Você sabe o que é automação residencial? O termo se refere à utilização de sistemas para todas as funções encontradas no ambiente de uma casa. A automação permite maior praticidade e conforto, sem deixar de lado questões importantes como valorização e segurança.

Nesta reportagem, desenvolvida pelo PraConstruir em parceria com Sidney Infante, sócio da Neobuild – Áudio, Vídeo e Automação, você confere algumas dicas para facilitar sua vida e se preparar para o futuro, já que a automação residencial se tornará muito mais comum nos próximos anos.

O que é automação residencial?

“Trata-se de uma instalação profissional de sistemas fundamentais, como uma rede Wi-Fi com cobertura em todos os ambientes. Da distribuição de som de qualidade nas áreas sociais até a integração dos sistemas de câmeras e alarme e acionamento da iluminação e travas”, afirma Sidney.

O que é automação residencial

“É fundamental realizar um projeto e preparar o imóvel para que seja viável a instalação sem que seja necessário fazer um verdadeiro ‘quebra-quebra’ posteriormente”, opina.

Qual custo para automatizar uma casa?

No passado, a automação residencial era considerada luxo, já que o acesso era caro. Porém os custos foram ficando mais acessíveis com o tempo e, hoje, é algo que está ao alcance de todos.

Ok, você não tem como objetivo automatizar a sua casa agora. Mas é importante deixar a infraestrutura pronta, já que o custo é baixo, por utilizar materiais comuns.

“É necessário que sejam instalados cabos de qualidade. Com a infraestrutura devidamente preparada, os sistemas podem ser instalados em fases, permitindo assim que os gastos sejam planejados para não fugir do orçamento”.

CTA info etapas da construção

Quando eu devo contratar a empresa responsável pela automação?

No que se refere à preparação, segundo Sidney Infante, sócio da “Neobuild – Áudio, Vídeo e Automação”, é importante que o profissional que será responsável pela instalação do sistema seja consultado no mesmo momento da contratação dos projetos de elétrica e hidráulica, até mesmo antes do início da construção.

“Assim, temos a garantia de que todas as necessidades do proprietário sejam atendidas com menor custo possível. Já que não haverá desperdício de materiais e nem os chamados ‘re-trabalhos’”, explica.

Estou construindo, mas não inclui a automação no projeto, ainda dá tempo?

Mas mesmo que a construção já tenha começado, é possível se ater à automação. “Se a sua obra já está avançada, porém o forro de gesso ainda não foi executado. Ainda dá tempo de preparar a infraestrutura sem maiores transtornos”, afirma.

Qual o impacto da automação residencial no meu futuro?

O especialista menciona uma pesquisa da consultoria GfK, realizada em novembro de 2015. Segundo a pesquisa, 57% dos brasileiros consideram que a automação residencial terá impacto nas suas vidas nos próximos cinco anos.

Qual o impacto da automação residencial no meu futuro

Com a automação, não será mais preciso se preocupar em mudar a entrada de vídeo quando for assistir a um DVD ou ter que usar diferentes controles remotos para cada aparelho. Quanto à segurança, a automação possibilita que você estabeleça a hora de ligar câmeras de segurança, abrir portões e ativar alarmes para entrada e saída da casa.

Por exemplo, será possível assegurar que os filhos estejam em casa ou estudem quando precisam. Isso porque a integração oferece autonomia para os responsáveis desligarem a televisão ou o computador quando é preciso ler um livro. Outro exemplo: Com sensores, é possível conferir horários de saída e chegada dos filhos adolescentes que moram na residência.

“Sabendo disso, as principais construtoras do país já investem em automação, ou na preparação da infraestrutura, em praticamente todos os seus lançamentos”.

No futuro todas as casas serão automatizadas, é só uma questão de tempo. Por isso, acreditamos que vale a pena deixar a sua casa preparada para o futuro. Para isso basta considerar no projeto hoje os eletrodutos que serão necessários amanhã.

E, se gostou deste post? Aproveite a sua visita e cadastre-se no nosso Boletim Quinzenal para receber no seu e-mail as melhores dicas e informações sobre obras.

CTA Boletim Quinzenal Blog PraConstruir

Compartilhar:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *