necessidade de área para a abertura de portas convencionais, possibilitando a instalação dessa peça em banheiros médios.

Formato em L

Já em ambientes com dimensões ainda menores, que não devem ser delimitados apenas por uma linha reta que separa o banho do restante do banheiro, temos a opção de formato em L.

formato em L

Também chamado de quina, ele consiste em duas portas de correr, ocupando ainda menos espaço.

Sanfonado

Essa opção é menos utilizada, mas pode ser bastante útil.

Quando o banheiro é muito pequeno, os modelos convencionais são inviáveis. Então, utiliza-se o sanfonado, que apesar de ser feito de material menos resistente, compensa por seu baixo custo e fácil instalação.

É também uma ótima opção para estabelecimentos comerciais que desejam colocar um box e economizar.

Box de vidro

Os boxes feitos desse material são excelentes por terem extrema resistência a fatores externos, como umidade e calor.

Também são fáceis de limpar, o que é essencial para ambientes que pedem uma boa higienização. Apesar do custo mais elevado, são os que apresentam maior qualidade, além de dar um toque moderno e elegante na decoração.

Box de acrílico

O box de acrílico é composto por folhas de acrílico e acabamento em alumínio. É barato, leve e de fácil instalação. Existindo no mercado diversas opções de cores e texturas para escolha.

No entanto, acumula mais sujeira do que o de vidro e possui menor durabilidade. Sendo, dessa forma, muito utilizado em casas e apartamentos de aluguel.

O box para o banheiro é uma peça que, muitas vezes, não é pensada criteriosamente. Você consegue evitar esse erro se realizar uma boa pesquisa, analisando todos os fatores que citamos.

Assim, você assegura que seu dinheiro está sendo bem gasto, além de garantir satisfação e bem-estar de toda a sua família.

Nosso post sobre box para banheiro te forneceu informações úteis e relevantes? Então, que tal receber mais artigos assim? Para isso, basta cadastrar em nosso Boletim Quinzenal para receber no seu e-mail as melhores dicas e informações sobre obras!

Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *